Como subir a pressão arterial


Como subir a pressão arterial

Quando falamos de tensão arterial referimo-nos à força com que o sangue viaja pelo nosso corpo. Para medir a tensão temos de ter em conta dois valores, o valor da sistólica que é a primeira e o da diastólica, que é a segunda. Assim uma pressão arterial normal oscila entre a sistólica de 120 a 129 mmHg e a diastólica entre 80 a 84 mmHg. Abaixo desses níveis considera-se baixa, o que pode trazer diversos problemas para a nossa saúde, por isso em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que descubra como subir a tensão arterial baixa.

Instruções
  1. A pressão arterial baixa, conhecida também como hipotensão arterial, pode dever-se a um episódio isolado ou ser, como no caso da hipertensão, uma condição. Algumas razões porque a tensão desce devem-se à ingestão de determinados medicamentos, certos tratamentos de quimioterapia, doenças como a anemia, infeções ou condições de saúde específicas derivadas de alguma doença por que tenha passado.

  2. A pressão arterial baixa manifesta-se mediante vários sintomas: cansaço e fadiga constante, tonturas ou vertigens em especial ao levantar-se ou mudar de posição, sensação de que está a ponto de desmaiar e em alguns casos inclusivamente desmaios, náuseas e palidez. Se a baixa de pressão se deve a problemas cardíacos pode sentir os batimentos do seu coração mais intensos, mas se se tratar de uma hemorragia interna as fezes podem conter sangue e quando se deve a uma infeção poderá observar-se febre alta acima dos 38 graus.

  3. O primeiro ponto para subir a pressão arterial baixa é detectar qual é a causa do problema. Sem saber a origem podem seguir-se algumas recomendações, mas só um médico poderá indicar-lhe um tratamento realmente eficaz, porque se o problema se deve a uma doença ou infeção importante necessita de atenção especializada de imediato.

  4. Para evitar que a sua pressão baixe demasiado mantenha-se afastado de climas e ambientes demasiado quentes. Também não deve tomar banhos muito quentes nem ir a saunas, pois este tipo de atmosfera favorece a descida da pressão.

  5. Passo 5 de 11 - <p><a href="http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-evitar-a-desidratacao-1332.html">A desidrata&ccedil;&atilde;o</a> pode desencadear uma descida da press&atilde;o significante, por isso &eacute; necess&aacute;rio <strong>beber muita &aacute;gua</strong>, entre 2 e 3 litros por dia, incluindo o l&iacute;quido que prov&eacute;m da fruta e vegetais.</p><p>Imagem: senado.com.br</p>

    A desidratação pode desencadear uma descida da pressão significante, por isso é necessário beber muita água, entre 2 e 3 litros por dia, incluindo o líquido que provém da fruta e vegetais.

    Imagem: senado.com.br

  6. Passo 6 de 11 - <p>Na medida do poss&iacute;vel <strong>evite o &aacute;lcool</strong> que pode afetar a sua tens&atilde;o, prefira antes bebidas como o caf&eacute; ou o ch&aacute; em quantidades moderadas, que beneficiam a sua press&atilde;o.</p><p>Imagem: meetup.com</p>

    Na medida do possível evite o álcool que pode afetar a sua tensão, prefira antes bebidas como o café ou o chá em quantidades moderadas, que beneficiam a sua pressão.

    Imagem: meetup.com

  7. Passo 7 de 11 - <p>&Eacute; importante aumentar a ingest&atilde;o de frutas e vegetais para melhorar o estado da sua press&atilde;o sangu&iacute;nea. Este tipo de alimentos cont&eacute;m nutrientes e vitaminas ben&eacute;ficos para o nosso corpo, e tamb&eacute;m l&iacute;quido para nos mantermos hidratados. Se a sua press&atilde;o arterial baixou por <strong>falta de ferro</strong>, como ocorre com a anemia, dever&aacute; aumentar a ingest&atilde;o de carnes vermelhas e magras, e vegetais como os espinafres, o agri&atilde;o ou os br&oacute;colos, para <a href="http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-adicionar-ferro-a-minha-dieta-1085.html">aumentar o ferro na sua alimenta&ccedil;&atilde;o</a>.</p><p>Imagem: tastebook.com</p>

    É importante aumentar a ingestão de frutas e vegetais para melhorar o estado da sua pressão sanguínea. Este tipo de alimentos contém nutrientes e vitaminas benéficos para o nosso corpo, e também líquido para nos mantermos hidratados. Se a sua pressão arterial baixou por falta de ferro, como ocorre com a anemia, deverá aumentar a ingestão de carnes vermelhas e magras, e vegetais como os espinafres, o agrião ou os brócolos, para aumentar o ferro na sua alimentação.

    Imagem: tastebook.com

  8. Passo 8 de 11 - <p>Se a sua press&atilde;o baixar de forma repentina, um bom rem&eacute;dio caseiro e r&aacute;pido &eacute; tomar um copo de &aacute;gua com uma <strong>colher de sal</strong>. Isto ajudar&aacute; a subir a sua press&atilde;o e far&aacute; sentir-se melhor, claro que &eacute; uma solu&ccedil;&atilde;o espec&iacute;fica para uma descida pontual e n&atilde;o um rem&eacute;dio que deva consumir de forma habitual.</p><p>Imagem: answers.com</p>

    Se a sua pressão baixar de forma repentina, um bom remédio caseiro e rápido é tomar um copo de água com uma colher de sal. Isto ajudará a subir a sua pressão e fará sentir-se melhor, claro que é uma solução específica para uma descida pontual e não um remédio que deva consumir de forma habitual.

    Imagem: answers.com

  9. Passo 9 de 11 - <p><strong>O gengibre</strong> &eacute; um grande aliado para melhorar a hipotens&atilde;o pois favorece a circula&ccedil;&atilde;o sangu&iacute;nea. Pegue num peda&ccedil;o de <a href="http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-as-propriedades-do-gengibre-314.html">gengibre fresco</a>, rale e coloque-o num pouco de &aacute;gua. Deixe ferver durante uns minutos e beba. Se sofre de press&atilde;o baixa pode tomar este rem&eacute;dio caseiro duas vezes ao dia.</p><p>Imagem: botucatu.com.br</p>

    O gengibre é um grande aliado para melhorar a hipotensão pois favorece a circulação sanguínea. Pegue num pedaço de gengibre fresco, rale e coloque-o num pouco de água. Deixe ferver durante uns minutos e beba. Se sofre de pressão baixa pode tomar este remédio caseiro duas vezes ao dia.

    Imagem: botucatu.com.br

  10. Passo 10 de 11 - <p>O<strong> <a href="http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-as-propriedades-do-ginseng-2217.html">ginseng</a></strong> &eacute; outro estimulante para a irriga&ccedil;&atilde;o sangu&iacute;nea, em especial na zona do c&eacute;rebro, ajudando a sentirmo-nos mais energ&eacute;ticos e saud&aacute;veis e contribuindo para a subida da press&atilde;o arterial. Pode consumi-lo numa infus&atilde;o tal como o gengibre.</p><p>Imagem: presaude.com</p>

    O ginseng é outro estimulante para a irrigação sanguínea, em especial na zona do cérebro, ajudando a sentirmo-nos mais energéticos e saudáveis e contribuindo para a subida da pressão arterial. Pode consumi-lo numa infusão tal como o gengibre.

    Imagem: presaude.com

  11. Estas recomendações e remédios caseiros podem ajudar a evitar descidas da pressão e melhorar a sua condição, mas deve consultar um médico se tiver episódios frequentes, pois pode tratar-se de uma condição importante que requer a atenção de um especialista.

  12. Se deseja ler mais artigos parecidos a como subir a pressão arterial, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como subir a pressão arterial:


18 comentários


12-08-2014 disse:
que fruta e bom pra quen tem presao baixa
12-08-2014 disse:
Olá Dayana, nesse link encontrará os alimentos recomendáveis para quem tem pressão arterial baixa. Espero ter ajudado e continue a acompanhar-nos ;)
07-05-2014 disse:
Não é verdade. O gengibre baixa muito e rapidamente a pressão arterial. Posso falar por experiência própria. Consumi gengibre por alguns dias, pois gosto muito de seu gosto, e passei a ter um cansaço inexplicável. Então descobri lendo uma revista que gengibre baixa a pressão, deixei de consumí-lo e imediatamente a fadiga intensa que sentia passou.
10-03-2014 disse:
Tenho 34 anos e minha pressao sempre que verefico 10 por 06 é perigoso
25-02-2014 disse:
Valter muito obrigada pelo seu comentário. Confira quais os alimentos que deve comer se tiver a pressão arterial alta: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-comer-se-tenho-a-pressao-arterial-alta-5202.html
25-02-2014 disse:
Você falou que a gengibre é bom para quem tem pressão baixa, isso quer dizer que ela não é recomendável para quem tem pressão alta?
14-01-2014 disse:
Vanderlei desde já agradeço o seu comentário. Veja o nosso artigo sobre como substituir o sal na cozinha: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-substituir-o-sal-na-cozinha-4929.html
12-01-2014 disse:
tenho pressao baixa e passo muito mal mas nao posso engerir o sal de cozinha pois ele ta me fazendo mal o que posso fazer p/ substituir o sal de cozinha?
04-01-2014 disse:
Minha pressão chega a 10.78x6.98, em dias de muito calor, devo me preocupar???
21-09-2014 disse:
Estás ótima!! Todo joia!! :)
22-11-2013 disse:
Francisco obrigada pelo comentário! Valeu :)
21-11-2013 disse:
Gostei do aprendizado exposto neste artigo, visto que fiquei sabendo mais sobre a pressão arterial baixa.
Vídeos em destaque
Projetos de Halloween Saúde Veterinário Rainbow Loom