Partilhar

O gengibre aumenta a pressão arterial?

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
O gengibre aumenta a pressão arterial?

A raiz de gengibre é uma das plantas mais usadas na cozinha, principalmente na gastronomia oriental. Seu sabor intenso e picante fazem desta uma deliciosa opção com a qual também podemos preparar chás e sobremesas. No entanto, uma das suas características mais destacadas é a possibilidade de usar esta raiz para o tratamento de diversos problemas de saúde.

O gengibre conta com usos medicinais destacados, mas não é o fato de ser um produto natural que quer dizer que seja adequado para todos. Se tiver hipertensão arterial e quiser iniciar um tratamento com esta planta é normal que se pergunte se o gengibre aumenta a pressão arterial, por isso neste artigo de umComo esclarecemos as suas dúvidas.

Também lhe pode interessar: A cerveja aumenta a pressão arterial?

O gengibre e a pressão arterial

O gengibre é um dos melhores alimentos que podemos ingerir, contando com benefícios para a nossa saúde muito destacados, como a capacidade para melhorar a digestão, aliviar o peso estomacal, reduzir os gases intestinais, curar e aliviar resfriados e diminuir o congestionamento nasal ou diminuir a inflamação, sendo ótimo para ajudar a tratar a artrite. Esta raiz também é ideal para melhorar a circulação sanguínea, ajudando principalmente as pessoas que sofrem de pernas cansadas e varizes. Mas, como qualquer outro produto natural, esta raiz conta com contra-indicações que devemos ter em conta.

Se estiver se perguntando se o gengibre aumenta a pressão arterial a resposta é não; em vez disso, esta planta pode ajudar a reduzir a hipertensão, no entanto seu consumo não é recomendável para hipertensos principalmente se estiverem tomando medicamentos para controlar a pressão.

Por que se diz que o gengibre baixa a pressão?

A raiz de gengibre consumida de forma habitual tem a capacidade de bloquear os canais de cálcio, o que afeta a nossa pressão arterial. O cálcio é um mineral que, ao entrar no nosso coração e nossos vasos sanguíneos, aumenta a força com a qual o sangue viaja pelas nossas veias, ou seja, aumenta a nossa pressão arterial. Os medicamentos para controlar a pressão arterial, assim como o gengibre, contam com a propriedade de bloquear a entrada de cálcio no coração, o que faz com que os vasos sanguíneos relaxem e que a pressão arterial diminua. Combinar medicamentos para a hipertensão com o consumo frequente de gengibre pode fazer com que o efeito bloqueador dos canais de cálcio seja potenciado, originando uma perigosa queda na pressão arterial que pode afetar a sua saúde.

Além disso, também é importante prestar atenção caso consuma medicamentos para diminuir a coagulação, pois esta planta também pode interferir no seu efeito. As pessoas hipertensas podem ingerir anticoagulantes por recomendação do seu médico, pois uma pressão elevada pode aumentar a formação dos mesmos, aumentando o risco de infarto. No entanto, ao tomar gengibre com este tipo de medicamento, o efeito anticoagulante é potenciado, o que pode afetar a nossa saúde.

O gengibre aumenta a pressão arterial? - O gengibre e a pressão arterial

E o que acontece se não tomar remédio para a hipertensão?

Esta é uma pergunta frequente que muitos pacientes fazem. Nem todas as pessoas hipertensas tomam medicamentos, por isso muitos especialistas sugerem a certos pacientes uma mudança na dieta para reduzir a pressão arterial, além de exercício moderado e frequente; nesses casos é recomendável tomar gengibre?

Se não tomar remédios, deverá consultar igualmente o seu médico sobre a possibilidade de iniciar um tratamento com gengibre, pois só o especialista poderá considerar este ingrediente adequado ou não para controlar a pressão. É importante que, se o médico autorizar, use sempre gengibre fresco, de preferência elaborado em chás, evitando outros produtos como a raiz em pó ou as preparações comerciais.

O gengibre aumenta a pressão arterial? - E o que acontece se não tomar remédio para a hipertensão?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O gengibre aumenta a pressão arterial?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O gengibre aumenta a pressão arterial?

O que lhe pareceu o artigo?

O gengibre aumenta a pressão arterial?
1 de 3
O gengibre aumenta a pressão arterial?

Voltar ao topo da página