Pressão arterial

Como medir corretamente a pressão arterial com aparelho digital

Como medir corretamente a pressão arterial com aparelho digital

Segundo o método AMPA (Automedida de Pressão Arterial), recomenda-se realizar três medições diárias durante 3 dias antes da visita ao seu médico para avaliar a evolução: antes do café da manhã e de tomar a medicação, antes do almoço e antes do jantar. Neste artigo vamos ensinar-lhe quais são os passos corretos para medir a pressão arterial com a maior confiabilidade. O elemento mais importante para medir a pressão é o tensiômetro.

Também lhe pode interessar: Como medir corretamente a pressão arterial
Passos a seguir:
1

Medimos a pressão no braço esquerdo, se formos destros, e no direito, se formos canhotos. A não ser que o seu médico ou enfermeira lhe indique especificamente que ela seja medida em um ou em outro.

2

A primeira medição da pressão deve ser feita na primeira hora da manhã, logo após se levantar.

3

A pressão arterial deve ser medida sempre antes de tomar qualquer tipo de medicação, devemos escolher um lugar adequado para a medição da pressão arterial. Deve estar tranquilo, com uma mesa que nos permita colocar tudo o que for necessário e ver com clareza o display do nosso aparelho.

4

Sente-se em uma cadeira de encosto reto com as costas bem apoiadas, os dois pés no chão, as pernas em um ângulo reto descruzadas, adotando uma postura relaxada. O manguito do tensiômetro será colocado na altura do coração adaptando-o bem à circunferência do nosso braço e cuidando para que o indicador seja colocado sobre a artéria braquial. Também deve permitir-nos apoiar o cotovelo na mesa sem forçar a postura. Pode ser muito útil colocar uma almofadinha embaixo do braço para apoiar o cotovelo.

Como medir corretamente a pressão arterial com aparelho digital - Passo 4
Imagem: imagens.usp.br
5

As pessoas obesas precisarão adquirir um manguito maior. Uma vez bem posicionados, começaremos a medir a pressão arterial, ativando nosso medidor.

6

Este processo deverá ser repetido 3 vezes deixando um período de repouso de 2 minutos aproximadamente. Quando tivermos anotado as três medições de pressão arterial, será o momento de tomar essa medicação que deve ser tomada.

7

Realizaremos a segunda medição da pressão ao meio-dia antes de comer e antes de tomar a medicação que o nosso médico tiver receitado. Repete-se o mesmo processo explicado anteriormente quanto a sentar-nos e realizar 3 medições esperando dois minutos entre elas.

8

A última medição com o tensiômetro será à noite, antes do jantar e antes de tomar qualquer medicação prescrita para essa hora. Este processo deverá repetir-se durante três dias consecutivos.

9

Os valores normais com este sistema são aqueles que não superam a média aritmética, não ultrapassam os 135 mmHg para a máxima ou sistólica e a 85 mmHg para a mínima ou diastólica. É normal os primeiros valores da medição serem superiores aos da segunda e da terceira. Isto se deve em parte à própria variabilidade da pressão arterial e em parte à preocupação por tomar a pressão arterial; denomina-se reação de alerta e não tem grande importância.

10

Se precisar comprar um tensiômetro confiável ao melhor preço, procure uma farmácia de sua confiança para poder comprá-lo com total garantia.

11

Os valores quanto à pressão arterial devem ser consultados com seu médico. O MAPA é uma boa técnica, mas pode não ser indicada para determinados pacientes hipertensos.

12

A última medição com o tensiômetro Omron será à noite, antes do jantar e antes de tomar qualquer medicação prescrita para essa hora. Este processo deverá repetir-se durante três dias consecutivos.

13

Os valores quanto à pressão arterial devem ser consultados com seu médico. O MAPA é uma boa técnica, mas pode não ser indicada para determinados pacientes hipertensos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como medir corretamente a pressão arterial com aparelho digital, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • É importante não fumar, não tomar nenhum tipo de bebida nem café e é preciso urinar antes da primeira medição da manhã.
  • Os tensiômetros estão homologados e contêm um manual de instruções.
  • Recomenda-se uma vez por ano calibrar e revisar enviando o tensiômetro ao serviço técnico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
SÉRGIO LIMA VIANA
Boa tarde, estou estarrecido com a falta de conhecimentos por profissionais da área de saúde quanto a leitura correta da pressão arterial em aparelhos digitais. É verdade que devido a sensibilidade do aparelho digital devemos fazer o arredondamento do resultado. Ex: 187 x 116 Quando no número maior. o último dígito for igual ou superior a "5" devemos arredondar para cima? E no número menor, for menor que "5" Exemplo "4" devemos arredondar para baixo? Se for isso mesmo, então a leitura correta do resultado seria 19 x 12 ? Por favor, sua ajuda pode significar uma vida! Muito obrigado.
Geni Galdino Pedro
meu comentário é .. Todos que procurei para mostrar . Como ler Os números que aparece no visor . do aparelho digital . Eu sabia verificar naquele aparelho antigo no hospital . Esses aparelhos novos . Ninguém ensina . por favor explicar ? Como lê (120.>-80 ) ( 140>-159 ) ( 160 ...ETC. Só ensina usar . Mais não ensina lê os números .
Vera LUCIA d.gomes
Meu marido tem pressão arterial 13 por 7 sempre que eu meço isso é normal
A sua avaliação:
Jose fortunato de oliveira
Comentário ou pergunta sou hipertenso e tenho aquecido os membros inferiores e superiores acompanhado de formigamento oque se passa de concreto.
teofilo antonio lameira de souza
O que significa quando se esta auferindo pressão arterial com aparelho digital, e percebe-se que da-se paradas no bip do aparelho? Será que pode caracterizar taquicardia?
venicios
Olá, tenho uma dúvida... A posição das mãos, ela aberta ou fechada na hora da aferição da pressão influência no resultado da medição? Se sim; qual as posição correta das mãos: grato.
Santos
Parabéns. Obrigado pelas informações. tenho um aparelho digital premium. Estou seguindo suas orientações. Att. Santos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Santos, muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue a acompanhar-nos! ;)
Imagem: imagens.usp.br
1 de 2
Como medir corretamente a pressão arterial com aparelho digital