Partilhar
Partilhar em:

Para que serve o baço

Para que serve o baço

O baço é um órgão desconhecido do corpo humano e, neste artigo, pretendemos informar qual a sua função dentro do organismo. O baço compõe-se de sangue e células, sobretudo linfócitos, e está localizado no abdômen, sob as costelas e à direita do estômago. É de cor rosa e pesa entre 100 e 250 gramas, normalmente não pode ser apalpado desde o exterior, salvo se estiver acometido por alguma doença. Nesse caso, aumenta de tamanho e pode chegar a pesar até 4 quilos. Em umComo.com.br vamos explicar para você para que serve o baço.

Também lhe pode interessar: O que é o DNA

Funções do baço

O baço está relacionado com o estômago, o diafragma, o cólon, a região superior do rim esquerdo e o fundo do pâncreas. Além disso, está protegido desde a nona até a décima primeira costela. Este órgão exerce várias funções:

  • Contribui para a fabricação de anticorpos para o organismo.
  • Colabora no processo digestivo, intervindo na absorção e transporte dos nutrientes.
  • Protege o organismo contra diversos agentes infecciosos, como pneumococos, meningococo e o bacilo de Pfeiffer.
  • Funciona como filtro da circulação sanguínea.
  • Transporta a água e a umidade através de todo o organismo.
  • Participa produzindo e mantendo células vermelhas e algumas células brancas.
  • É um órgão importantíssimo do sistema imunológico e linfático.

Doenças que danificam o baço

Existem várias doenças que atacam o baço: infecções virais, bacterianas e parasitárias, mononucleoses infecciosas, doenças hepáticas, como fibrose, cirrose, anemias hemolíticas, leucemia, linfoma e doença de Hodgkin.

Quando ocorrem algumas destas doenças, o baço costuma sofrer hipertrofia, isto é, aumenta de tamanho devido à infecção que o ataca. Leia aqui alguns remédios caseiros para tratar a hipertrofia do baço.

Quando se remove o baço

O caso mais grave no qual se remove o baço é quando se sofre um acidente de carro. Nestes casos, o baço pode chegar a romper em virtude do impacto no abdômen e causar sangramento fatal. Nestas circunstâncias, os médicos recomendarão que o baço seja removido imediatamente. Também costuma ser removido quando o baço aumenta de tamanho consideravelmente e afeta os órgãos vizinhos, especialmente o estômago.

Também costuma ser removido quando o indivíduo sofre linfoma de baço, algumas formas de talassemias que afetam as crianças, a doença genética de Gaucher e algumas condições que provocam baixa no nível de plaquetas.

Como viver sem o baço

Há muitas pessoas que se veem obrigadas a viver sem o baço. Nestes casos, devemos ter em consideração que serão mais sensíveis a certos tipos de infecções especialmente as de meningococos. Também há um maior risco de septicemia, peritonite infecciosa e neuropatia.

Se você tiver removido o baço, é recomendável sempre informar ao médico sobre o seu caso concreto. É importante fazê-lo em virtude da maior predisposição a infecções, o que exigirá a ingestão de antibióticos de forma frequente. Se for um adulto, após a remoção do baço, você terá que se vacinar contra os pneumococos, o bacilo de Pfeiffer e o vírus da gripe. No caso de crianças, será necessário vaciná-los contra a meningite.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Para que serve o baço, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Para que serve o baço

O que lhe pareceu o artigo?

Para que serve o baço
1 de 2
Para que serve o baço