Outros medicamentos

Quais os efeitos colaterais dos anti-inflamatórios

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os efeitos colaterais dos anti-inflamatórios

A inflamação é uma reação normal a um ataque ao nosso corpo feito por uma infeção, normalmente é acompanhada de dor e febre, dois sinais de que algo mau se passa. Para aliviar essa inflamação tomamos anti-inflamatórios (não esteroides) no entanto devemos ter cuidado com os efeitos secundários. Aqui no umComo damos uma ajuda e dizemos-lhe quais os efeitos colaterais dos anti-inflamatórios.

Índice

  1. Anti-inflamatórios não esteroides
  2. Ciclooxigenase e a Prostaglandina
  3. Efeitos colaterais dos anti-inflamatórios

Anti-inflamatórios não esteroides

Geralmente os anti-inflamatórios que tomamos necessitam ser receitados por um médico, havendo um ou outro como a aspirina em que apenas precisamos chegar na farmácia e comprar. Todos eles são bastante eficazes ao nível osteoarticular e normalmente apresentam três efeitos: abaixam a febre, reduzem a dor e claro anti-inflamatório. No entanto eles costumam ter potências diferentes conforme a doença e a capacidade da pessoa. E acarretam efeitos colaterais, que em alguns casos podem ser benéficos no tratamento de outras doenças, e noutros completamente indesejáveis.

Os anti-inflamatórios não esteroides também conhecidos por AINES atuam sobre duas substâncias a ciclooxigenase e a prostaglandina. O problema é que os AINES não escolhem e além de abortar a inflamação também cortam nalgumas ações boas dessas substâncias.

Quais os efeitos colaterais dos anti-inflamatórios - Anti-inflamatórios não esteroides

Ciclooxigenase e a Prostaglandina

A ciclooxigenase produz a prostaglandina que é responsável pela proteção do estômago contra os ácidos produzidos. Quando essa substância é inibida aumenta o risco de úlceras e gastrites. No entanto existe um ou outro anti-inflamatório que causa menos lesões gástricas porque não afeta as prostaglandinas. Outra das responsabilidades da prostaglandina é o fluxo de sangue nos rins, embora uma pessoa normal consiga tolerar as alterações produzidas pela sua inibição aquando da toma de anti-inflamatório, aquelas que sofrem de insuficiência renal podem piorar o seu estado. Por isso são contra-indicados para pessoas com esse quadro clínico. A prostaglandina tem mais uma grande responsabilidade no corpo, ela ajuda as plaquetas a se produzirem, e quando tomamos anti-inflamatórios essa função é inibida, no entanto os médicos usam esse efeito colateral para doentes com risco de infarto ou AVC (acidente vascular cerebral), porque como se diz "afina o sangue". No entanto aqueles que estiverem para uma cirurgia têm de parar o anti-inflamatório pelo menos 7 dias antes.

Efeitos colaterais dos anti-inflamatórios

Se você estiver tomando algum AINES e começar a sentir algum problema convêm consultar o seu médico para que ele possa decidir a melhor forma de contornar o problema. Evite a auto-medicação pois pode piorar a sua situação.

Efeitos Colaterais dos Anti-inflamatórios:

  • Gastrointestinais (náuseas, azia, dor de estômago, vômitos);
  • Fígado/Hepáticas (pele amarelada, desconforto abdominal);
  • Rins (acumulação de toxinas, aumento da pressão arterial, pernas, rosto e barriga inchada);
  • Sistema Nervoso (dor de cabeça, vertigens, alucinações, tremores);
  • Sistema Sanguíneo (anemia, baixa de glóbulos brancos, redução de plaquetas)
  • Hipersensibilidade alérgica;
  • Sistema cardíaco (falência total ou parcial do coração, cansaço em estado de repouso, falta de ar)

Contudo não significa que por estar tomando um anti-inflamatório há dois dias que você vai desenvolver esses efeitos colaterais. A não ser que seja alérgico a algum componente presente no medicamento e nesse caso convêm falar com seu médico. Esses efeitos mencionados ocorrem quando a toma dos anti-inflamatórios é prolongada e auto-prescrita. Por isso deve sempre consultar seu médico para saber como tratar o seu problema.

Leia também o nosso artigo em que lhe falamos sobre a frequência com que pode tomar anti-inflamatórios.

Quais os efeitos colaterais dos anti-inflamatórios - Efeitos colaterais dos anti-inflamatórios

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os efeitos colaterais dos anti-inflamatórios, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
maria josé da silva
estou estudando sobre isso ,quero saber um pouco sobre seus efeitos. bom dia!
1 de 3
Quais os efeitos colaterais dos anti-inflamatórios