Partilhar
Partilhar em:

Para que serve o Ibuprofeno

Para que serve o Ibuprofeno

O Ibuprofeno é um medicamento pertencente ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroides, que conta com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas. Este fármaco não necessita de receita médica e é habitualmente conhecido sob vários nomes comerciais como Brufen, Trifene, Ozonol, Seractil, Anadvil, entre outros. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba para que serve o Ibuprofeno.

Também lhe pode interessar: Alternativas naturais ao ibuprofeno

Indicações

O Ibuprofeno serve para o tratamento de:

  • Febre e dores leves a moderada intensidade, associadas a gripes e resfriados;
  • Dor de garganta;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de dente;
  • Dor nas costas;
  • Cólicas menstruais;
  • Dores musculares e outras.

Posologia

Ibuprofeno pode ser encontrado sob a forma de comprimido, cápsula gelatinosa, gotas, suspensão e suspensão oral. A dose recomendada para adultos é:

  • Utilização como anti-inflamatório - a dose recomendada é de 800 a 1600 mg (2 a 4 comprimidos) por dia, divididas em várias tomas com um intervalo de 4 a 6 horas.
  • Utilização como analgésico e antipirético - a dose recomendada é de 400 mg (1 comprimido) em intervalos de 4 a 6 horas, dependendo da intensidade da dor e da resposta do paciente ao tratamento.

A utilização de ibuprofeno em crianças com menos de 2 anos de idade deve ser feito sob orientação médica.

  • Crianças a partir de 6 meses de idade - a dose recomendada é de 1 a 2 gotas/kg de peso, em intervalos de 6 a 8 meses, ou seja, de 3 a 4 vezes ao dia, não excedendo o máximo de 40 gotas por dose.

Pacientes pediátricos com mais de 30 kg não devem exceder a dose máxima de 200 mg.

Contra-indicações

Não é recomendado o seu uso em asmáticos, já que apareceram casos de insuficiência respiratória. Também não é recomendável em pessoas com problemas cardíacos, pois poderia ocorrer insuficiência cardíaca.

Se uma mulher estiver grávida ou amamentando, deve evitar o medicamento já que pode afetar negativamente o embrião ou o desenvolvimento do feto. Em gestação prematura pode produzir risco de aborto ou malformações cardíacas. Sugerimos que leia o artigo de umComo, "Posso tomar Ibuprofeno grávida?", onde explicamos mais detalhes a este respeito.

Se tiver alguma doença na gravidez, o seu médico talvez possa receitar paracetamol ou qualquer outra solução para seu caso, como poderá ver em alternativas naturais ao ibuprofeno.

Não é recomendável o seu uso em crianças; é importante que seja administrado somente se indicado pelo pediatra, em cujo caso a dose não deve estar acima dos 2400 mg diários ou 4 cápsulas de 600 g diários.

Também não deve ser fornecido para pacientes com doenças de fígado, já que poderia aumentar os parâmetros hepáticos, e em caso de ingestão deve-se prestar atenção à função renal visto que poderia produzir deteriorações da mesma, assim como retenção de líquidos.

Apesar de muito eficiente e reconhecido no tratamento de dores e inflamações, são diversas e variadas as reações que o ibuprofeno pode causar na saúde do organismo. Resumindo: este medicamento pode trazer problemas cardíacos, gastrointestinais, hepáticos, no sistema nervoso, na pele, nos rins, entre outros, assim como reações diversas se fornecido junto com outros medicamentos, por isso é sempre aconselhável perguntar a um médico ou farmacêutico.

Efeitos Colaterais

Foram determinados diversos efeitos colaterais após a ingestão de ibuprofeno, como a intolerância ao medicamento, com uma porcentagem entre 10 e 15% dos pacientes, com sintomas como sensação de mal-estar gástrico, dores de cabeça, fadiga e náuseas.

Em uma porcentagem menor, foram produzidos sangramentos gastrintestinais, e dizem que o uso de mais de 2400 mg de ibuprofeno diários tem produzido, em pacientes com hipertensão, infarto do miocárdio.

Pode obter mais informação a este respeito no nosso artigo sobre quais são os efeitos colaterais do ibuprofeno.

Outras informações sobre Ibuprofeno

Saiba também se pode tomar Ibuprofeno com paracetamol e com amoxicilina. Normalmente medicamentos e bebidas alcoólicas não são uma boa mistura, por isso confira o que pode acontecer se tomar Ibuprofeno e beber álcool.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Para que serve o Ibuprofeno, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Conserve o medicamento a temperatura ambiente, entre 15º a 30º, protegido da luz e da umidade.
  • Caso esteja grávida ou em período de lactação, consulte primeiro o seu médico antes de começar a tomar ibuprofeno.
Comentários (33)

Escrever comentário sobre Para que serve o Ibuprofeno

33 comentários
Nausse Alexandre
qual o medicamento para tirar muita esperma
Nídia do Carmo (Editor de umComo)
Oi Nausse! Esse artigo pode ajudar a ejacular mais quantidade de esperma: https://relacoes.umcomo.com.br/artigo/como-ejacular-mais-quantidade-de-esperma-21837.html
A sua avaliação:
Magda
Fui ao médico dia 27/11/16 com a garganta irritada, inflamada mim incomodando muito. Pensei que o médico ia receitar um antibiótico como amoxilina, e o médico mim passa esse ibuprofeno. Não entendi, ele é mais pra dor i não antiflamatório, ou estou errada?
Vanessa Lopes (Editor de umComo)
Oi Magda! O Ibuprofeno também é anti-inflamatório, por isso fique tranquila. Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
dayane lemos
o ibuprofeno é bom para cólica
Vanessa Lopes (Editor de umComo)
Oi Dayane! O Ibuprofeno é indicado para cólicas, mas menstruais. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
cidia vescovi
eu poso dar ibuprofeno para meu filho de 8 anos de300mg
Vanessa Lopes (Editor de umComo)
Oi Cidia! Para crianças com menos de 12 anos de idade, deve seguir as indicações de posologia indicadas pelo seu médico. Obrigada pelo seu comentário :)
nilton cezar
eu ntenho um pouco de gastrite tem algum problema se eu começar a tomar o ibuprofeno
José renato abrahao
O ibuprofeno serve para dores na junto dos joelho obrig
Rita carvalho
O brufen e benoran contem paracetamol?
Regiane V. M. Costa
Quem tem deficiência de g6pd pode tomar ibuprofeno?
Vanessa Lopes (Editor de umComo)
Oi Regiane, o melhor é mesmo confirmar com o seu médico para saber se pode ou não tomar ibuprofeno.
marcela moura
a medica receitou ibuprofeno de 500 mg, mas na farmacia me passaram que só tem de 400 ou 600 mg,A recita foi passada como antiflamatorio
Thiago
Para dor no pubis o ibuprofeno ajuda ? Ele cura ?

Para que serve o Ibuprofeno
Para que serve o Ibuprofeno