PARTILHAR

Para que serve o Ibuprofeno

Para que serve o Ibuprofeno

O Ibuprofeno é um medicamento pertencente ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroides, que conta com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas. Este fármaco não necessita de receita médica e é habitualmente conhecido sob vários nomes comerciais como Brufen, Trifene, Ozonol, Seractil, Anadvil, entre outros. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba para que serve o Ibuprofeno.

Também lhe pode interessar: Para que serve o Tandrilax

Indicações

O Ibuprofeno serve para o tratamento de:

  • Febre e dores leves a moderada intensidade, associadas a gripes e resfriados;
  • Dor de garganta;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de dente;
  • Dor nas costas;
  • Cólicas menstruais;
  • Dores musculares e outras.

Posologia

Ibuprofeno pode ser encontrado sob a forma de comprimido, cápsula gelatinosa, gotas, suspensão e suspensão oral. A dose recomendada para adultos é:

  • Utilização como anti-inflamatório - a dose recomendada é de 800 a 1600 mg (2 a 4 comprimidos) por dia, divididas em várias tomas com um intervalo de 4 a 6 horas.
  • Utilização como analgésico e antipirético - a dose recomendada é de 400 mg (1 comprimido) em intervalos de 4 a 6 horas, dependendo da intensidade da dor e da resposta do paciente ao tratamento.

A utilização de ibuprofeno em crianças com menos de 2 anos de idade deve ser feito sob orientação médica.

  • Crianças a partir de 6 meses de idade - a dose recomendada é de 1 a 2 gotas/kg de peso, em intervalos de 6 a 8 meses, ou seja, de 3 a 4 vezes ao dia, não excedendo o máximo de 40 gotas por dose.

Pacientes pediátricos com mais de 30 kg não devem exceder a dose máxima de 200 mg.

Contra-indicações

Não é recomendado o seu uso em asmáticos, já que apareceram casos de insuficiência respiratória. Também não é recomendável em pessoas com problemas cardíacos, pois poderia ocorrer insuficiência cardíaca.

Se uma mulher estiver grávida ou amamentando, deve evitar o medicamento já que pode afetar negativamente o embrião ou o desenvolvimento do feto. Em gestação prematura pode produzir risco de aborto ou malformações cardíacas. Sugerimos que leia o artigo de umComo, "Posso tomar Ibuprofeno grávida?", onde explicamos mais detalhes a este respeito.

Se tiver alguma doença na gravidez, o seu médico talvez possa receitar paracetamol ou qualquer outra solução para seu caso, como poderá ver em alternativas naturais ao ibuprofeno.

Não é recomendável o seu uso em crianças; é importante que seja administrado somente se indicado pelo pediatra, em cujo caso a dose não deve estar acima dos 2400 mg diários ou 4 cápsulas de 600 g diários.

Também não deve ser fornecido para pacientes com doenças de fígado, já que poderia aumentar os parâmetros hepáticos, e em caso de ingestão deve-se prestar atenção à função renal visto que poderia produzir deteriorações da mesma, assim como retenção de líquidos.

Apesar de muito eficiente e reconhecido no tratamento de dores e inflamações, são diversas e variadas as reações que o ibuprofeno pode causar na saúde do organismo. Resumindo: este medicamento pode trazer problemas cardíacos, gastrointestinais, hepáticos, no sistema nervoso, na pele, nos rins, entre outros, assim como reações diversas se fornecido junto com outros medicamentos, por isso é sempre aconselhável perguntar a um médico ou farmacêutico.

Efeitos Colaterais

Foram determinados diversos efeitos colaterais após a ingestão de ibuprofeno, como a intolerância ao medicamento, com uma porcentagem entre 10 e 15% dos pacientes, com sintomas como sensação de mal-estar gástrico, dores de cabeça, fadiga e náuseas.

Em uma porcentagem menor, foram produzidos sangramentos gastrintestinais, e dizem que o uso de mais de 2400 mg de ibuprofeno diários tem produzido, em pacientes com hipertensão, infarto do miocárdio.

Pode obter mais informação a este respeito no nosso artigo sobre quais são os efeitos colaterais do ibuprofeno.

Outras informações sobre Ibuprofeno

Saiba também se pode tomar Ibuprofeno com paracetamol e com amoxicilina. Normalmente medicamentos e bebidas alcoólicas não são uma boa mistura, por isso confira o que pode acontecer se tomar Ibuprofeno e beber álcool.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o Ibuprofeno, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Conserve o medicamento a temperatura ambiente, entre 15º a 30º, protegido da luz e da umidade.
  • Caso esteja grávida ou em período de lactação, consulte primeiro o seu médico antes de começar a tomar ibuprofeno.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
50 comentários
Sol
Esse remédio serve pra do de cabeça,dor na barriga?
Nausse Alexandre
qual o medicamento para tirar muita esperma
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Nausse! Esse artigo pode ajudar a ejacular mais quantidade de esperma: https://relacoes.umcomo.com.br/artigo/como-ejacular-mais-quantidade-de-esperma-21837.html
A sua avaliação:
Magda
Fui ao médico dia 27/11/16 com a garganta irritada, inflamada mim incomodando muito. Pensei que o médico ia receitar um antibiótico como amoxilina, e o médico mim passa esse ibuprofeno. Não entendi, ele é mais pra dor i não antiflamatório, ou estou errada?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Magda! O Ibuprofeno também é anti-inflamatório, por isso fique tranquila. Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
dayane lemos
o ibuprofeno é bom para cólica
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Dayane! O Ibuprofeno é indicado para cólicas, mas menstruais. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
cidia vescovi
eu poso dar ibuprofeno para meu filho de 8 anos de300mg
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Cidia! Para crianças com menos de 12 anos de idade, deve seguir as indicações de posologia indicadas pelo seu médico. Obrigada pelo seu comentário :)
nilton cezar
eu ntenho um pouco de gastrite tem algum problema se eu começar a tomar o ibuprofeno
José renato abrahao
O ibuprofeno serve para dores na junto dos joelho obrig
Rita carvalho
O brufen e benoran contem paracetamol?
Regiane V. M. Costa
Quem tem deficiência de g6pd pode tomar ibuprofeno?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Regiane, o melhor é mesmo confirmar com o seu médico para saber se pode ou não tomar ibuprofeno.
marcela moura
a medica receitou ibuprofeno de 500 mg, mas na farmacia me passaram que só tem de 400 ou 600 mg,A recita foi passada como antiflamatorio
Thiago
Para dor no pubis o ibuprofeno ajuda ? Ele cura ?
Mussane
Gosto de tomar o ibuprofeno quando sinto dores nas articulações, sera que isso faz bem? Cpts
Fatima Soares
Me dou muito bem com ibuprofeno, principalmente nas dores de coluna e dores nas pernas.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Fatima, que bom saber! Obrigada pelo comentário e continue seguindo o nosso site :)
Elias
Serve pra dentição, pois passou ele para o meu de 1 ano e 1 mês.
marinalva cordeiro dos santos
tenho muitas dores de cabeça freguente e o medico passou ibuprofeno e nao passa a dor. pois tenho sinusite e enxaqueca e quando doi doi as duas de fez.nao sei mais que tomar ja tomei tantos remedios e nao vi resultado nenhum,
Carla Alves
Se tiver dengue a pessoa pode tomar ibuprofeno?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Carla, nesse caso o melhor é se informar junto do seu médico. Obrigada pelo comentário e tudo de bom!
ANTONIO CRUZ DAS ALMAS BAHIA
SIM É VERDADE QUE IBUPROFENO, PROVOCA IRRITAÇÃO NO INTESTINO ou estomago?
ANTONIO
Minha tia tem 81 anos, caiu ao levantar da cama bateu o rosto na porta do quarto, ela estar usando IBUPROFENO 600 mg, PRATI DONADUZZI sera que sp o uso deste medicamento e o bastante para a solução do machucado em volta dos olhos ficou roxo, porem em qualquer parte do corpo dela ficar roxo ate mesmo uso da insulina o local as vezes fica, as vezes que ela e levado na emergências o local das aplicações fica tbm o que vçs me orienta ...
Marisol
Buprovil lIbuprofeno 300 mg provoca a tontura...tenho labirintite
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Marisol, então o melhor é consultar o seu médico para saber o que pode tomar para substituir o Ibuprofeno. Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
dryka
Ibuprofeno serve pra infecçao urina?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Dryka, o Ibuprofeno é um medicamento usado para aliviar as dores de intensidade leve a moderadas. Para tratar a infecção urinária você deverá ir a um médico, ele lhe indicará o medicamento mais indicado.
Para que serve o Ibuprofeno
Para que serve o Ibuprofeno

Voltar ao topo da página ↑