Para que serve o Xanax
Xanax é um medicamento cuja substância ativa é o alprazolam, que serve para o tratamento da ansiedade e transtornos de pânico. O Xanax pertence a um grupo de medicamentos chamado de benzodiazepinas, fazendo abrandar assim o movimento de determinadas substâncias no cérebro que podem se desequilibrar. Se quer saber mais sobre este medicamento e para que serve o Xanax, continue lendo este artigo de umComo e tire suas dúvidas também quanto aos seus efeitos colaterais, contra-indicações e posologia.
Indicações do Xanax
O Xanax serve para tratar estados ansiosos que têm como sintomas insônia, irritabilidade, ansiedade, tensão, agitação e apreensão. Além disso, este medicamento também está indicado para o tratamento da ansiedade relacionada com a depressão, em que o paciente tem sintomas de ansiedade e depressão em simultâneo. Estados de ansiedade relacionados com outras situações, como abstenção de álcool e transtornos de pânico também podem ser tratados com Xanax. O Xanax além de atenuar os sintomas dos ataques de pânico também ajuda a preveni-los.
Contra-indicações do Xanax
Se tem alergia ao alprazolam ou a qualquer outro componente da fórmula, não deverá tomar Xanax. Além disso, o medicamento não é indicado no caso de problemas no fígado, problemas ou dificuldades respiratórias, apneia do sono ou miastenia grave.
O Xanax não é recomendável para grávidas ou em período de amamentação. Por isso, se está grávida ou suspeita ou está a amamentar, informe o seu médico. Além disso, também não é recomendável para crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade.
Como tomar Xanax
Antes de começar a tomar Xanax, deverá consultar o seu médico e seguir as suas indicações quanto às doses e duração do tratamento com o medicamento.
O tratamento com Xanax é iniciado normalmente com uma dose mínima, podendo depois ser aumentada gradualmente com a indicação do seu médico. Para o tratamento de sintomas de ansiedade, a dose recomendada é de entre 0,75 a 1,5 mg por dia, administradas em doses divididas três vezes ao dia. Já para o tratamento de sintomas de pânico, a dose recomendada de Xanax é de 0,5 a 1 mg ao dia. Esta dose pode ser administrada em dose única ao deitar ou pode ser dividida em três vezes por dia. Consoante a resposta do paciente a dose inicial pode ser aumentada, mas sem nunca ultrapassar um aumento de 1 mg por dia.
É importante referir que o Xanax não deverá ser tomado juntamente com bebidas alcoólicas e que não deverá ultrapassar a dose máxima recomendada. Caso se esqueça de tomar uma dose de Xanax, deverá tomá-la assim que se lembrar. No entanto, nunca deverá tomar uma dose a dobrar para compensar uma dose esquecida.
Efeitos colaterais do Xanax
O Xanax ou Alprazolam pode causar os seguintes efeitos secundários:
- Náuseas;
- Prisão de ventre;
- Dor de cabeça;
- Tonturas;
- Diminuição do apetite;
- Visão turva;
- Perturbações de atenção ou perda de memória;
- Irritabilidade;
- Cansaço.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o Xanax, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.
Conselhos
- Consulte sempre o seu médico antes de começar a tomar Xanax e siga à risca as suas indicações. Do mesmo modo, também não deverá parar de tomar Xanax sem antes falar com o seu médico.