Posso tomar amoxicilina e ibuprofeno?
Tomar medicação não é algo simples e deve ser sempre receitada por um médico. Antes devemos conhecer os possíveis efeitos secundários bem como as formas corretas de os tomar, do mesmo modo, se temos de tomar diversos medicamentos ao mesmo tempo é imprescindível ter certeza de que são compatíveis. É por isso que deveremos consultar nosso médico e farmacêutico, assim como ler as bulas. Para resolver suas dúvidas, o umCOMO reuniu todas as informações necessárias para você saber se pode tomar amoxicilina e ibuprofeno juntos.
Posso tomar amoxicilina e ibuprofeno ao mesmo tempo?
Ambos medicamentos são muito diferentes e são usados para combater condições e problemas de saúde diferentes, além de serem processados de formas distintas pelo corpo. Sendo assim, é possível tomar amoxicilina e ibuprofeno ao mesmo tempo, desde que tenham sido prescritos por um médico ou especialista e nunca como auto-medicação. Afinal, tomar antibióticos que não foram receitados é muito perigoso para a saúde e tomar analgésicos ou anti-inflamatórios sem limites causa dependência.
omar antibiótico e anti-inflamatório juntos faz mal?
Tomar antibiótico e anti-inflamatório juntos não faz mal, mas ambos remédios causam algumas deficiências no corpo que devem ser cuidadas, por exemplo, antibióticos, além de acabarem com as bactérias que nos causaram uma doença, deterioram a flora bacteriana intestinal de nosso organismo e, portanto, debilitam nossas defesas, por isso, devemos ter especial atenção e nos proteger contra esta diminuição do sistema imunitário. Do mesmo modo, o ibuprofeno pode causar azia, então será necessário proteger o estômago e o resto do sistema digestivo para que você não seja prejudicado pela ingestão de medicação. Tomar previamente um protetor gástrico ajudará a evitar este tipo de problemas ao tomar amoxicilina e ibuprofeno juntos.
Caso ainda haja quaisquer dúvidas ou deseje consultar algum caso específico, visite seu médico.
O que é a amoxicilina?
A amoxicilina é, entre os antibióticos, provavelmente o mais receitado por ser capaz de combates infecções geradas por diversos tipos de bactérias, sendo capaz de atuar no sistema urinário, vias respiratórias, órgãos genitais e pele, incluindo mucosas. Por ser são abrangente, é geralmente receitado em casos de: infecção urinária, faringite, amigdalite, clamídia, pneumonia, infecções em órgãos genitais como a candidíase, gastrite causada por bactéria, entre outras infecções. Apesar de muito eficaz, a amoxicilina pode causar alguns efeitos colaterais comuns entre antibióticos como enjoo e diarreia.
Geralmente há grandes dúvidas em relação aos remédios que se pode tomar junto aos antibióticos pois esses são capazes de diminuir a eficácia de anticoncepcionais hormonais e seu efeito é reduzido quando ingerido com bebidas alcoólicas.
Veja detalhes em: para que serve a amoxicilina.
Como tomar amoxicilina?
Segundo a bula, o antibiótico deve ser tomado 8 em 8 horas quando for de 500 mg de ou a cada 12 horas quando de 75 mg, o que deve ser feito num período de 7 até 14 dias, entretanto, assim como todo antibiótico, a amoxicilina apenas pode ser receitada por um médico que te indicará a dosagem correta para seu caso, sendo assim, siga o que o profissional receitar. Em caso de esquecimento, tome a comprimido o quanto antes pois o interromper um tratamento de antibióticos pode até mesmo fortalecer a infecção.
O que é o ibuprofeno?
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não-esteroideque se utiliza de forma comum para aliviar dores leves causadas por inflamações, amigdalites, tendinites, artrite reumatoide e osteoartrose, cólicas menstruais, dor de garganta e musculares, além de dores de cabeça e outras complicações simples de saúde que causam dor. Assim como todo remédio, o ibuprofeno também possui possíveis efeitos colaterais, sendo os mais comuns a azia, tontura temporária, fadiga, retenção de líquidos, prisão de ventre, enjôo, constipação intestinal e insônia.
Apesar de ser um remédio simples e comumente utilizado, o ibuprofeno não pode ser misturado com diuréticos, lítio, flouxitina, remédios que combatem a hipertensão e sertralina.
Como tomar ibuprofeno?
Em casos de dor o recomendado é que se tome o medicamento 400 mg de de 6 em 6 horas, entretanto, caso seja uma dor persistente e você esteja tomando por contra própria, o recomendado é que se vá a um médico especialista para que a causa da dor seja localizada. É comum que pessoas tomem analgésicos do tipo por auto-medicação, já é que dores por vezes são difíceis de lidar, mas não se pode fazer isso por dias seguidos sem saber a causa.
O ibuprofeno não pode ser tomado por mulheres grávidas ou amamentando e por pessoas com insuficiência renal, problemas cardíacos, úlcera e hipertensão, nesses casos confira alternativas naturais ao ibuprofeno que te livrarão da dor sem te prejudicar.
Leia também: Quais os remédios que cortam o efeito do anticoncepcional?
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso tomar amoxicilina e ibuprofeno?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.