Outros medicamentos

O que fazer se esquecer de tomar amoxicilina

O que fazer se esquecer de tomar amoxicilina
Imagem: lookfordiagnosis.com

Você sabe o que fazer se esquecer de tomar amoxicilina durante o seu tratamento com o antibiótico? Para que ele seja eficiente e ajude na melhora do seu quadro é importante ter alguns cuidados. Veja quais são eles com as dicas que o umComo.com.br separou para você.

Também lhe pode interessar: Posso tomar amoxicilina e ibuprofeno?

Tratamento com amoxicilina

A amoxicilina é um antibiótico de largo espectro indicado por médicos de diferentes especialidades para tratar uma série de problemas de saúde e doenças. Por isso, é bem possível que você já tenha feito uso desse medicamento. Além disso, vale lembrar que antibióticos devem ser tomados apenas quando prescritos por médicos, pois o seu uso incorreto e desnecessário pode levar a complicações.

De qualquer forma, é importante saber o que fazer se esquecer de tomar amoxicilina para que o tratamento não se torne ineficiente. Dessa forma, quando você se lembrar de tomar o remédio, mesmo que depois de ter passado a hora indicada para fazê-lo, basta tomá-lo o quanto antes com água, que é a bebida mais indicada para ajudar a engoli-lo. Porém, se faltam menos de duas horas para você tomar o remédio e se lembrar de que não tomou a dose anterior, então, o melhor é esperar e tomar a amoxicilina no horário correto.

Caso contrário, o paciente pode vir a sofrer com os efeitos colaterais a que está sujeito devido à superdosagem. Já se você se esqueceu de tomar amoxicilina por mais de um dia, o melhor é contatar o médico, pois dependendo da situação pode ser mais indicado que você recomece o tratamento com outro medicamento.

O que fazer se esquecer de tomar amoxicilina - Tratamento com amoxicilina
Imagem: vivasemmenstruar.com.br

Dicas para não se esquecer de tomar amoxicilina

O melhor é não se esquecer de tomar amoxicilina para evitar a ineficácia no tratamento. Dessa forma, algumas dicas podem ajudar você a não pular nenhuma dose do antibiótico. Escreva na embalagem do medicamento a que horas você deve tomá-lo, já que os médicos indicam que o remédio seja tomado com um determinado intervalo de horas. Assim, os horários acabam se repetindo ao longo dos dias.

Para não correr o risco de esquecer se tomou ou não o fármaco, anote na agenda ou em um bloco de notas sempre que você tomar o remédio. Já para não se esquecer da próxima dose, crie um alarme no celular ou computador para lembrá-lo no momento certo. Você também pode anotar em um local onde tem certeza que vai olhar para não se esquecer do tomar o antibiótico. Outra dica é escrever em um daqueles papéis pequenos e amarelos adesivos, que podem ser fixá-lo na tela do computador ou em outro lugar bem à vista.

A amoxicilina é um antibiótico bastante prescrito por médicos em caso de doenças associadas a infecções da pele, boca, respiratórias, urinária, além de amigdalite, otite, sinusite, gastrite, úlcera, candidíase e gonorreia. É preciso tomar o remédio de forma adequada, pois, caso contrário, os ricos de efeitos colaterais são maiores. Entre eles, é possível destacar erupções na pele, vômitos, diarreia e náuseas. Também possui contraindicações, não podendo ser usado por mulheres que estejam grávidas e por pessoas alérgicas a penicilina.

Veja também: Para que serve Amoxicilina? - Indicações e como tomar

O que fazer se esquecer de tomar amoxicilina - Dicas para não se esquecer de tomar amoxicilina
Imagem: poracaso.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se esquecer de tomar amoxicilina, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Paula lima
Não tomei amoxicilina no.horario certo. Era pra tomar 00:50, mas só fui tomar 5:00. E agora?
Imagem: lookfordiagnosis.com
Imagem: vivasemmenstruar.com.br
Imagem: poracaso.com
1 de 3
O que fazer se esquecer de tomar amoxicilina