Partilhar

O que fazer se esquecer de tomar a Yaz

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que fazer se esquecer de tomar a Yaz
Imagem: center4research.org

A Yaz é um contraceptivo oral combinado que previne a gravidez indesejada, para além de ajudar a tratar condições como acne ou retenção de líquidos. E para garantir a eficácia contraceptiva da Yaz é importante que tome este anticoncepcional todos os dias sempre à mesma hora, sem esquecer nenhum comprimido. Pois quando ocorre o esquecimento de um ou mais comprimentos de Yaz, a eficácia contraceptiva é comprometida, aumentando as chances de ocorrer gravidez. Para saber o que fazer se esquecer de tomar a Yaz, neste artigo de umComo.com.br vamos lhe explicar como deve proceder e esclarecer as suas dúvidas.

Também lhe pode interessar: Como tomar o anticoncepcional Yaz

Esquecimento inferior a 12 horas de Yaz

Quando ocorre um esquecimento inferior a 12 horas da hora de toma da Yaz, a eficácia contraceptiva não fica contraceptiva. Nesta situação, deverá tomar o comprimido esquecido assim que se lembrar, mesmo que isso signifique tomar dois comprimidos seguidos. O fato de tomar dois comprimidos seguidos não é prejudicial para a sua saúde. Depois deverá continuar a tomar os restantes comprimidos da cartela normalmente, à hora habitual. Se proceder desta forma não corre o risco de gravidez, não sendo necessário o uso de outro método anticoncepcional.

Esquecimento superior a 12 horas de Yaz

Caso o esquecimento for superior a 12 horas do horário habitual, então a eficácia contraceptiva da Yaz fica reduzida. Se este esquecimento ocorrer na primeira semana (entre o 1º e o 7º dia) da cartela, deverá tomar o comprimido esquecido assim que se lembrar, mesmo que isso signifique tomar 2 comprimidos de Yaz em simultâneo. Para além disso, nos setes dias posteriores ao esquecimento deverá utilizar camisinha. Se nos setes dias anteriores ao esquecimento teve relações sexuais, deverá considerar a possibilidade de gravidez e realizar um teste de gravidez.

Para o caso de esquecimentos superiores a 12 horas na segunda semana (entre o 8º e 14º dia) da cartela, deverá tomar o comprimido esquecido assim que se lembrar, mesmo que isso signifique tomar 2 comprimidos seguidos. Depois deverá continuar a tomar normalmente a restante cartela. Se nos setes dias anteriores ao esquecimento tiver tomado todos os comprimidos Yaz direito, sem esquecimentos, então não corre o risco de gravidez e não é necessário utilizar outro método contraceptivo nos dias posteriores. Agora se tiver ocorrido outro esquecimento da pílula nos sete dias anteriores, é recomendável usar outro método contraceptivo (camisinha) nos 7 dias posteriores ao esquecimento.

Se o esquecimento ocorrer na terceira semana (entre o 15º e 24º dia) da cartela e nos sete dias anteriores a ingestão dos comprimidos da Yaz tiver sido correta, então o que deverá fazer é tomar o comprimido esquecido assim que se lembrar, mesmo que isso signifique tomar 2 comprimidos em simultâneo. Depois deverá continuar a tomar os restantes comprimidos na hora habitual e, assim que terminar essa cartela deverá iniciar outra, sem fazer a pausa normal dos 4 dias. Nesta situação a menstruação só irá ocorrer após a ingestão da segunda cartela, apesar de poder ocorrer entretanto sangramento de escape. Outra opção é suspender de imediato a ingestão dos comprimidos e fazer a pausa normal de 4 dias. Depois no quinto dia de pausa deverá iniciar uma nova cartela e tomar normalmente. Se durante a pausa não ocorrer sangramento, então deverá considerar a hipótese de gravidez.

O que fazer se esquecer de tomar a Yaz - Esquecimento superior a 12 horas de Yaz
Imagem: plannedparenthood.org

Esquecimento da Yaz 24+4

A Yaz 24+4 é a cartela que contém 28 comprimidos, sendo 24 rosas (comprimidos ativos) e 4 brancos (placebo). No caso de se esquecer de tomar os comprimidos brancos, eles devem ser excluídos da cartela para não se confundir.

Se se esquecer de tomar comprimidos rosas, deverá seguir as mesmas recomendações que explicamos na secção anterior, dependendo da semana da cartela em que se encontrar. Mas se o esquecimento ocorrer na terceira semana da cartela, deverá tomar o comprimido esquecido assim que se lembrar, mesmo que isso signifique tomar 2 comprimidos em simultâneo. Depois deverá continuar a tomar os restantes comprimidos normalmente, mas descartando os comprimidos brancos. Após a ingestão do último comprimido rosa deverá iniciar uma nova cartela de Yaz. Outra opção seria suspender a ingestão dos comprimidos da cartela atual e fazer a pausa dos 4 dias, em que deverá ocorrer a menstruação. Caso haja ausência de menstruação durante esses dias de pausa, deverá considerar a possibilidade de gravidez.

O que fazer se esquecer de tomar a Yaz - Esquecimento da Yaz 24+4
Imagem: agoracosmopolitan.com

Esquecimento de mais de 1 comprimido de Yaz

Quantos mais comprimidos de Yaz foram esquecidos e quanto mais próximos estiverem do final da cartela, maior será o risco de gravidez. No caso de se esquecer de mais de um comprimido de Yaz, é recomendável consultar o seu médico. E se nesta situação não ocorrer sangramento nos 4 dias de pausa, deverá considerar a possibilidade de gravidez.

Como não se esquecer de tomar Yaz

Tomar a pílula é algo que exige disciplina e atenção, caso contrário a eficácia contraceptiva poderá ser reduzida, correndo o risco de gravidez. Para evitar esquecimentos ao tomar Yaz, deverá criar uma rotina e juntar a ingestão do comprimido a outra atividade, como jantar ou almoçar. No nosso artigo poderá ver mais dicas para não se esquecer de tomar a pílula.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se esquecer de tomar a Yaz, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Sempre que se esquecer de tomar Yaz, a eficácia contraceptiva pode ficar reduzida, existindo o risco de gravidez. Por isso, é importante que confirme isso antes de reiniciar o tratamento com a Yaz.

Escrever comentário sobre O que fazer se esquecer de tomar a Yaz

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
stefani
Olá , esqueci de tomar umas das pilulas brancas da pausa, quando me dei conta no dia seguinte tomei as duas juntas .. no dia seguinte se iniciava a nova cartela, tomei normalmente porem a menstruação não desceu , essa confusão pode ter causado o atraso .. e nesse caso quando a menstruação vai chegar ?

O que fazer se esquecer de tomar a Yaz
Imagem: center4research.org
Imagem: plannedparenthood.org
Imagem: agoracosmopolitan.com
1 de 3
O que fazer se esquecer de tomar a Yaz

Voltar ao topo da página