Partilhar

O que fazer se esquecer de tomar Ciclo 21

Imagem: jmais.com.br

A pílula é um dos métodos anticoncepcionais mais utilizados e eficazes para prevenir a mulher de uma gravidez indesejada. O Ciclo 21 é um dos anticoncepcionais de uso oral existentes que, além de prevenir uma gravidez, ajuda a controlar os ciclos menstruais e irregularidades que possam ocorrer. No entanto, para que este anticoncepcional seja eficaz você deve ter atenção e também disciplina a tomá-lo, pois caso falhe poderá estar comprometendo a eficácia do mesmo. Para saber o que fazer se esquecer de tomar Ciclo 21, continue lendo este artigo de umComo em que esclarecemos as suas dúvidas.

Também lhe pode interessar: Como tomar Ciclo 21

Esquecimento inferior a 12 horas de Ciclo 21

A eficácia do Ciclo 21 poderá ficar comprometida dependendo do tempo de atraso que passou desde a hora habitual de toma e da semana da pílula em que se encontra. No caso de você se esquecer de tomar o Ciclo 21 em até 12 horas, deverá tomar o comprimido esquecido assim que se lembrar. Com isto, pode significar que você tenha de tomar dois comprimidos do anticoncepcional no mesmo dia ou até ao mesmo tempo. Mas fique tranquila que isso não é prejudicial para si. Depois disso, deverá continuar a tomar o Ciclo 21 normalmente. Um atraso de até 12 horas não afeta a eficácia deste anticoncepcional não havendo o risco de gravidez, independentemente da semana da cartela em que se encontra, por isso não é necessário usar outro método contraceptivo.

Esquecimento superior a 12 horas de Ciclo 21

Se você se esqueceu de tomar o Ciclo 21 e ultrapassou um período de esquecimento de 12 horas, saiba que a eficácia da pílula diminui havendo o risco de engravidar. Nesta situação deverá tomar o comprimido assim que se lembrar e continuar a tomar os restantes no horário habitual, caso se encontre na primeira ou segunda semana da cartela. Para além disso, um método contraceptivo não hormonal, como a camisinha, deve ser utilizado nos próximos 7 dias, caso contrário corre o risco de engravidar se tiver relações sexuais.

Caso estes 7 dias ultrapassem o último comprimido da cartela, ou seja, se o esquecimento ocorrer na terceira semana da cartela, deverá iniciar uma nova cartela logo após essa terminar, sem fazer a pausa de 7 dias entre cartelas. Uma vez que não há pausa entre uma cartela e outra, não ocorrerá sangramento. No entanto, poderá ocorrer sangramento nos dias em que estiver ingerindo os comprimidos, sendo uma situação normal. No final da segunda embalagem, caso não ocorra sangramento deverá fazer um teste de gravidez antes de iniciar uma nova cartela.

O que fazer se esquecer de tomar Ciclo 21 - Esquecimento superior a 12 horas de Ciclo 21
Imagem: spinewave.co.nz

Esquecimento de mais de 1 comprimido de Ciclo 21

Se se esquecer de tomar dois comprimidos consecutivos, deverá tomá-los assim que se lembrar e continuar a tomar os seguintes no horário habitual. Neste caso a paciente deverá utilizar um método contraceptivo não hormonal, a camisinha, até ter tomado o Ciclo 21 durante 14 dias consecutivos ou até concluir a cartela, no caso de existirem menos de 14 comprimidos para serem tomados.

Caso se esqueça de tomar 3 comprimidos consecutivos de Ciclo 21, deverá interromper o tratamento com o anticoncepcional e fazer uma pausa de 7 dias. No oitavo dia de pausa deverá iniciar uma nova cartela de Ciclo 21. Até tomar 14 comprimidos consecutivos, deverá utilizar um método contraceptivo não hormonal, para não correr o risco de gravidez. No caso de esquecimento de 4 ou mais comprimidos, deverá consultar o seu médico, pois quantos mais comprimidos se esquecer maior o risco de gravidez.

Como não se esquecer de tomar Ciclo 21

É muito importante ter disciplina e atenção ao tomar Ciclo 21, caso contrário a eficácia deste anticoncepcional ficará comprometido. Por isso, deverá criar uma rotina de forma a não se esquecer de tomar o mesmo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se esquecer de tomar Ciclo 21, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Sempre que se esquecer de tomar Ciclo 21 ou iniciar a cartela após o dia recomendado, existe a possibilidade de gravidez e deverá confirmar isso antes de reiniciar o tratamento com Ciclo 21.

Escrever comentário sobre O que fazer se esquecer de tomar Ciclo 21

32 comentários
Francielly Fiuza ferreira
O que fazer se esquecer o ciclo 21 por mais de 3 dias ?
Jamile
Esqueci no quarto dia a drágea só que não tomei a pílula esquecida seguir normal e no dia 24 esqueci e não tomei a drágea esquecida então não tomei 2 comprimido 2 dia no mês ..
Ge
Boa tarde! Eu tomo ciclo 21 a 4 anos. Tento tomar sempre no mesmo horário, mas as vezes tomo com diferença de 2 horas, normalmente tomo entre 21h e 23h. Na sexta-feira esqueci de tomar 1 comprimido e só fui me lembrar no sábado ás 19h. Tomei assim que lembrei. Aí o comprimido do sábado que era para ter tomado até ás 23h, acabei tomando no domingo ás 10h. Na segunda-feira de manhã tive relação sem proteção. Será que corro risco gravidez? Lembrando que esse esquecimento ocorreu na 9ª pílula, ou seja, na segunda semana da cartela.
Juliane
Olá me esqueci de tomar por três dias na ultima semana da cartela e tive relação sexual corro risco de engravidar? Melhor para de tomar?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Juliane! No caso de esquecimento do anticoncepcional por mais de um dia, existe o risco de engravidar sim. Pare de tomar a cartela e se sua menstruação atrasar por uma semana, faça um teste de gravidez para confirmar se está ou não grávida. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Jucelia
Faço o uso do ciclo 21 a 4 meses, estava da pausa de 5 dias e deveria tomar novamente no sexto, mas esqueci de tomar por 5 dias consecutivos e tive relaçao, voltei a tomar o primeiro da cartela no sexto dia e continuo tomando, acho que corro grande risco!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Jucelia! Você deve saber que a pausa do Ciclo 21 é de 7 dias e que no oitavo dia deve iniciar uma nova cartela. Esquecimentos de mais de um dia aumentam bastante as chances de engravidar. Se informe melhor sobre como tomar o anticoncepcional aqui: http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-tomar-ciclo-21-16086.html
A sua avaliação:
Ivoneide Pereira de sousa
Nessa semana qquarta.quinta.sexta.sábado esqueci de Tomar o ciclo 21 e hoje domingo tomei 3 de uma vez e falta domingo e segunda pra mim tomar e tive relação sexual hoje domingo será que posso engravidar oque faço? Termino os dois que faltam e espero a menstruação ou emendo outra cartela?me ajude obg
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ivoneide! Como o esquecimento foi de mais 3 comprimidos, o melhor a fazer é interromper a cartela e fazer já a pausa de 7 dias. É importante referir que quantos mais comprimidos se esquecer, mais chances tem de engravidar. Caso a menstruação não apareça durante os 7 dias de pausa, deve fazer um teste de gravidez. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Lays Silva
Oie, eu esqueci de tomar o Ciclo 21 ontem e vim tomar hoje quando lembrei, tenho que tomar o que esqueci e o de hoje? E se eu tiver relações corro risco de engravidar? Já estou na terceira cartela dos comprimidos!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Lays! Sim, você deve tomar o comprimido esquecido e o do dia na hora habitual. Esse esquecimento ocorreu em que semana da cartela? E foi de mais ou menos 12 da hora habitual de toma do anticoncepcional?
Amila Tavares
Meia noite de domingo tive relacao com meu marido e na segunda esqueci de tomar meu anticoncepcional e na terça tomei dois comprimidos,posso está grávida?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Amila! Com quantas horas de esquecimento você tomou o comprimido esquecido? E em que semana da cartela aconteceu esse esquecimento?
Sabrina Alves
Eu tomo ciclo 21 faz 2 meses.. Estava na segunda cartela, e acabei esquecendo 5 dias, depois voltei a tomar normal mas não tomei os esquecidos, não me protegi.. Será que corro o risco?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Sabrina! Se nesses 5 dias tiver tido relação desprotegida corre o risco de engravidar sim. Para além disso, deverá se proteger nos 7 dias após o esquecimento.
Ruth
Olá... Estou no ultimo comprimido da cartela, e percebi que esqueci de tomar um algum diia, mas não sei qual dia foi.. Possa dar a pausa normalmente, ou tomo outro comprimido?

Imagem: jmais.com.br
Imagem: spinewave.co.nz
1 de 2

Voltar ao topo da página