Outros medicamentos

Como tomar Ciclo 21

Como tomar Ciclo 21
Imagem: anticoncepcionais.net

O Ciclo 21 é um anticoncepcional de uso oral, que tem como principal função proteger a mulher da gravidez indesejada. Para além disso, ajuda a controlar irregularidades menstruais como insuficiências ovarianas ou distúrbios nos ciclos menstruais. Os princípios ativos presentes no Ciclo 21 são o levonorgestrel e o etinilestradiol, presentes também em outros contraceptivos de uso oral. Mas para garantir a total eficácia do Ciclo 21, é essencial que seja tomado da forma correta. Por isso, em umComo vamos lhe explicar como tomar Ciclo 21.

Também lhe pode interessar: O que fazer se esquecer de tomar Ciclo 21
Passos a seguir:
1

Os comprimidos de Ciclo 21 vêm em uma cartela de 21 drágeas, que devem ser tomadas diariamente e à mesma hora durante 21 dias consecutivos, seguindo a ordem dos dias indicada na embalagem. Após a ingestão do último comprimido da cartela, deve ser feito um intervalo de 7 dias, em que ocorre o sangramento devido à privação hormonal após 2-3 dias da ingestão do último comprimido. Depois a nova cartela deve ser iniciada logo após os 7 dias de pausa, ou seja, no 8ª dia.

Como tomar Ciclo 21 - Passo 1
Imagem: meuanticoncepcional.com
2

Se vai tomar Ciclo 21 pela primeira vez e no mês anterior não utilizou nenhum contraceptivo hormonal, deve iniciar a cartela de preferência no primeiro dia do sangramento menstrual. Também pode começar a tomar Ciclo 21 entre o 2º e o 7º dia do ciclo, no entanto é recomendável usar um método contraceptivo não hormonal durante os 7 primeiros dias de administração do anticoncepcional.

3

Caso troque de contraceptivo oral, começando a tomar Ciclo 21 ao invés de outro anticoncepcional, deve iniciar a cartela logo após a ingestão do último comprimido do antigo contraceptivo oral. Nestas situações, não se faz a pausa de 7 dias e toma-se seguido. Também é possível iniciar no dia seguinte ao intervalo sem comprimidos, mas a primeira opção é preferível para conseguir uma maior eficácia.

4

Quando passa a usar Ciclo 21 ao invés de outro método contraceptivo contendo apenas progestogênio, como a minipílula, pode interromper a qualquer dia e começar a tomar Ciclo 21. Em casos de implante ou contraceptivo injetável, deve se iniciar no dia da remoção ou na data prevista para a próxima aplicação. Em qualquer um dos casos, é recomendável a utilização de outro método contraceptivo durante os primeiros 7 dias de administração do Ciclo 21.

5

Em casos de esquecimento de ingestão do comprimido Ciclo 21, a eficácia do anticoncepcional fica reduzida e, ainda mais caso o tempo de esquecimento for maior. Se se esquecer de tomar um comprimido Ciclo 21, deve tomá-lo assim que se lembre, mesmo que isso signifique tomar 2 drágeas em simultâneo. Depois pode continuar a tomar o anticoncepcional no horário habitual.

Como tomar Ciclo 21 - Passo 5
Imagem: meuanticoncepcional.com
6

O uso de Ciclo 21 é contra-indicado a:

  • Mulheres grávidas;
  • Hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula;
  • Trombose venosa profunda;
  • Distúrbios trombogênicos;
  • Hipertensão não controlada;
  • Diabetes com alterações vasculares;
  • Hepatite;
  • Icterícia;
  • Distúrbios tromboembólicos;
  • Carcinoma mamário ou genital;
  • Herpes gestacional.
7

A ingestão de Ciclo 21 pode causar os seguintes efeitos colaterais: vômitos, náuseas, dor abdominal, alterações de peso, intolerância a lentes de contato, aumento das secreções vaginais, sensibilidade nas mamas, inchaço abdominal, candidíase vaginal e alterações no fluxo vaginal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Ciclo 21, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Antes de tomar Ciclo 21 consulte primeiro o seu médico ou ginecologista, para saber se este é o anticoncepcional indicado para si.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1096 comentários
A sua avaliação:
stephanie
Estou começando a tomar ciclo 21 agora e minha menstruação veio terça feira e na cartela começa no domingo, qual devo começar a tomar a de domingo ou a de terça?
Thais
Bom eu fiz relação sexuais um dia antes da pausa do anticoncepcional eu devo Tomar o mediação do ciclo 21 sim ou não?
Katia
Minha menstruação finalizou dia 16 e eu tomei o ciclo 21 dia 17,tive relação 19 corro o risco de engravidar?
Jeciane
Minha menstruação chegou segunda feira qual e o dia de tomar o cliclo 21
Itana
Após a pausa de sete dias para menstruação descer eu devo começar tomar novamente no oitavo dia, mesmo q ainda eteja mestruada?
Editor umComo.com.br
Oi, Itana. Sim, você deve voltar a tomar mesmo se ainda esteja menstruada.
Erica
Posso tomar a pilula sem ser no 1° dia da menstruação?
Luciana
Devo tomar a cartela ciclo 21 todo mês?
Josiani
Oi eu comecei a tomar o ciclo 21 pela primeira vez, só q a minha menstruação tinha acabado e voltado (tomei qnd ela volto) o qq eu faço, eu mantive relação sexual sem me prevenir corre um risco de eu engravidar, qual o procedimento que eu devo fazer?
Josiani
Oi eu comecei a tomar depois q a minha menstruação acabo e foi a minha primeira vez, já tem dois dias q eu estou tomando, uq eu devo fazer? Parar ou continuar? estou protegida?
Medlyn Beatriz
Menstruei nessa terça feira dia 30/10/18, minha menstruação já está acabando . Já posso começar tomar o ciclo 21 dia 02/11/18 ???
Ritielia
Minha menstruação veio dia 8 e acabou dia 12. Hoje já é 16. Será que eu posso começar à tomar ou devo esperar à próxima vez que vier??
Editor umComo.com.br
Oi Ritiélia! Se é a primeira vez que vai tomar, deve esperar pelo primeiro dia da próxima menstruação.
antonia
oi, comecei a tomar o ciclo 21 depois da menstruação, já estou protegida contra uma gravidez ou não? todo termino da cartela eu tenho de dar essa pausa de sete dias? preciso da sua resposta agora
Editor umComo.com.br
Oi Antonia! Você só está protegida 7 dias após iniciar a toma do anticoncepcional, cujo início deve ser no primeiro dia da menstruação. Quanto à pausa, sim, essa é a pausa de 7 dias em que a sua menstruação baixa.
sabrina
Vou passar a usar o ciclo 21 no lugar de outro contraceptivo. Mais hoje faz seis dias q acabou o contraceptivo anterior e não iniciei o ciclo 21. O que faço
Julia
como posso tomar sem estar mestroada?
Day silva
Comentário ou pergunta Eu tomou ciclo 21 as vez eu esqueço de tomar Ai eu deixo pra tomar no outro dia será que faz mal
Briene carolina andrade de souza
Boa tarde eu tomo o anticoncepcional ciclo 21 faz um ano , mas me da muita tontura e manchas no rosto , quero trocar , qual anticoncepcional eu devo tomar?
Bernadete
Vai no médico!
July
Sempre tem q ter essa pausa de sete dias
stefany
Começei a tomar o ciclo 21 hj,Mas Quero Saber com Quanto Tempo Meu Namorado Pode Ejacular Dentro sem Ter Nenhum Risco de Engravidar. Aguardo a sua Resposta Obrigada
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Stefany! Se você tiver iniciado o Ciclo 21 no primeiro dia da menstruação, então você fica protegida desde o primeiro dia do anticoncepcional. Caso contrário, só fica protegida a partir do 7º dia do anticoncepcional. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
Patricia
Ola,eu parei de tomar o Cerazzeti devo esperar o primeiro dia da menstruação pra começar a tomar o Clico 21?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Patricia! Quando você faz uma troca de anticoncepcionais deve terminar a cartela do antigo e, iniciar no dia seguinte ao término da cartela do anticoncepcional antigo, o anticoncepcional novo, neste caso o Ciclo 21. Desta forma, estará sempre protegida. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
maria
vou tomar pela primeira vez como faço? posso tomar no meu segundo dia de menstruação?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Para tomar Ciclo 21 pela primeira vez pode tomar no primeiro dia da menstruação, desta forma estará protegida desde o primeiro dia da cartela. Ou então pode tomar entre o 2º e o 7º dia do ciclo, neste caso é recomendável usar camisinha nos 7 dias seguintes. Obrigada pelo comentário e espero ter esclarecido suas dúvidas!
A sua avaliação:
Sherliane Alves
oi Vanessa eu tenho uma duvida eu comecei a tomar o ciclo 21 no comeco desse mes so que minha menstruacao era pra vim no dia 11 so que nao veio eu continuo a tomar a cartela toda ? Estou protejida
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Sherliane! Se você iniciou o Ciclo 21 no início deste mês, então a sua menstruação só virá quando você terminar a cartela. Aí você deve fazer uma pausa de 7 dias, em que terá a menstruação, e iniciar uma nova cartela no oitavo dia de pausa, mesmo que ainda esteja menstruando. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: anticoncepcionais.net
Imagem: meuanticoncepcional.com
Imagem: meuanticoncepcional.com
1 de 3
Como tomar Ciclo 21