Outros medicamentos

Como tomar Albendazol

Como tomar Albendazol

O Albendazol é um medicamento antiparasitário indicado para o tratamento de infeções causadas por vermes intestinais chamados de helmíntias. Ele surge em dois formatos: comprimidos mastigáveis e suspensão oral (xarope). Você pode dar Albendazol à sua criança com segurança a partir do 1º ano de idade, tendo especial atenção de ajustar a dose, e tomar você próprio também, uma vez que o medicamento está autorizado tanto para crianças como para adultos.

Se você tem dúvidas em relação a como tomar Albendazol, continue lendo este artigo do umCOMO.com.br e descubra!

Também lhe pode interessar: Albendazol - bula

Índice

  1. Albendazol - para que serve?
  2. Albendazol - indicação
  3. Albendazol - posologia
  4. Albendazol - contraindicação
  5. Albendazol - efeitos colaterais

Albendazol - para que serve?

O Albendazol está indicado para o tratamento de parasitas intestinais de espécies específicas, a saber:

  • Ascaris lumbricoides (Ascaris)
  • Trichuris trichiura (Tricocéfalos)
  • Enterobius vermicularis (Oxiúros)
  • Ancylostoma duodenale e Necator americanus (Ancilostomíase)
  • Hymenolepis nana e Taenia spp (Teníase)
  • Strongyloides stercoralis
  • Opistorchis e Clonorchis sinensis
  • Giardíase em crianças.

Albendazol - indicação

O primeiro passo na suspeita de infecção parasitária é fazer uma colheita e análise em laboratório das fezes para ficar sabendo exatamente qual o micro-organismo que está provocando a infecção. Desta forma, o seu médico indicará se o Albendazol é recomendado e qual o esquema de tomas que você deve fazer.

Albendazol - posologia

Para eliminar estes vermes do seu corpo ou do corpo do seu filho, é importante que você siga a posologia recomendada. A posologia varia de acordo com verme que é necessário erradicar, assim, para infecções intestinais simples ou mistas com:

  • Lombrigas (Ascaris lumbricoides), Tricocéfalos (Trichuris trichiura), Oxiúros (Enterobius vermicularis), Ancilóstomos (Ancylostoma duodenale e Necator americanus) os adultos e crianças com idade superior a 12 anos devem tomar 1 frasco de 20 ml em toma única; as crianças de 1 a 2 anos tomam 10ml de uma só vez
  • Tênia (Hymenolepsis nana), Tênia (Taenia spp), Verme do túnel (Strongyloides stercoralis), os adultos e crianças com idade superior a 2 anos tomam 20 ml por dia, durante 3 dias; No caso de infestação comprovada por H. nana, o tratamento é repetido dentro de 10 a 21 dias;
  • Erradicar o Opistorchis viverrini, Clonorchis sinerensis ou Larva migrans cutânea os adultos e crianças com idade superior a 2 anos devem tomar 20ml por dia, durante 3 dias;
  • Se a infecção for uma Giardíase, as crianças de 2 a 12 anos devem tomar 1 frasco de 20 ml por dia, numa toma única, durante 5 dias.

Você pode tomar Albendazol em qualquer altura do dia - com ou após a refeição, ou em jejum. No entanto para a eficácia do tratamento não é necessário fazer qualquer tipo de jejum ou purga.Caso não observe resultados, um novo tratamento deve ser começado passadas 3 semanas do primeiro.

Em caso de superdosagem, recomenda-se que recorra a orientação médica e, possivelmente, realize lavagem gástrica.

Caso você se esqueça de tomar alguma das doses, deve tomá-la assim que possível. Tome a próxima dose à hora habitual, mas não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

A solução oral deve ser bem agitada antes de ingerida na dose recomendada. Esta é a forma mais prática e fácil de tomar o medicamento.

Existem também apresentações em forma de comprimidos que podem ser mastigados ou triturados e misturados nos alimentos.

Albendazol - contraindicação

A toma de Albendazol está contraindicada para:

  • Crianças com menos de 1 ano
  • Grávidas
  • Lactantes
  • Pacientes com insuficiência hepática
  • Pacientes com hipersensibilidade ao Albendazol

Inicie a toma deste medicamento apenas durante a primeira semana após a menstruação ou após um teste de gravidez negativo. Se você não tem certeza se está grávida, realize um teste de gravidez antes da toma. A gravidez deve ser evitada através de contracepção eficaz durante o tratamento e por um mês após o tratamento.

Atenção: Não tome Albendazol se suspeitar que está grávida.

Albendazol - efeitos colaterais

Como todos os medicamentos, Albendazol pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. A maioria dos efeitos secundários é ligeira e geralmente desaparece sem ser necessário interromper o tratamento. No entanto, alguns efeitos secundários podem requerer tratamento médico.

Os efeitos colaterais mais frequentes e menos graves incluem:

  • Dor de cabeça ou tonturas;
  • Vómitos ou mal-estar, dor de estômago ou diarreia;
  • Coceira.

Menos frequentes mas muito mais graves, devendo parar imediatamente de tomar o fármaco e dirigir-se a uma urgência hospitalar, se surgirem:

  • Inchaço dos membros, face, boca ou garganta;
  • Falta de ar ou dificuldade de respiração;
  • Erupções cutâneas, particularmente se graves e espalhadas pelo corpo incluindo na pele, boca ou olhos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Albendazol, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos

  • Se informe junto do seu médico antes de iniciar a toma de Albendazol, pois é fundamental analisar qual o verme que se pretende erradicar.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
112 comentários
A sua avaliação:
Maria Da Conceição Saraiva Pires
Quero zentel
A sua avaliação:
Nathalia
Conteúdo muito bom e informativo!
A sua avaliação:
Jefferson
Comprei 2 caixas de albendazol, me esqueci de perguntar como tomar,me falaram pra tomar 1 uma em um dia e só tomar a outra dose com 15 dias depois, me ajudem rsrs
vilma
tenho duas criancas e gostaria de da o albendazol mais queria saber a dosagem certa uma tem 9 anos e a outra tem 2anos e 8 meses
clara
fiz uma dose única e fui recomendada por farmacêutica tomar mais uma dose em 15 dias E isto mesmo Mt obrigada desde já
Zeneide Lourenço
Gostaria de saber se e preciso repetir a dosagem do Albendazol depois de 21 dias.
luana
depois de quantos dias deve repetir o albendazol? ja tomei uma dose durante 3 dias
Antonio
Gostaria de saber imformaçoes sobre coquetel anti-aids ou outras novidades no meu email...obg
JANAINA
ESTOU COM UMA CAIXA DE ALBENDAZOL DOSE UNICA E QUERO TOMAR PORQUE PRECISO TOMAR UMA VITAMINA. EU SABER SE ESSA CAIXA DOSE UNICA E O SUFICIENTE
Jessica
Oi Boa noite o médico receitou albendazol 10ml líquido para meus filhos,eles tenão oito e nove anos,dizênite quem não pode comer ou tomar qualquer tipo de doce ou nescau iogurte sucos e tal... E verdadeiro isso?? Obrigada
A sua avaliação:
ANTONIA APARECIDA SILVA GONSALVES
Excelente informativo! !!!!show
Editor umComo.com.br
Oi Antonia! Que bom saber isso! Muito obrigado pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
karina
O Albendazol após tomado duarante 3 dias,é necessario repetir as doses após 7 dias??
A sua avaliação:
Danilo Cumbane
tenho uma menor de idade que ja tinha sido desparasitada em casa mas em pouco tempo a menos de 2 meses há um programa da saúde nas escolas e a mesma menor tomou de novo desparasitante gostaria de saber se terá algum impacto negativo para a saúde da criança?
A sua avaliação:
francisca viterbo
meu bebê de 1 ano tomou albel ( albendazol) 40mg/ml dose única. após dois dias aparecereu com o corpo todo intoxicado com boilinhas... principalmente nas mãos e embaixo dos pés. percebo que as boilinhas já estão murchas... enfim, ainda há algum risco? devo ir no médico ou o perigo ja passou?
Albertina Ferreira Portugal
Ao invés de mastigar o comprimido de albenxazol eu engoli . Estou me sentindo empazinada, será que preciso me consultar com medico.
Carliane Rodrigues Castro
Olá Bom Dia,meu filho estava tomando albendazol,porém mim esqueci de dar a ele por dia,o que faço ?posso continuar o tratamento?
Luana sheeran
Boa noite comprei o albendazol 40 MG ml em liquido disseram na farmácia q tenho q tomar esse vidrinho todo daqui dez dias novamente certo isso
´francisca
pessoas com 65 anos podem tomar albendazol líquido. não sei qual verme.más nunca tomou remédio de verme. sente desconforto intestinal.como gaze .e os exames não acusan nada.
veronica
Boa tarde ! sou estou tomando o albendazol e estou com muita cólicas no intestinoe sei que e vermes pq sintoma como correira no anus ,boca cheia dágua, desenteria com cólicas e orivel só sabe quem passa . já procurei vários médicos e falam que e um germes ,já fez vários exames de feres e não caus as nada então eu sei q e verme por isso estou tomando albendazol de 400mg quero saber se posso pomar três comprido por tês dias seguidos.
António kamosso
Olà,tenho a minha filha de 6anos e lhe receitaram albendazole de 400ml e dose única e neste momento querosalinda saber si este ml é muito ou deve ser repartido.?
allex
minha filha tem 6 anos e o pediatra passou suspensão oral (albendazol liquido)
Carol
Olá, gostaria de saber se terei algum efeito colateral/cortará o efeito do remédio caso eu consuma bebida alcoólica durante o tratamento.
Como tomar Albendazol