Partilhar

Como tomar Selene

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tomar Selene

O Selene é um anticoncepcional que assim como os demais evita a gravidez indesejada, no entanto, devido aos componentes da sua fórmula também é muito indicado para o tratamento de acne e outras situações. Veja como tomar Selene e demais informações sobre o produto com as dicas que o umComo.com.br tem para dar sobre o tema, lembrando que essa pílula não deve ser usada se não for prescrita por um médico especialista.

Também lhe pode interessar: Como tomar Urispás
Passos a seguir:
1

O contraceptivo oral Selene possui em sua composição as substâncias acetato de ciproterona e etinilestradiol, por isso, além de ser usado pelas mulheres que não desejam engravidar também é comum que seja prescrito para tratar casos de perda de cabelo que leva à calvície (alopecia androgênica), excesso de pelos no corpo da mulher e acne. A sua cartela conta com 21 pílulas e a sua produção é de responsabilidade do laboratório Europharma.

Como tomar Selene - Passo 1
2

Para tomar Selene pela primeira vez é preciso iniciar o seu uso no primeiro dia de menstruação, sendo que a partir de então é necessário ingerir um por dia, até finalizar a cartela. Antes de reiniciar a próxima embalagem é preciso fazer uma pausa de sete dias e no oitavo voltar a tomar o contraceptivo oral, mesmo que ainda estiver menstruando. Para que o método seja realmente eficiente, é importante que a pílula seja tomada sempre no mesmo horário e nunca seja esquecida. Se isso acontecer, é necessário que ela seja ingerida logo que a mulher lembrar.

Veja o que fazer se esquecer de tomar a pílula anticoncepcional no nosso artigo.

3

O mesmo deve ser feito quando a mulher vomitar muito ou tiver uma diarreia intensa em até quatro horas depois de ter tomado o Selene. Nesses casos, recomenda-se tomar outro comprimido. Já para evitar uma gravidez, aconselha-se que ao se esquecer de tomar o comprimido e nos casos de diarreia ou vômito, mesmo que seja tomado outro em seguida, é melhor fortalecer a proteção usando um novo método, como o preservativo, nos próximos sete dias.

Saiba mais sobre se diarreia corta ou não o efeito da pílula, entrando neste artigo.

4

O contraceptivo oral pode perder a sua eficiência ainda quando a mulher estiver fazendo uso de alguns medicamentos, por isso, é importante sempre conversar com o médico a respeito disso ao usar um remédio diferente. O mais indicado é que a pílula seja tomada com água e para ajudar a mulher a usá-la, em sua embalagem, aparecem os dias da semana, sendo necessário apenas segui-los e assim prever quando a cartela vai terminar e a menstruação vai começar. O sangramento, aliás, deve ocorrer dentro de dois a três dias após ser ingerido o último comprimido da cartela.

5

Embora seja afirmado que após tomar o primeiro comprimido de Selene o seu efeito é imediato, não sendo necessário usar outros métodos contraceptivos é melhor usar camisinha nos primeiros dias, até a mulher se acostumar a tomar todos os dias a pílula. Já quando você estava usando outro contraceptivo oral, anel vaginal ou adesivo e começar a tomar o Selene não precisa fazer nenhuma pausa e assim que finalizar um já pode tomar o primeiro comprimido do anticoncepcional Selene.

6

No entanto, o seu médico pode indicar outra medida, sendo melhor seguir a sua orientação. Aqui também é melhor prevenir-se e usar preservativo durante a primeira semana com o novo anticoncepcional. Enquanto isso, quando a mulher tiver dado à luz o mais adequado é que ela aguarde um ciclo menstrual normal para então voltar a tomar o Selene. O uso da pílula pode ser antecipado apenas se o médico permitir, sendo que em casos de amamentação o mais aconselhável é esperar mais tempo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Selene, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
elenilza nascimento
Tomei selene por alguns meses. Parei e agora quero voltar a usar.Como faço? Não é como na primeira...
Nataly
Comecei a tomar o selene no meu primeiro dia da menstruação. Estou na dúvida se é pra manter a pílula durante a menstruação, e se sim, a pílula irá suspender a menstruação??

Como tomar Selene
1 de 2
Como tomar Selene

Voltar ao topo da página