Partilhar

Como tomar Cerazette

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tomar Cerazette
Imagem: sso.mims.com

Cerazette é um anticoncepcional oral que previne a gravidez e que tem como substância ativa o desogestrel, uma hormona sexual feminina. Por isso, a Cerazette é considerada uma pílula só com progestagênio (POP) e pode ser utilizada por mulheres que não toleram os estrogênios e que estejam amamentando. Para saber como tomar Cerazette, continue lendo este artigo de umComo e esclareça as suas dúvidas conosco.

Também lhe pode interessar: O que fazer se esquecer de tomar Cerazette

Como tomar Cerazette pela primeira vez

Uma embalagem de Cerazette é composta por 28 comprimidos, que deverá tomar diariamente sempre à mesma hora e com um pouco de líquido. No blister da Cerazette tem a indicação dos dias da semana com umas setas que deverá seguir. Por exemplo, se iniciar a embalagem a uma terça-feira, deverá tomar o comprimido do blister que corresponda a esse dia. Assim poderá verificar facilmente se já tomou a pílula nesse dia ou não.

Se vai tomar Cerazette pela primeira vez sem ter utilizado qualquer anticoncepcional hormonal no mês anterior, deverá começar a tomar a pílula no primeiro dia da menstruação, ou seja, no primeiro dia em que ocorrer sangramento. Também é possível iniciar a embalagem entre o segundo e o quinto dia da sua menstruação, porém nestes casos deverá utilizar um método contraceptivo não hormonal durante os primeiros 7 dias em que toma o anticoncepcional. Esta pílula funciona de forma diferente das outras, pelo que após o término de uma cartela deverá iniciar imediatamente outra, sem fazer uma pausa. É normal que durante o uso da Cerazette ocorra sangramento, mas caso isso aconteça deverá continuar a tomar os comprimidos. É importante lembrar que assim que parar de tomar Cerazette, o efeito contraceptivo termina.

Caso esteja mudando de um contraceptivo oral combinado (COC) ou anel vaginal para a Cerazette, deverá iniciar a embalagem no dia seguinte após ter tomado o último comprimido da pílula atual ou no dia após ter tirado o anel vaginal. Também é possível iniciar a Cerazette após a pausa normal, porém se optar por iniciar desta forma deverá usar um método contraceptivo adicional durante os primeiros 7 dias de uso do anticoncepcional.

Para mudar de um pílula só com progestagênio para Cerazette, poderá parar de tomar no dia que desejar e iniciar a embalagem de seguida, sem ser necessário o uso de métodos contraceptivos adicionais.

Como tomar Cerazette - Como tomar Cerazette pela primeira vez
Imagem: sso.mims.com

Como tomar Cerazette amamentando

O anticoncepcional Cerazette pode ser utilizado durante a amamentação, não influenciando na produção ou qualidade do leite materno. Porém, pequenas quantidades da substância ativa da pílula podem passar para o leite materno, mas não há indicações de que isso cause risco para o bebê. É importante que informe o seu médico se estiver amamentando e quiser tomar Cerazette.

Como tomar Cerazette após o parto

Se quer usar Cerazette após o parto, poderá iniciar a cartela entre o 21º e o 28º após o nascimento do seu bebê. Caso inicie mais tarde a cartela, deverá utilizar um método contraceptivo adicional até ter tomado 7 comprimidos de Cerazette.

No caso de ter sofrido um aborto e querer começar a tomar Cerazette, deverá consultar o seu médico e seguir as suas indicações.

Como tomar Cerazette - Como tomar Cerazette após o parto
Imagem: revistadonna.clicrbs.com.br

Contra-indicações da Cerazette

Cerazette é contra-indicado a mulheres com hipersensibilidade ao desogestrel ou a qualquer outro componente da fórmula do anticoncepcional. Além disso, se está grávida ou suspeita, tem uma hemorragia vaginal não-diagnosticada, sofre de uma doença grave no fígado ou cancro de mama, o uso da Cerazette não é indicado. Nestes casos deverá consultar o seu médico, para que lhe indique um anticoncepcional alternativo.

Efeitos colaterais da Cerazette

Como todo e qualquer medicamento, também Cerazette pode causar efeitos indesejáveis como dor de cabeça, acne, alterações de humor, náuseas, aumento de peso corporal, sangramento irregular, amenorreia, diminuição da libido e dor nos seios.

Na presença de qualquer um destes sintomas, deverá consultar de imediato o seu médico.

O que fazer se esquecer de tomar Cerazette

Caso se esqueça de tomar Cerazette, saiba que isso pode afetar a eficácia contraceptiva, correndo o risco de engravidar. Para que saiba o que fazer nestes casos, consulte o artigo o que fazer se esquecer de tomar Cerazette.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Cerazette, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Deverá tomar Cerazette sempre seguindo as indicações do seu médico quanto às doses e duração do tratamento. Além disso, nunca deverá começar a tomar o anticoncepcional sem antes consultar o seu médico.

Escrever comentário sobre Como tomar Cerazette

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
Não sei
Se um homem com mais de 50 anos, tomar o anticoncepcional Cezarette, pois ele não tem os dois hormônios, evitando o risco de trombose e pode ser usado por mulheres fumantes, este homem ficará com traços femininos, e depois tomará o outro hormônio (que desenvolvera quadril, coxas, bunda e seios) que não tem na fórmula deste medicamento?
Ana lucia
Olá tomava Yasmim mudei p cerazette estou 2 cartela desde então tds os dias desce p mim isso é normal?
Patrícia Souza
Oie, tomo Cerazette a 3 meses e fiz uma pausa de 7 dias, mas não tive menstruação. Posso iniciar uma nova cartela ?
DANIELE ZACRA
minha mestruação vai descer dia 10. Não quero que desça o que devo fazer usando cerazette, visto que não quero mais mestruar. tenho um evento dia 13
Editor umComo.com.br
Oi Daniele! Para adiar a menstruação, confira as dicas desse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-mudar-o-dia-da-menstuacao-20742.html
Aniquela Mendes
Olá, eu usava outro tipo de pílula e este sempre tinham 21 comprimidos, agora mudei de país e o médico passou-me a receita de Cerazette . A minha duvida é se como Cerazette contem 28 comprimido a pausa entre uma embalagem e outra é também de 7 dias como é com as pílulas que cotem 21 comprimidos?
Vanusa
Este comprimido não tem pausa, não há menstruação!
Eliza
tomei cerazette por um mês e terminei a cartela dia 23.03.17. A partir de que dia devo começar outra cartela?
Debora
Tenho mioma e gostaria de saber como tomar cerazete pela primeira vez p suspender a menstruação?
Malu
Oi eu tomo Selene, gostaria de saber se posso mudar para cerazette sem nenhum problema?
Elaine
Meu bebê está com 5 meses ,posso tomar cerazette sem consultar médico ,algum problema
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Elaine! Não é recomendável iniciar um anticoncepcional por conta própria. É essencial consultar um médico ou ginecologista para saber qual é o mais indicado para si. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
silvania
oi estou pos -parto meu bebe esta 43 dias e a primeira cartela Cerazette esta acabando tenho fazer pausa 7 dias ou nao
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvania, a Cerazette é um anticoncepcional que funciona de forma diferente das restantes pílulas, pelo que após o término da cartela deverá iniciar logo outra sem fazer a pausa normal de 7 dias. Obrigada pelo seu comentário!

Como tomar Cerazette
Imagem: sso.mims.com
Imagem: sso.mims.com
Imagem: revistadonna.clicrbs.com.br
1 de 3
Como tomar Cerazette

Voltar ao topo da página