Como tomar Flagyl
Deseja saber como tomar Flagyl? Em umComo vamos lhe explicar tudo o que precisa saber sobre o medicamento, a posologia, contra-indicações e efeitos colaterais. O Flagyl é um medicamento cujo princípio ativo é o metronidazol e está disponível em solução oral e injetável. Este medicamento anti-infeccioso está indicado para o tratamento de tricomoníase, amebíase, vaginite por Gardnerella vaginalis, giardíase e infecções causadas por bactérias anaeróbicas como Bacteroides fragilis, Clostridium sp., Eubacterium sp., cocos anaeróbicos e Fusobacterium sp.
Passos a seguir:
A dose de Flagyl vai depender do tipo de condição a tratar. Assim, para o tratamento da tricomoníase a dose recomendada é de 2 g de Flagyl em dose única ou, 250 mg duas vezes ao dia (durante 10 dias) ou 400 mg duas vezes ao dia (durante 7 dias). Esta dose pode ser aumentada após 4-6 semanas, dependendo da reação clínica da paciente. Para além da mulher, o parceiro sexual também deve ser tratado com Flagyl com uma dose de 2 mg uma vez ao dia.
Para o tratamento de vaginite e uretrite causada pela bactéria Gardnerella vaginalis, a dose recomendada de Flagyl é de 2 g em dose única (no 1º e 3º dia de tratamento) ou então 400-500 mg, 2 vezes ao dia durante um período de 7 dias. O parceiro sexual também deve ser tratado com uma dose de 2 g ao dia.
No caso de infecções por bactérias anaeróbicas, a dose recomendada de Flagyl é de 400 mg três vezes ao dia, durante pelo menos 7 dias. Para o tratamento de infecções anaeróbicas também pode ser utilizada a solução injetável do medicamento. Para o tratamento de giardíase, a dose habitual é de 250 mg 3 vezes ao dia, durante um período de 5 dias.
Em situações de amebíase intestinal, a dose habitual de Flagyl é de 500 mg 4 vezes ao dia, durante um período de 5-7 dias. Para o tratamento de amebíase hepática, a dose recomendada é de 500 mg 4 vezes ao dia, durante 7-10 dias.
Para crianças com menos de 12 anos de idade, a dose de Flagyl deve ser administrada consoante o peso corporal. Assim, a dose recomendada é de 7,5 mg por quilo, 3 vezes ao dia, durante pelo menos 7 dias.
Flagyl é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade ao metronidazol ou a qualquer outro componente da fórmula. Durante a gravidez, o risco-benefício deve ser avaliado pelo médico. Este medicamento deve ser evitado durante a lactação, uma vez que pode ser excretado para o leite materno.
Como com qualquer outro medicamento, com o uso de Flagyl podem ocorrer efeitos colaterais. Entre os mais frequentes podem ocorrer náuseas, vômitos, alterações do paladar, mucosite oral, dor epigástrica, candidíase, prurido, exantema, urticária, corrimento e secura vaginal, diminuição da libido, cistite, incontinência, ardor ou desconforto uretral, poliúria, disúria e afrontamentos.
Na presença de qualquer um destes sintomas, consulte de imediato o seu médico.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Flagyl, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.
Conselhos
- Nunca tome Flagyl sem antes consultar o seu médico. Siga sempre as orientações do seu médico quanto à posologia e duração do tratamento com Flagyl.