PARTILHAR

O que fazer se esquecer de tomar Cerazette

O que fazer se esquecer de tomar Cerazette
Imagem: huffingtonpost.co.uk

A Cerazette é um anticoncepcional oral que previne a gravidez. Por isso mesmo, é necessário ter disciplina e alguma atenção na hora de tomar este medicamento, de maneira a garantir a eficácia do mesmo. É importante referir que no caso de se esquecer de tomar Cerazette, a eficácia do anticoncepcional pode ser comprometida consoante o número de horas de esquecimento que tiver passado e da quantidade de drágeas esquecidas. Para saber o que fazer nos casos de esquecimento, em umComo vamos lhe explicar o que fazer se esquecer de tomar Cerazette.

Também lhe pode interessar: Como tomar Cerazette

Esquecimento inferior a 12 horas de Cerazette

Caso o esquecimento de tomar Cerazette seja inferior a 12 horas do horário habitual, deverá tomar o comprimido assim que se lembrar e continuar os restantes da cartela no horário habitual. Se fizer isto, a eficácia do anticoncepcional não será prejudicada, independentemente da semana da cartela em que se encontrar. Então, com um esquecimento inferior a 12 horas você não corre o risco de gravidez e não é necessário a utilização de um método contraceptivo adicional.

Esquecimento superior a 12 horas de Cerazette

Quanto mais horas de esquecimento passarem desde a hora habitual de tomar Cerazette, mais a eficácia contraceptiva diminui. Assim, se se esquecer de tomar Cerazette por mais de 12 horas, deverá tomar o comprimido esquecido assim que se lembrar, nem que isso signifique tomar 2 comprimidos seguidos ou no mesmo dia. Durante os próximos 7 dias deverá utilizar um método contraceptivo adicional, visto que a eficácia contraceptiva da Cerazette diminui.

Caso este esquecimento ocorra durante a primeira semana da cartela de Cerazette e na semana anterior tiver tido relações sexuais, deverá considerar a hipótese de gravidez e fazer um teste de gravidez.

O que fazer se esquecer de tomar Cerazette - Esquecimento superior a 12 horas de Cerazette
Imagem: endocrinenewsnow.org

Esquecimento de mais de 1 comprimido de Cerazette

Quantos mais comprimidos consecutivos se esquecer, mais a eficácia do anticoncepcional será reduzida. Caso se tenha esquecido de tomar 2 ou mais comprimidos deverá consultar o seu médico, pois o risco de gravidez é elevado.

Como não se esquecer de tomar Cerazette

Como já foi referido no início, a pílula anticoncepcional é algo que deve ser tomado de forma consciente e com atenção, caso contrário o risco de gravidez é elevado. Por isso, é importante que defina um horário para tomar Cerazette e tome o anticoncepcional sempre a essa hora todos os dias.

Também é importante referir que a Cerazette não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis, pelo que o uso de camisinha é indicado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se esquecer de tomar Cerazette, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Caso vomite 3 a 4 horas após ter tomado o comprimido de Cerazette, é provável que a substância ativa do anticoncepcional ainda não tenha sido absorvida pelo organismo. Neste caso deverá seguir as recomendações acima indicadas relativas ao esquecimento de comprimidos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Helen
Tomo cerazette a 5 anos , fiquei sem tomar a pílula por cinco dias , durante esse período tive relação so no quinto dia de esquecimento posso tomar a pílula do dia seguinte ? E depois iniciar o cerazette ?
A sua avaliação:
Sandra
Esqueci de tomar o cerazete 2 dias não tive relação nesses dias. Mas depois tomei normalmente é tive relação posso engravidar?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Sandra, o ideal é que você consulte o médico para relatar o caso e verificar a questão. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
Marcia
Tomo o cerazete a muito tempo mas ontem depois da relação vi que esqueci de tomar 1 , quando fui tomar o outro ai tomei os dois , gostaria de saber se posso tomar a pílula do dia seguinte
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcia! Com quanto tempo de esquecimento você tomou o comprimido esquecido?
O que fazer se esquecer de tomar Cerazette
Imagem: huffingtonpost.co.uk
Imagem: endocrinenewsnow.org
1 de 2
O que fazer se esquecer de tomar Cerazette

Voltar ao topo da página ↑