Partilhar

Como tomar Clomid

Como tomar Clomid
Imagem: steroidal.com

Deseja saber como tomar Clomid? Neste artigo de umComo vamos explicar as indicações, posologia, efeitos colaterais e contra-indicações do medicamento. O Clomid é um medicamento indicado para o tratamento da infertilidade feminina, estimulando assim a ovulação. Este medicamento deve ser utilizado apenas em casos de infertilidade feminina que derivem de anovulação, ou seja, em casos em que os ovários não liberam um oócito, não ocorrendo a ovulação. Se está com dúvidas em relação ao Clomid, neste artigo vamos esclarecê-las.

Também lhe pode interessar: Como tomar Urispás
Passos a seguir:
1

O Clomid tem como substância ativa o citrato de clomifeno, que atua como inibidor do receptor do estrogênio, agindo como indutor da ovulação. Este medicamento aumenta a secreção dos hormônios LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo-estimulante), ajudando a mulher a ovular.

2

O tratamento com Clomid consiste em 3 ciclos, que podem ser seguidos ou alternados, consoante o que o seu médico indicar. O primeiro ciclo do tratamento deve ser iniciado com 50 mg/dia durante 5 dias. Caso ocorra menstruação ou em outras situações, deve se iniciar o tratamento com Clomid a partir do quinto dia do ciclo menstrual. Em casos de pacientes amenorreicas, pode se iniciar o medicamento a qualquer dia do ciclo menstrual.

Como tomar Clomid - Passo 2
Imagem: blog.shadygrovefertility.com
3

Caso ocorra ovulação neste primeiro ciclo de tratamento, pode não ser necessário aumentar a dosagem nos ciclos seguintes. Caso contrário, a dose deve ser aumentada no segundo ciclo para 100 mg/dia durante 5 dias e após 30 dias do ciclo anterior (ou mediante indicação médica). A dose máxima recomendada de Clomid é de 100mg/dia durante 5 dias.

4

A maioria das mulheres ovula após o primeiro ciclo, no entanto caso não ocorra menstruação ovulatória o quadro clínico deve ser reexaminado. O tratamento para além dos 3 ciclos não é recomendável, dada a sua ineficiência. Após o tratamento com Clomid, a mulher deve tentar engravidar.

5

O Clomid está contraindicado a pacientes com hipersensibilidade ao citrato de clomifeno ou a qualquer outra substância da fórmula. Pacientes grávidas ou em período de amamentação não devem tomar o medicamento. Além disso, se engravidar durante o tratamento com Clomid, deve suspender de imediato a medicação. Em casos de insuficiência hepática, tumores hormônio-dependentes, metrorragia anormal e cisto ovariano, à excepção de ovários policísticos.

6

Tal como com qualquer outro medicamento, o Clomid pode causar os seguintes efeitos colaterais:

  • Náuseas e vômitos;
  • Insônia;
  • Cefaleia;
  • Tontura;
  • Vertigem;
  • Desconforto abdominal;
  • Poliúria (urinar em excesso) ou disúria (dificuldade para urinar);
  • Mastalgia;
  • Rubor facial;
  • Hipertrofia ovariana;
  • Alterações visuais, como embaçamento visual ou diplopia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Clomid, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Siga sempre as indicações do seu médico quanto à posologia e duração do tratamento com Clomid.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
alice ana
esta sera a Segunda vez a tomar se não existir ovulacao sera que nao farei mais filhos tenho apenas uma minina.
Maria do Socorro Bezerra Lins
como devo tomar o clomid
A sua avaliação:
maria
é a primeira vez que vou tomar clomid e ainda nao to entendendo direito. meu medico me recomendou o clomid de 50 durante 5 dias, entao tomo dois de uma vez para dar o cinco dias corretos
A sua avaliação:
angelica
ola meu nome e angelica tenho 2 filhos e estou tentando o terceiro mas tinha distubios ormonais tomo ciclomogyna pra tentar engravidar agora quero mudar pro clomid sera que posso.
eva
Nos ultimos meses a minha menstruacao so dura um dia no segundo dia corta logo...ainda assim tenho que tomar no quinto dia contando o primeiro e ultimo dia? Sera que vai funcionar com poucos dias de menstruacao.Tenho acompanhamento Medico. So estou a espera que a menstruacao desce.
drica soares
No segundo ciclo com clomid,pode tomar 2 comprimidos por 9 dias ou apenas 5dias?
andreza
Eu tomei esse clomid minha menstruação veio amaronzada e sintos todos sintomas vimito enjôo e seios inxados oque pode ser
angelica
depois que eu usei o diu tive comlicaçao em ovular agora tomo remedio pra tentar engravidar e quero começar com clomid. posso?

Como tomar Clomid
Imagem: steroidal.com
Imagem: blog.shadygrovefertility.com
1 de 2
Como tomar Clomid

Voltar ao topo da página