Outros medicamentos

Como tomar o anticoncepcional Yaz

Como tomar o anticoncepcional Yaz
Imagem: schmidtlaw.com

A Yaz é um contraceptivo oral que previne a gravidez, mas além disso ela também pode ajudar no tratamento de acne e retenção de líquido. É importante referir que, antes de começar a tomar qualquer anticoncepcional oral você deverá consultar o seu médico ou ginecologista para que este lhe prescreva o indicado para você, nunca deverá escolher uma pílula sozinha e começar a tomar por conta própria. Para esclarecer as suas dúvidas em relação a pílula Yaz, o umComo.com.br preparou este artigo para si em que explicamos como tomar o anticoncepcional Yaz e quais as suas indicações, efeitos colaterais e contra-indicações.

Também lhe pode interessar: O que fazer se esquecer de tomar a Yaz

Índice

  1. Indicações da Yaz
  2. Como tomar Yaz pela primeira vez
  3. O que fazer se esquecer de tomar a Yaz
  4. Contra-indicações da Yaz
  5. Efeitos colaterais da Yaz

Indicações da Yaz

Como já referi no início, o anticoncepcional Yaz não é indicado apenas para evitar uma gravidez. A Yaz também ajuda a diminuir os sintomas próprios da menstruação, como a cólica menstrual, ao mesmo tempo que diminui a intensidade e duração do sangramento, o que por sua vez diminui o risco de anemia e a regular o ciclo menstrual. Este contraceptivo oral está ainda indicado para o tratamento de acne e retenção de líquido, ajudando a diminuir os sintomas característicos desta condição como o inchaço, aumento de peso ou aumento de volume do abdômen.

Como tomar Yaz pela primeira vez

A Yaz possui cartelas de 24 e 28 comprimidos. No que diz respeito à cartela de 24 comprimidos, eles devem ser tomados por 24 dias consecutivos sempre à mesma hora e, se necessário, com um pouco de líquido. Após o término da cartela, deve ser feita uma pausa de 4 dias, em que deverá ocorrer o sangramento, geralmente após 2-3 dias da ingestão do último comprimido da cartela. No quinto dia de pausa deverá iniciar uma nova cartela de Yaz, mesmo que ainda esteja menstruando.

Caso esteja iniciando o uso de Yaz pela primeira vez, sem ter usado outro contraceptivo hormonal no mês anterior, deverá iniciar a cartela de Yaz no primeiro dia de sangramento menstrual. Depois continua tomando por 24 dias consecutivos e faz a pausa de 4 dias.

Se estiver mudando de outro contraceptivo oral combinado para a Yaz, deverá iniciar a cartela no dia posterior à ingestão do último comprimido do contraceptivo usado anteriormente. No caso de mudar de anel vaginal ou adesivo contraceptivo para a Yaz, deverá tomar o primeiro comprimido no dia da retirada do anel ou adesivo ou no dia previsto para a aplicação do próximo.

A cartela de 28 comprimidos da Yaz contém 24 comprimidos rosa claros (comprimidos ativos) e 4 brancos (placebo). Neste caso deverá tomar os comprimidos na ordem indicada na cartela durante 28 dias consecutivos, sempre no mesmo horário. Após terminar a cartela deverá iniciar outra logo no dia seguinte à ingestão do último comprimido. O sangramento deverá ocorrer durante a ingestão dos comprimidos brancos. É importante referir que a cartela de Yaz 24+4 deverá ser sempre iniciada pelos comprimidos rosas.

Como tomar o anticoncepcional Yaz - Como tomar Yaz pela primeira vez
Imagem: agoracosmopolitan.com

O que fazer se esquecer de tomar a Yaz

Se ocorrer um esquecimento de menos de 12 horas da hora habitual, não existe risco de gravidez se o comprimido esquecido for tomado assim que se lembrar e se continuar com a cartela normalmente. Quando o esquecimento é de mais de 12 horas, a proteção contraceptiva é reduzida e existe o risco de gravidez. Para saber mais sobre o que fazer se esquecer de tomar a Yaz, consulte o nosso artigo e esclareça as suas dúvidas.

Como tomar o anticoncepcional Yaz - O que fazer se esquecer de tomar a Yaz
Imagem: kdondental.com

Contra-indicações da Yaz

Assim como outros contraceptivos orais combinados, também a Yaz é contra-indicada caso suspeite de gravidez ou esteja planejando engravidar. Além disso, este contraceptivo é contra-indicado no caso de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, diabetes, insuficiência renal, doença hepática grave, sangramento vaginal não diagnosticado e presença ou história de tumores.

Efeitos colaterais da Yaz

Assim como qualquer outro medicamento, também a Yaz possui efeitos secundários, sendo os mais comuns náuseas, dor de cabeça, dor nas mamas, menstruação irregular ou ausência dela e alterações de humor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar o anticoncepcional Yaz, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Glaziane cavalcante
boa noite,gostaria de saber se tem que tomar os comprimidos brancos também e no caso o intervalo da pausa e de 4 dias,exemplo no terceiro dia a menstruação vem ai eu conto quantos dias pra tomar o comprimido de novo e minha primeira vez que tomo ele
Caroline
Olá, bom dia... Tenho várias duvidas! Estou a exatamente á 2 anos sem tomar nem um Anticonsepicional, e tbm sou bem leiga para esse assunto... Vou começar a tomar o Yaz, e gostaria de saber em quanto tempo ele começa a fazer efeito?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Caroline! Se você já está há muito tempo sem tomar um anticoncepcional e nunca tomou antes Yaz, o meu conselho é que consulte primeiro o seu médico ou ginecologista para saber qual é o mais indicado para você. Obrigada pelo comentário!
lane
Meu anticoncepcional acabou dia 17 que dia eu devo tomar novamente?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Lane, você está tomando a cartela de 24 ou 28 comprimidos?
Imagem: schmidtlaw.com
Imagem: agoracosmopolitan.com
Imagem: kdondental.com
1 de 3
Como tomar o anticoncepcional Yaz