Partilhar

O que acontece se homem tomar anticoncepcional feminino

Por Julia Latorre, Editora. 22 fevereiro 2017
O que acontece se homem tomar anticoncepcional feminino

Os anticoncepcionais são uma combinação de hormônios femininos usados pelas mulheres principalmente como método contraceptivo. Além dessa causa, há mulheres que precisam tomar esses hormônios para amenizar sintomas do ciclo menstrual ou cuidar de quadros como os ovários policísticos. No caso dos homens, existem algumas situações em que tomam esse tipo de medicamento e alguns efeitos já conhecidos. Para abordar o tema, o umCOMO reuniu informações sobre o que acontece se homem tomar anticoncepcional feminino.

Também lhe pode interessar: O que acontece se uma mulher tomar Viagra

Entenda a composição dos anticoncepcionais femininos

Os anticoncepcionais femininos podem ser consumidos em forma de pílulas, injeção, adesivo ou DIU. Sendo que os comprimidos serão o método abordado neste artigo. Apesar de cada pílula ter a sua fórmula específica e dosagem, as mais utilizadas combinam sinteticamente os hormônios estrogênio e progesterona. Tais hormônios até são produzidos no organismo masculino, entretanto, em quantidades muito menores.

O estrogênio é o hormônio feminino majoritariamente responsável por características femininas como tamanho dos seios, textura de pele e distribuição de gordura no corpo. Enquanto a progesterona tem a função de preparar o útero para receber um óvulo e as mamas para produzir leite.

Efeitos do anticoncepcional no organismo masculino

Se um homem tomar anticoncepcional feminino, os efeitos só poderão ser notados a longo prazo e quando grandes quantidades são consumidas. Mas, os efeitos contraceptivos, só funcionam no organismo da mulher. No caso caso dos homens, tomar anticoncepcional não serve para evitar gravidez. O consumo a longo prazo diminui os níveis do hormônio masculino testosterona e provoca a manifestação de algumas características femininas.

O que já foi relatado pela ciência sobre casos de homens que tomaram anticoncepcional feminino foram os seguintes efeitos:

  • Impotência sexual
  • Crescimento de mamas
  • Redução do tamanho do pênis e testículos
  • Perda de massa muscular
  • Acúmulo de gordura nos quadris, coxas e glúteos
  • Dificuldade para emagrecer
  • Aumento do colesterol
  • Diminuição de pelos no rosto e no corpo e crescimento mais lento
  • Insônia
  • Depressão
  • Voz mais fina se esses hormônios são tomados na fase da puberdade
  • Osteoporose
  • Novos odores corporais

Também já foram relatadas diminuições no quadro de calvície. Mas, o anticoncepcional não deve ser usado como prevenção a esse problema pois desperta os outros efeitos. Além do mais, independente da identificação sexual, quando se consome anticoncepcional, aumentam os riscos de trombose.

Apesar de tantas possíveis alterações, algumas características são inerentes ao corpo masculino e não são alteradas com a pílula. São elas:

  • Voz após a fase da puberdade
  • Pelos faciais (apesar da redução, eles não somem)
  • Estrutura óssea
  • Tamanho do pomo-de-adão
O que acontece se homem tomar anticoncepcional feminino - Efeitos do anticoncepcional no organismo masculino

Quando deve um homem tomar anticoncepcional feminino

Casos de pessoas que nasceram no corpo de um homem mas se identificam como mulher e querem mudar de sexo podem ser prescritos com anticoncepcionais femininos já que os hormônios podem ajudar nessa transição. Mas, é imprescindível que essa transformação e o consumo da pílula sejam acompanhados por um endocrinologista e também por um psicólogo. Já que cada pílula é mais indicada para cada situação.

Se um homem tomar anticoncepcional feminino, em relação ao psicológico, é preciso ter o acompanhamento para lidar com a possível depressão e as mudanças que o indivíduo viverá nessa fase.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se homem tomar anticoncepcional feminino, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre O que acontece se homem tomar anticoncepcional feminino

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
vera lucia antunes almeida
Meu cunhado Eduardo gigolo tomou o anticoncepcional e alem de crescer os seios roubou minha mae que estava a epoca com alzeimer

O que acontece se homem tomar anticoncepcional feminino
1 de 2
O que acontece se homem tomar anticoncepcional feminino

Voltar ao topo da página