Partilhar

Para que serve Amoxicilina? - Indicações e como tomar

Para que serve Amoxicilina? - Indicações e como tomar

A amoxicilina é um antibiótico semi-sintético derivado da penicilina, trata-se de um amino da penicilina. Atua contra um amplo leque de bactérias, tanto gram-positivas e gram-negativas. A amoxicilina é um medicamento anti-bacteriano, inibe a ação de peptidases e carboxipeptidases que impedem a síntese da parede celular bacteriana. Neste artigo do umCOMO nós vamos falar sobre para que serve a amoxicilina, indicações e como tomar

Indicações da Amoxicilina

  • Amigdalite;
  • Bronquite;
  • Candidíase;
  • Gastrite;
  • Gonorreia;
  • Infecções de pele;
  • Infecção urinária;
  • Pneumonia;
  • Sinusite;
  • Úlcera.

Para que serve a amoxicilina?

Como já referimos, a amoxicilina é um antibiótico que serve para combater várias bactérias, sendo indicada para o tratamento de infecções bacterianas que sejam causadas por germes que são sensíveis à ação da amoxicilina. Sendo assim, este antibiótico pode ser usado no tratamento de amigdalite, pneumonia, bronquite, sinusite, gonorreia, infecções da pele e da boca, infecção urinária, candidíase, gastrite e úlcera, ela atua destruindo as bactérias que causam estas condições. No entanto, só um médico pode decidir se amoxicilina é o tratamento adequado para determinado problema, assim como também pode receitar para outras situações nao listadas aqui.

Amoxicilina serve para dor de dente?

Dentistas podem receitar amoxicilina para dor de dente. Geralmente, o antibiótico é indicado para infecções mais graves ou dores fortes. A duração do tratamento varia de acordo com a problema, assim como é imprescindível identificá-lo para seguir com um tratamento a logo prazo se necessário.

Como tomar Amoxicilina (posologia)

Antes de tomar amoxicilina você deve consultar sempre o seu médico e seguir as suas indicações quanto à dose a tomar e à duração do tratamento com o antibiótico. Em caso de dúvida fale sempre com o seu médico.

Por norma, de acordo com a posologia da amoxicilina, a dose recomendada para adultos é de 1 cápsula de 500 mg de 8 em 8 horas. Dependendo da gravidade da infecção esta dose pode ser aumentada, sendo que isso deverá ficar sempre a critério do seu médico.

Amoxicilina infantil

Para crianças até aos 3 anos de idade, a dose é de 125 mg/5 ml três vezes ao dia de 8 em 8 horas. Em crianças entre os 3 e os 12 anos, a dose é de 250 mg/ml de 8 em 8 horas. No caso de crianças com 40 kg ou mais a amoxicilina deve ser administrada seguindo a posologia de um adulto. No caso de infecções mais graves esta dose pode ser aumentada, mas sempre sob indicação médica.

Você pode tomar este antibiótico às refeições ou em outros horários, pois continua sendo eficaz. As cápsulas devem ser tomadas com água e inteiras. Nunca deve interromper o tratamento com amoxicilina sem o consentimento do seu médico.

Suspensão da amoxicilina

Salvo em casos de alergias a amoxicilina e efeitos colaterais extremos, a amoxicilina não deve ser suspensa antes do fim do tratamento prescrito pelo médico. Este é um dos erros mais comuns, já que muita gente confunde o desaparecimento do mau estar e sintomas com a extinção da bactéria que estava causando o problema. Não se deve parar o antibiótico antes da hora pois a bactéria pode estar ali ainda.

Para que serve Amoxicilina? - Indicações e como tomar - Como tomar Amoxicilina (posologia)

Contraindicações da Amoxicilina

De acordo com a bula, a amoxicilina é contraindicada a pessoas com hipersensibilidade à amoxicilina, a outros antibióticos betalactâmico ou antibióticos idênticos. Se ao ter tomado anteriormente um antibiótico teve uma reação alérgica, como erupções na pele, deve conversar antes com o seu médico sobre isso. Saiba no nosso artigo como saber se tem alergia à penicilina.

Grávidas podem tomar amoxicilina?

Durante a gravidez a amoxicilina pode ser usada desde que o médico considere necessário e sempre que o benefício for superior ao risco associado ao tratamento. Na lactação a amoxicilina também pode ser administrada sempre sob indicação do seu médico, visto que a substância do antibiótico pode ser excretada pelo leite materno.'

'Tomei amoxicilina, posso beber?'

O consumo de bebidas alcoólicas com antibióticos nunca é indicado, já que o efeito diurético aumenta a eliminação do remédio na urina. Além disso, pode sobrecarregar o fígado e aumentar a toxidade alcoólica no cérebro. Em casos em que a pessoa não aguente de vontade, pode-se tomar uma pequena quantidade sem o risco de problemas graves e não mais do que isso.

Entenda: Posso beber tomando antibióticos?

Efeitos colaterais da Amoxicilina

Assim como qualquer outro medicamento, a amoxicilina também pode causar efeitos colaterais, sendo que no geral são leves. As reações mais comuns são diarreia, enjoo e erupções na pele.

Amoxicilina dá sono?

Embora mais raros, também podem ocorrer sintomas como vômito, urticária, coceira, convulsões, tonturas e problemas como o sono. Se durante o tratamento com a amoxicilina você sentir algum dos sintomas citados, informe de imediato o seu médico.

Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?

Entre os médicos há muita discórdia sobre a maneira em que a amoxicilina e os anticoncepcionais reagem. Como os anticoncepcionais têm algumas diferenças em suas fórmulas, é importante consultar um médico para avaliar a situação e por via das dúvidas fazer sexo com proteção.

Veja mais em: Quais os medicamentos que cortam o efeito do anticoncepcional

Amoxicilina + clavulanato de potássio

A amoxicilina com clavulanato de potássio costuma ser receitada para bactérias específicas sensíveis aos componentes da fórmula. Em muitas vezes, trata-se de casos em que a bactéria já está resistente ao tratamento 'convencional' da penicilina ou outros antibióticos. Assim como qualquer antibiótico, ela deve ser receitada por um médico.

Sugestão: Posso tomar amoxicilina e ibuprofeno?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve Amoxicilina? - Indicações e como tomar, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Nunca suspenda o tratamento com a amoxicilina sem antes consultar o seu médico.
  • Respeite as indicações do seu médico quanto às doses, horários e duração do tratamento com o antibiótico.
Bibliografia
  • http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=6711642014&pIdAnexo=2163848

Escrever comentário sobre Para que serve Amoxicilina? - Indicações e como tomar

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Sara Lit
Bom saber se amoxicilina pode cortar o efeito do anticoncepcional. E eu nem sabia que não pode beber tomando amoxicilina. AFF
Patricia
Olá Boa noite. Minha bebe está com febre a mais de quinze dias, já fez exames começou um tratamento com keflex mas foi interrompido pelo pediatra de um pronto Socorro. Indo em outro ps a pediatra iniciou o tratamento com ampicilina mas já fazem 3 dias e a febre naum cedeu ainda. O que pode estar acontecendo?
reinaldo Aragão de oliveira
Eu fiquei gripado tomei amoxicilina fiquei bom minha filha pode tomar comprimido que nem eu
antonio
amoxocilina pode aumentar a dor quando o acido urico está alto
gervasio silva
bom dia. estou com a garganta inflamada amoxicilina e apropiado para esse tratamento.
Cristina
Bom dia. Estou sem fome posso tomar amoxicilina. desde já agradeço obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Cristina, você não deve tomar Amoxicilina com o estômago vazio, deve tomar sempre após comer qualquer coisa.

Para que serve Amoxicilina? - Indicações e como tomar
1 de 2
Para que serve Amoxicilina? - Indicações e como tomar

Voltar ao topo da página