Partilhar

Metronidazol - Indicações, uso e efeitos

O Metronidazol é um anti-infeccioso, antibacteriano e anti-parasitas, possivelmente por interação com o ADN do grupo de nitroimidazóis. Inibe a síntese do ácido nucleico e é utilizado para o tratamento das infeções provocadas por protozoários e bactérias anaeróbicas. O metronidazol é também indicado como preparação gel para o tratamento de doenças dermatológicas como a acne rosácea. É importante lembrar que o metronidazol deve-se tomar durante as refeições.

Também lhe pode interessar: Aspirina - Indicações, uso e efeitos

Advertências e precauções

Reduzir a dose, quando não estiver submetido a diálise e monitorizar o nível sérico de metabolitos. Encefalopatia hepática. Doença aguda ou crônica grave do CNS ou PNS, risco de piorar neurologicamente. Se for necessário prolongar o tratamento, avaliação do benefício/risco, realizar determinações hematológicas, especialmente a contagem de leucócitos, e vigiar o risco de neuropatias central ou periférica. Escurece a urina. Evitar o efeito antabus com álcool. Avaliar o uso em tratamento prolongado.

O Metronidazol é um medicamento que atravessa a barreira placentária, pelo que tem de se avaliar o risco/benefício da aplicação durante a gravidez.

Reações do Metronidazol

Dor epigástrica, náuseas, vômitos, diarreia, mucosite oral, transtorno do sabor, anorexia, pancreatite (reversível), erupção cutânea, prurido, erupções postulares, febre, angioedema, choque anafilático, neuropatia sensorial periférica, dor de cabeça, convulsões, vertigens, encefalopatia, síndrome cerebral agudo, transtorno psicótico, confusão, alucinação, comportamento depressivo, transtornos transitórios da visão, neutropenia, trombocitopenia, alteração reversível de testes hepáticos, hepatite celostática.

Indicações terapêuticas e posologia

Oral (durante a refeição):

  • Uretrite por trichomonas
  • Uretrite e vaginite por trichomonas
  • Lambliasis
  • Amebíase intestinal e hepática
  • Infeção anaeróbica
  • Infeção por bactérias anaeróbicas: Bacteroides, Fusobacterium, Eubactéria, Clostridium, Estreptococos anaeróbios
  • Prevenção de infeção pós-operatória por bactérias anaeróbicas, especialmente Bacteroides e Estreptococos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Metronidazol - Indicações, uso e efeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Metronidazol - Indicações, uso e efeitos

58 comentários
cristiane
Sou alérgica a fluconazou, sendo assim eu posso fazer uso da pomada vaginal metronidazol? estou com coceira, ardor e corrimento...
Grazziela de Almeida Santos
Bom dia! Este medicamento corta o efeito anticoncepcional? É possível a venda sem receita?
A sua avaliação:
crislaine reys
tem que toma que hora de manha no cafe meio dia e de noite e
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Crislaine! Dependendo da condição que estiver tratando com Metronidazol, a forma de tomar é diferente. Por isso, recomendo que siga as indicações do seu médico. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Elaine Christina da Costa Fonseca
Estou usando metronidazol no rosto para rosácea. Quero saber sobre a eficiência e por quanto tempo posso usar. Muito obrigada.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Elaine! Se você está tomando Metronidazol por conta de indicação do seu médico, deve seguir também as suas indicações quanto à posologia e duração de tratamento com o mesmo. Obrigada pelo comentário!
Fátima
Qual é a porcentagem para equiparar 2,0 ml para MG? Não achei o pediátrico
Muambeno Muazangui
Metronidazol usado por tempo longo pode diminuir potencia sexual masculino ???
elizabete alves gonçalves neves
ele foi receitado para mim. vou iniciar o tratamento. pessoas que usaram teve resultado satisfatório.
fabiana
Eu estou tomando o metronidazol de 250 MG juntamente com amoxilina de 500 MG e dipirona para uma infeção no meu dente este remédio serve pra isso tambem?
Jaqueline
Posso usar a pomada metronidazol si estiver con corrimento branco sen cheiro
Kelly
Corrimento branco tem que usar é fluconazol, tremidazol é só para corrimento amarelo-esverdeado e com odor forte.
CARLA
Estou tomando remédio de verme, fluconazol. Teria algum problema em tomar mebendazol?

Voltar ao topo da página