Partilhar

Como tomar Amoxicilina

Por Sara Viega. Atualizado: 5 julho 2018
Como tomar Amoxicilina
Imagem: aenfermagem.com.br

A amoxicilina é uma classe de antibiótico que pertence aos denominados medicamentos similares à penicilina e que é usado para o tratamento de infecções causadas por bactérias que afetam as vias respiratórias como bronquite, pneumonia, gonorreia, infecções de ouvidos ou garganta, as vias urinárias e genitais ou a pele. Também é indicada para tratar a doença de Lyme, a febre tifoide e para deter H. pylori, uma bactéria que causa úlcera. O consumo de amoxicilina deve ser sempre receitado por um médico e em nenhum caso você deve recorrer à automedicação. Podemos encontrar este medicamento em diferentes formatos e neste artigo de umComo.com.br mostramos como tomar Amoxicilina Normon 750 mg em comprimidos, um dos mais receitados.

Também lhe pode interessar: Posso tomar amoxicilina e ibuprofeno?
Passos a seguir:
1

Antes de tomar Amoxicilina Normon 750 mg em comprimidos é necessário ter em conta as seguintes recomendações, já que há situações em que este medicamento não deveria ser consumido ou precisaria ter especial cuidado:

  • O medicamento não deve ser ingerido no caso de ter alergia a qualquer um de seus componentes, a penicilina ou cefalosporina.
  • Também não pode ser tomado se o paciente sofrer de mononucleose infecciosa.
  • Caso apresente algum tipo de doença nos rins, é provável que o médico tenha de ajustar a dose ao paciente.
  • Não é conveniente para mulheres grávidas ou em período de lactância, elas devem sempre consultar seu médico.
2

Caso o médico tenha receitado Amoxicilina Normon 750 mg em comprimidos siga estritamente suas instruções quanto à dose e à duração do tratamento. É importante não interromper o tratamento em nenhum momento e contatar o médico de novo se considerar que a dose é muito fraca ou forte.

3

Este medicamento apresenta-se em comprimidos que devem ser administrados por via oral e acompanhados de um pouco de água. A dose diária total para pacientes adultos e crianças com um peso acima de 40 kg é de 1 comprimido de 750 mg, 3 vezes ao dia.

4

Aos pacientes com doença de Lyme, uma infecção bacteriana transmitida pelo carrapato que causa erupção localizada na pele e enrijecimento entre outros sintomas, costuma-se indicar a ingestão de 4 g de Amoxicilina a cada 24 horas. Se outros órgãos estão afetados, a dose poderia ser aumentada até 8 comprimidos (6 g) a cada 24 horas.

5

No caso de infecções por H. pylori, uma bactéria que infecciona a mucosa do estômago e que está relacionada com doenças como a gastrite crônica, a úlcera gástrica ou duodenal, é possível ingerir 2 g ao dia em doses divididas de 4 comprimidos (3 g) ao dia.

6

Para casos de mulheres com cistite simples, o tratamento costuma consistir de uma dose única de 4 comprimidos (3 g).

7

Lembre-se que antes de tomar Amoxicilina você deve consultar seu médico. Uma vez iniciado o tratamento, caso esqueça de tomar um comprimido, não tome uma dose dupla de modo compensatório.

Veja também: Para que serve Amoxicilina? - Indicações e como tomar

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Amoxicilina, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Como tomar Amoxicilina

O que lhe pareceu o artigo?

Como tomar Amoxicilina
Imagem: aenfermagem.com.br
Como tomar Amoxicilina

Voltar ao topo da página