Erros de medicação

O que fazer se esquecer de tomar o antibiótico

O que fazer se esquecer de tomar o antibiótico
Imagem: bipolar.answers.com

O antibiótico é um medicamento utilizado para o tratamento de infecções causadas por bactérias, mantendo assim um nível adequado desse remédio no sangue para poder agir contra a bactéria que está causando essa condição. Por isso é importante seguir as regras quanto aos intervalos entre doses, para que a quantidade de antibiótico necessária chegue ao sangue e consiga acabar com a infecção. Tomar antibiótico requer atenção e disciplina, caso contrário o tratamento com o remédio vai perder a sua eficácia. Se se esqueceu de tomar o antibiótico na hora certa, siga lendo este artigo de umComo e saiba o que fazer se esquecer de tomar o antibiótico.

Também lhe pode interessar: O que fazer se esquecer de tomar Qlaira

Índice

  1. Esquecer de tomar o antibiótico no dia
  2. Esquecer de tomar o antibiótico um dia
  3. Como não se esquecer de tomar antibiótico

Esquecer de tomar o antibiótico no dia

Um antibiótico deve ser tomado respeitando sempre as doses e os intervalos de horas entre doses que o seu médico ou a bula indicar, para que o remédio possa fazer o seu trabalho com sucesso.

No caso de você se esquecer de tomar o antibiótico, deverá tomar o comprimido esquecido assim que se lembrar. Depois deverá continuar a tomar as restantes doses nos horários habituais. No entanto, caso faltem apenas 2 horas para tomar a dose seguinte, não deverá tomar o comprimido esquecido e tomar apenas o próximo comprimido do antibiótico na hora correta. Isto porque se você tomar duas doses muito próximas estará a tomar uma dose muito grande, o que aumenta a chance de ocorrerem efeitos colaterais.

O que fazer se esquecer de tomar o antibiótico - Esquecer de tomar o antibiótico no dia
Imagem: hmsportugal.wordpress.com

Esquecer de tomar o antibiótico um dia

No caso de se esquecer de tomar o antibiótico por um dia ou mais, deverá consultar o médico que lhe receitou o remédio para saber qual o procedimento que deve seguir. Dependendo da sua situação, o médico pode indicar parar o tratamento com esse antibiótico e iniciar com um diferente.

Independentemente de se você se esquece de tomar o antibiótico por umas horas ou dias, é sempre recomendável consultar a bula do medicamento, pois consoante o tipo de antibiótico o procedimento pode variar. É muito importante que nunca tome duas doses de seguida, pois o antibiótico é um medicamento muito forte e ao fazer isso está a aumentar o risco de efeitos colaterais.

Como não se esquecer de tomar antibiótico

O antibiótico é um medicamento que deve ser tomado de forma a respeitar os horários, pois caso contrário não terá os efeitos desejados ou, se tomado antes da hora estipulada, poderá causar intoxicação ou não ser absorvido pelo organismo.

Por isso, os horários de tomar as doses de antibiótico devem ser adequadas à rotina do paciente. Imagine que tem de tomar um antibiótico de 12 em 12 horas, talvez o melhor seja optar por tomá-lo às 8 ou 9 horas, pois assim isso não vai interferir com o seu sono. Enquanto se você começar a tomar às 3 da tarde, terá de se levantar às 3 da manhã para tomar o antibiótico, o que para além de interferir com o seu sono aumentará as chances de esquecimento.

Outra dica para não se esquecer de tomar o antibiótico é colocar um alarme ou nota no seu celular. Além disso, deverá criar uma rotina de maneira a não se esquecer de tomar o antibiótico. O ideal seria tomar o medicamento após as refeições, assim você vai criando um hábito e vai acabar por não se esquecer.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se esquecer de tomar o antibiótico, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
alessandra
esqueci de tomar o macrodatina por um dia .para infeccaõ urinaria oq devo fazer ?posso dar segmentos ?
LUIS EVANDRO SANTOS DE SA
Prezados, Recebi a indicação para tomar Amoxicilina por 7 dias de 6 em 6 horas. No 6º dia do tratamento pulei, por esquecimento uma dose (quando lembrei, já faltavam menos de 2 horas da dose seguinte). Pergunto: acrescento esta dose "esquecida" ao final do tratamento, ficando ele com 7 dias e mais 6 horas OU mantenho os 7 dias iniciais receitados e consequentemente sobrando aquela dose "esquecida"? Obrigado.
Imagem: bipolar.answers.com
Imagem: hmsportugal.wordpress.com
1 de 2
O que fazer se esquecer de tomar o antibiótico