Partilhar

O que fazer se esquecer de tomar a injeção anticoncepcional

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 8 fevereiro 2018
O que fazer se esquecer de tomar a injeção anticoncepcional

A injeção anticoncepcional é um dos métodos que impede a gravidez indesejada, em que o anticoncepcional é injetado por via intramuscular. Este método anticoncepcional trata-se de uma injeção de hormônios que pode ser aplicada mensalmente ou trimestralmente e, atua no organismo como as pílulas. O anticoncepcional injetável tem uma ação quase que imediata e é ideal para aquelas mulheres que têm tendência a se esquecer de tomar a pílula. Mas se mesmo assim, você se esqueceu de tomar a injeção no dia certo, em umComo vamos esclarecer para você o que fazer se esquecer de tomar a injeção anticoncepcional.

Também lhe pode interessar: O que fazer se esquecer de tomar Qlaira

Como tomar injeção anticoncepcional pela primeira vez

Primeiro que tudo, vamos esclarecer para você como deve tomar este método anticoncepcional injetável. Antes de começar a tomar você deve consultar um médico, pois é ele quem lhe indicará qual o melhor para si e lhe passará a receita. Depois você tem de ir à farmácia comprar a injeção e como ela tem de ser aplicada por via intramuscular na região dos glúteos, o procedimento terá de ser feito por um médico ou farmacêutico. Se você vai tomar a injeção anticoncepcional pela primeira vez, deve saber que o primeiro dia da menstruação é o ideal para tomar a primeira dose. Isto porque, ao descer a menstruação você sabe que não está grávida, o que dá uma maior segurança para tomar este anticoncepcional injetável. Mas se quiser pode tomar a injeção anticoncepcional em qualquer dia da menstruação, desde o primeiro ao último. Depois disso, a injeção anticoncepcional deverá ser aplicada a cada 30 ou 90 dias, sem atrasos. É importante referir que no primeiro mês de uso deverá usar camisinha sempre que tiver relações sexuais, pelo menos durante os primeiros 10 dias após ter tomado a injeção.

Após tomar a primeira dose da injeção anticoncepcional, é só continuar tomando a cada 30 ou 90 dias, dependendo do anticoncepcional injetável que o seu médico lhe receitar. Porém alguns anticoncepcionais injetáveis, como o Perlutan, tem a indicação de uso entre o sétimo e o décimo dia após o início de cada menstruação. Isto pode gerar alguma confusão, pelo que será melhor tomar uma injeção a cada mês. Se você tomar a injeção antes do dia certo não tem problema, agora se você tomar depois, então corre o risco de engravidar.

Atraso na injeção anticoncepcional

A injeção anticoncepcional tem uma tolerância de atraso, que depende do tipo de injeção que você toma e de há quanto tempo você está utilizando este método. Sendo assim, o anticoncepcional injetável mensal tem uma tolerância de um dia, enquanto que os trimestrais têm uma tolerância um pouco maior. Quem já faz uso da injeção anticoncepcional há mais de um ano tem uma tolerância maior. Mas é bom referir que o ideal é tomar o anticoncepcional injetável no dia certo, sem atrasos, assim não corre o risco de engravidar.

Se você se esqueceu de tomar a injeção anticoncepcional no dia certo, deve tomá-la assim que se lembrar. Caso tenha passado a tolerância que falamos, é importante que faça um teste de gravidez para ter a certeza de que não está grávida. Depois de aplicar a injeção esquecida, deverá ter relações sexuais usando um método de barreira (camisinha) durante os primeiros 10 dias após a aplicação.

Veja também: Injeção anticoncepcional engorda? - 8 respostas esclarecedoras

O que fazer se esquecer de tomar a injeção anticoncepcional - Atraso na injeção anticoncepcional

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se esquecer de tomar a injeção anticoncepcional, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre O que fazer se esquecer de tomar a injeção anticoncepcional

O que lhe pareceu o artigo?
29 comentários
Bruna
Tive um aborto e tomei a mensigyna pela primeira vês mas não vou toma mais pra poder engravidar será que é possível eu engravidar assim que não toma mais?
Daniela
Oi esqueci te tomar a injeção trimestral faz 20 dias tem algum problema eu tomar
Adriana
Boa tarde eu tomo injeção faz 5anos mas esse mês tomei depois de 4dias de pois tem risco de engravidar
Débora Daniel da silva
esqueci tomar injeção no dia 30 hoje e dia 4 tem algum problema de tomar depois
maisa
não tomei minha enjerção trimestral e tive relação posso ficar gravidar
Cláudia Gaspar
Tive relação sexual depois de 7dias após tomar a mesigyna a possibilidade de engravidar
Larissa ramone
esqueci de tomar o anticoncepcional injetavel e menstruei novamente, no proximo mes oque acontece ?
Mary
Nao tomei injeção. Pq.esta.em falta o . faço
jane
minha mestruaçao veio dia 31 e durou 6 dias tive relaçao no 3 dia sem se previnir e so tomei a injeçao dia 11 posso estar gravida?
KATIELLY GUEDES RODRIGUES
Atrasei a injeção cerca de 10 dias. Tive relações 20 dias depois sem me prevenir. É possivel eu ter engravidado?

O que fazer se esquecer de tomar a injeção anticoncepcional
1 de 2
O que fazer se esquecer de tomar a injeção anticoncepcional

Voltar ao topo da página