Partilhar

Como tomar Perlutan pela primeira vez

Como tomar Perlutan pela primeira vez
Imagem: meuanticoncepcional.com

O Perlutan é um medicamento contraceptivo de uso injetável. Este medicamento tem como princípios ativos o acetofenido de algestona (diidroxiprogesterona) e o enantato de estradiol. Se nunca tomou Perlutan, saiba que antes é recomendável fazer um exame geral completo, em especial de investigação ginecológica, assim como com qualquer outro contraceptivo hormonal. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como tomar Perlutan pela primeira vez.

Passos a seguir:
1

É importante destacar que Perlutan é um medicamento anticoncepcional que deve ser receitado por um médico especialista ou ginecologista. Antes de iniciar o tratamento com Perlutan, assim como com qualquer outro contraceptivo hormonal, recomenda-se fazer um exame geral completo, com especial atenção à pressão arterial, abdômen, seios, órgãos pélvicos e deve-se realizar o exame de Papanicolau.

2

O Perlutan é indicado como método contraceptivo, para controlar irregularidades menstruais e como suplemento hormonal.

3

Perlutan deve ser utilizado apenas uma vez por mês em dose única. A dose recomendável de Perlutan é de uma ampola entre o sétimo e o décimo dia, de preferência no oitavo dia, após o início de cada menstruação. Assim que apresentar sangramento menstrual, deve contar esse dia como o número um. O medicamento deve ser administrado por via intramuscular profunda na região glútea. Por isso, este procedimento deve ser feito apenas por pessoal de saúde ou pessoas capacitadas. Após a administração da injeção, não deve massagear o local e deve protegê-lo com uma compressa limpa.

Como tomar Perlutan pela primeira vez - Passo 3
Imagem: orkut.com
4

O uso de Perlutan é contra-indicado nas seguintes situações:

  • Grávidas ou em período de lactação;
  • Diabetes meliato grave;
  • Histórico de complicações associadas ao uso de contraceptivos;
  • Pressão arterial alta;
  • Problemas cardíacos;
  • Problemas no fígado;
  • Glaucoma;
  • Tumores ginecológicos;
  • Sangramento genital com causa desconhecida;
  • Epilepsia;
  • Enxaqueca;
  • Obesidade ou tabagismo.

Também se deve evitar o uso deste medicamento em adolescentes que ainda não apresentem ciclos menstruais regulares.

5

Assim como qualquer outro medicamento, Perlutan pode apresentar os seguintes efeitos colaterais:

  • Vômitos e náuseas;
  • Alterações de peso e emocionais;
  • Coceira na vagina;
  • Pressão arterial alta;
  • Dores nos seios;
  • Acne;
  • Amenorréia;
  • Dismenorréia;
  • Hemorragias entre menstruações;
  • Tonturas;
  • Cefaleias severas;
  • Alterações da líbido;
  • Ciclo menstrual mais curto;
  • Fotossensibilização.

No caso de surgir algum dos sintomas acima referidos, deve suspender de imediato a utilização de Perlutan e consultar o seu médico.

Veja também: Injeção anticoncepcional engorda? - 8 respostas esclarecedoras

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Perlutan pela primeira vez, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Nunca tome Perlutan sem antes consultar o seu ginecologista ou um médico especialista.

Escrever comentário sobre Como tomar Perlutan pela primeira vez

455 comentários
Joselia
Eu tomei o perlutan pela primeira vez dia 1 desse mês e minha menstruação desceu dia 16 muito antes do insperado, tenho qué tomar novamente o perlutan ou só dia primeiro.
flavia
ola se eu tomar a perlutan pela primeira vez, 2 dias depois da minha menstruação ter ido em bora, o efeito dela continua o mesmo ? e a minha menstruação veio muito pouca porem não estou gravida !!!!
Rayanne
Tomei a Perlutan pela primeira vez no primeiro dia da minha menstruação. E não no oitavo. Isso no dia 04/04.
Tive relações sexuais sem proteção após 10 dias e no dia seguinte tomei a pílula do dia seguinte.
Tive sangramento do dia 25/04 ao dia 29/04. Mas não tomei a segunda injeção pois ainda estava dentro do mesmo mês.
Eu não sabia se era escape ou menstruação.
Tomei a segunda injeção no dia 04/05, um mês depois que tomei a primeira, exatamente na mesma data.
Menstruei do dia 23/05 ao dia 28/05.
Quero saber se tomo até o décimo dia que é o indicado na bula (do 7 ao 10 dia) ou espero o dia 04/06, que completa um mês da segunda injeção?
A forma que venho tomando tá correta? Estou protegida? Como devo prosseguir nas próximas aplicações?
Luana souza
Tomei a perlutan pela primeira vez. Quanto tempo pra fazer efeito. Posso ter relação no mesmo dia,posso engravidar.
Edmara Reis
Quero tomar perlutam mas ,Não sei como funciona?
mirelle
tomei pela primeira vez o perlutan mes passado dia 25, porem dia 11 desceu minha mestruação,... bem antes do esperado, é normal? e esta me dando fraqueza nesta mestruação
A sua avaliação:
ilton cabral
só curiosidade minha mesmo.
larissa
minha mestruação SEMPRE vem e fica 3 a 4 dias sera que posso tomar o perlutan nesse periodo mesmo?
A sua avaliação:
talita
ola tomei a perlutan e no quarto dia tive relaçao esta desendo uns pedaços de sangue mais eu n to mestruando posso esta gravida
arlete rodrigues
ola tomo perlutan pela segunda vez e minha mestruaçao volta na hora q tomo e quando vem a mestruaçao passo 8 dias e quando nao tomava era so 4 dias queria sabe pq

Como tomar Perlutan pela primeira vez
Imagem: meuanticoncepcional.com
Imagem: orkut.com
1 de 2
Como tomar Perlutan pela primeira vez

Voltar ao topo da página