Como tomar Perlutan pela primeira vez
O Perlutan é um medicamento contraceptivo de uso injetável. Este medicamento tem como princípios ativos o acetofenido de algestona (diidroxiprogesterona) e o enantato de estradiol. Se nunca tomou Perlutan, saiba que antes é recomendável fazer um exame geral completo, em especial de investigação ginecológica, assim como com qualquer outro contraceptivo hormonal. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como tomar Perlutan pela primeira vez.
Passos a seguir:
É importante destacar que Perlutan é um medicamento anticoncepcional que deve ser receitado por um médico especialista ou ginecologista. Antes de iniciar o tratamento com Perlutan, assim como com qualquer outro contraceptivo hormonal, recomenda-se fazer um exame geral completo, com especial atenção à pressão arterial, abdômen, seios, órgãos pélvicos e deve-se realizar o exame de Papanicolau.
O Perlutan é indicado como método contraceptivo, para controlar irregularidades menstruais e como suplemento hormonal.
Perlutan deve ser utilizado apenas uma vez por mês em dose única. A dose recomendável de Perlutan é de uma ampola entre o sétimo e o décimo dia, de preferência no oitavo dia, após o início de cada menstruação. Assim que apresentar sangramento menstrual, deve contar esse dia como o número um. O medicamento deve ser administrado por via intramuscular profunda na região glútea. Por isso, este procedimento deve ser feito apenas por pessoal de saúde ou pessoas capacitadas. Após a administração da injeção, não deve massagear o local e deve protegê-lo com uma compressa limpa.
O uso de Perlutan é contra-indicado nas seguintes situações:
- Grávidas ou em período de lactação;
- Diabetes meliato grave;
- Histórico de complicações associadas ao uso de contraceptivos;
- Pressão arterial alta;
- Problemas cardíacos;
- Problemas no fígado;
- Glaucoma;
- Tumores ginecológicos;
- Sangramento genital com causa desconhecida;
- Epilepsia;
- Enxaqueca;
- Obesidade ou tabagismo.
Também se deve evitar o uso deste medicamento em adolescentes que ainda não apresentem ciclos menstruais regulares.
Assim como qualquer outro medicamento, Perlutan pode apresentar os seguintes efeitos colaterais:
- Vômitos e náuseas;
- Alterações de peso e emocionais;
- Coceira na vagina;
- Pressão arterial alta;
- Dores nos seios;
- Acne;
- Amenorréia;
- Dismenorréia;
- Hemorragias entre menstruações;
- Tonturas;
- Cefaleias severas;
- Alterações da líbido;
- Ciclo menstrual mais curto;
- Fotossensibilização.
No caso de surgir algum dos sintomas acima referidos, deve suspender de imediato a utilização de Perlutan e consultar o seu médico.
Veja também: Injeção anticoncepcional engorda? - 8 respostas esclarecedoras
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Perlutan pela primeira vez, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.
Conselhos
- Nunca tome Perlutan sem antes consultar o seu ginecologista ou um médico especialista.