Outros Saúde na mulher

Injeção anticoncepcional engorda? - 8 respostas esclarecedoras

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. 8 fevereiro 2018
Injeção anticoncepcional engorda? - 8 respostas esclarecedoras

As injeções anticoncepcionais funcionam como as pílulas: inibem a ovulação. A principal diferença é o método de aplicação, que pode ser feito a mês ou a cada 3 meses. No entanto, por se tratar de um método com mais hormônios, muitas pessoas pessoas querem saber a injeção anticoncepcional engorda mesmo. Para explicar o que acontece, o umCOMO preparou este artigo sobre todos os efeitos da injeção anticoncepcional e tudo aquilo que você quer saber: qual anticoncepcional engorda menos, quem pode tomar, quem deve tomar, quando nunca tomar e outras dúvidas!

Índice

  1. Afinal, injeção anticoncepcional engorda ou emagrece?
  2. Efeitos colaterais das injeções anticoncepcionais
  3. Injeção anticoncepcional: quem pode tomar?

Afinal, injeção anticoncepcional engorda ou emagrece?

Engorda. De acordo com um estudo publicado pelo 'American Journal of obstetrics and gynecology[1], em 2009, foi comprovado que a injeção anticoncepcional pode engordar com mais probabilidades do que o anticoncepcional oral. Enquanto a pílula oral é conhecida por engordar por seus efeitos de retenção de líquidos, na pílula injetável, além da retenção de líquidos, foi identificado também um acúmulo de gordura corporal.

Oficialmente, no documento de assistência ao planejamento familiar[2] divulgado pelo Ministério da Saúde, o aumento pode ser um dos efeitos colaterais dos anticoncepcionais injetáveis. O que não significa que esse efeito será sofrido por todas que usam os anticoncepcionais injetáveis como métodos contraceptivos.

A principal explicação para esse efeito acentuado em relação às versões orais é a maior quantidade de hormônios que é injetada em cada dose. No caso das injeções trimestrais, essa concentração é ainda mais alta. Quanto mais hormônios, mais chances de sofrer desse efeito.

Injeção anticoncepcional engorda muito?

No entanto, é muito importante ressaltar que nem todos estão sujeitos a sofrer desse efeito e o ganho de peso pode variar para cada pessoa. Na internet existem relatos que vão desde 2 kg a 6 kg de diferença na balança, embora não exista um parâmetro oficial para estabelecer o quanto a injeção anticoncepcional possa engordar.

Mesmo assim, apesar do 'empurrãozinho' que a injeção anticoncepcional dá, isso sempre pode ser controlado com uma dieta balanceada e exercícios, são estes os hábitos que farão a maior diferença no seu corpo.

Qual injeção anticoncepcional engorda mais?

Na hora de escolher a injeção anticoncepcional, muitas mulheres usam o critério 'ganho de peso' como referência para escolher uma marca. Não existe um ranking de anticoncepcionais que engordam menos ou mais, a orientação médica é o que mais pode te ajudar a encontrar um anticoncepcional injetável que não engorde de acordo com seus hábitos e organismo.

Os anticoncepcionais injetáveis podem ser mensais ou trimestrais, sendo que os trimestrais são os que têm o progestogênio isolado e, portanto, maiores chances de ganho de peso por essa concentração.

Na internet você encontra relatos de mulheres que afirmam que Perlutan engorda e a a injeção Mesigyna costumam ter mais efeitos colaterais de ganho de peso. No Brasil, os mais vendidos são o Noregyna, Depo Provera, Mesygna, Perlutan, Ciclovular, Cyclofenuba e Unocicla.

Efeitos colaterais das injeções anticoncepcionais

Os anticoncepcionais injetáveis podem ser mensais ou trimestrais e cada um tem suas características específicas, prós e contras com a reação de cada organismo. Oficialmente registrados de maneira geral, de acordo com o Ministério da Saúde, os efeitos secundários maios comuns dos anticoncepcionais injetáveis podem ser:

  • Ausência de menstruação (amenorreia);
  • Sangramento e menstruação irregular;
  • Dor de cabeça;
  • Mudanças de humor;
  • Irritação e nervosismo;
  • Aumento de peso.

Benefícios das injeções anticoncepcionais

Os motivos pelos quais muitas mulheres optam pelas injeções anticoncepcionais vão além do fato de ser um método contraceptivo que não tem a chance de esquecimento de tomar a pílula. Em alguns casos, médicos podem indicar as injeções anticoncepcionais para tratar outros problemas como endometriose e cistos no ovário.

As injeções anticoncepcionais, além de prevenir uma gravidez indesejada, podem ser indicadas para reduzir o as chances de desenvolver os seguintes problemas:

  • Doença inflamatória pélvica;
  • Câncer de endométrio;
  • Câncer de ovário;
  • Anemia falciforme;
  • Cisto de ovário.

Injeção anticoncepcional: quem pode tomar?

Qualquer remédio anticoncepcional, seja ele oral ou injetável, deve ser indicado por um médico. Com base nas necessidades e histórico de saúde da paciente o médico escolhe o remédio mais adequado para cada situação. Mas, existe um grupo de pessoas que estritamente não deve usar a injeção anticoncepcional sem a indicação de um médico:

Contraindicações da injeção anticoncepcional

  • Suspeita de gravidez;
  • Gravidez;
  • Sangramento vaginal sem explicação
  • Lactantes com menos de 6 semanas após parto;
  • Cirrose hepática grave;
  • Tumores hepáticos;
  • Câncer de mama;
  • Histórico de câncer de mama;
  • Hipertensão arterial;

Injeção anticoncepcional para quem amamenta

Existem muitas dúvidas quanto ao uso de anticoncepcionais injetáveis para lactantes. Estes casos também devem ser acompanhados por um médico ou pediatra, mas de forma geral, as injeções anticoncepcionais não devem ser usadas por quem amamenta com menos de 6 semanas após o parto.

Não deixe de conferir: O que fazer se esquecer de tomar a injeção anticoncepcional

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Injeção anticoncepcional engorda? - 8 respostas esclarecedoras, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • As injeções de anticoncepcionais não protegem contra DSTs. Use camisinha mesmo assim.
Referências
  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19254592
  2. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0102assistencia2.pdf
Bibliografia
  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0102assistencia2.pdf
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Ingrid Alves
Eu tomo injeção tem que esperar um mês pra fazer efeito só depois de um mês q loco trazar sem camisinha
ingridhenriques@gmail.com
a mesygina engorda com quantas apricacoas
Injeção anticoncepcional engorda? - 8 respostas esclarecedoras