Anti-inflamatório corta o efeito do anticoncepcional?
A invenção da pílula anticoncepcional foi um dos maiores marcos de libertação sexual da mulher. Atingindo níveis de eficácia de quase 100% quando tomados da maneira correta, os contraceptivos orais ajudam a prevenir uma gravidez indesejada - mas não previnem a transmissão de doenças. Por isso, o uso da camisinha continua sendo importante mesmo que você tome anticoncepcional. Ainda há outro problema: alguns medicamentos podem cortar ou reduzir o efeito da pílula, deixando a mulher exposta a uma gravidez. Para esclarecer, o umCOMO reuniu informações para responder a questão: anti-inflamatório corta o efeito do anticoncepcional?
Anti-inflamatório corta o efeito do anticoncepcional?
A resposta para essa pergunta é sim. De acordo com Raquel Rizzi, presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, em entrevista ao Portal Uol[1], os anti-inflamatórios podem cortar o efeito do anticoncepcional devido a maneira como esses medicamentos são metabolizados no organismo.
Como isso é possível?
- Os anti-inflamatórios e os anticoncepcionais são metabolizados no mesmo órgão: o fígado;
- O fígado processa o anti-inflamatório primeiro;
- Como esse procedimento toma conta do fígado, o anticoncepcional é descartado pelo organismo.
No entanto, para saber as interações de determinado medicamento com um anticoncepcional é preciso sempre olhar a bula.
O que corta o efeito do anticoncepcional
Saiba quais são os principais anti-inflamatórios comercializados no mercado e se eles cortam ou não o efeito do anticoncepcional:
Nimesulida corta o efeito do anticoncepcional?
De acordo com o ginecologista Heitor Rodrigues, em resposta ao portal Doctoralia[2], a nimesulida não corta o efeito do anticoncepcional.
Leitura complementar: Para que serve o Nimesulida
Diclofenaco corta o efeito do anticoncepcional?
Os anticoncepcionais não se encontram na lista de interações medicamentosas da bula do diclofenaco[3]. Por isso, ele não corta o efeito dos contraceptivos orais.
Mais informações em: Como tomar Diclofenaco
Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional?
De acordo com a Dra. Nicole Geovana em resposta ao portal Médico Responde[4], o uso do Ibuprofeno não prejudica em nada os efeitos da pílula anticoncepcional.
Veja também: O que acontece se tomar Ibuprofeno e beber álcool
Torsilax corta o efeito do anticoncepcional?
Segundo a bula do Torsilax[5], esse medicamento não é capaz de cortar os efeitos das pílulas anticoncepcionais. Portanto, fique tranquila caso precise tomá-lo!
Leitura complementar: Como tomar Torsilax
Dipirona corta o efeito do anticoncepcional?
De acordo com informações extraídas da bula da Dipirona[6], não há interação entre esse medicamento e os contraceptivos orais. Por isso, a dipirona não corta o efeito do anticoncepcional.
Como você pode ver, os anti-inflamatórios mais receitados e populares não causam qualquer prejuízo à eficácia dos contraceptivos orais. Na dúvida, sempre leia a bula do medicamento - a informação estará disponível na seção "interações medicamentosas".
Sugestão: Como tomar Dipirona
Diarreia leve corta o efeito do anticoncepcional?
De fato, a diarreia e o vômito (mesmo que leves) cortam o efeito do anticoncepcional caso você tenha tomado a pílula e passado mal até quatro horas depois de ter ministrado o medicamento. Isso ocorre porque a pílula é expulsa do corpo mesmo antes de poder ser metabolizada, ou seja, ela não chega nem a surtir os efeitos esperados no organismo (o que só ocorre totalmente passadas essas quatro horas).
Por isso, caso você tome anticoncepcional e esteja passando por vômitos e diarreias, é importante adotar outros métodos contraceptivos (como a camisinha, por exemplo) para evitar uma gravidez indesejada. Você pode conferir outras informações no nosso artigo sobre o que pode cortar o efeito do anticoncepcional.
Antialérgico corta o efeito do anticoncepcional?
Os antialérgicos mais comuns (como o Polaramine ou Histamin) não cortam o efeito do anticoncepcional. Dessa forma, você pode tomá-los sem medo de ter uma gravidez indesejada. Mas na dúvida é sempre importante ler a bula dos medicamentos. Você pode acessar mais informações em nosso artigo "Antialérgico corta efeito do anticoncepcional?".
Lista de remédios que cortam o efeito do anticoncepcional
Apesar da maioria dos anti-inflamatórios e antialérgicos serem seguros para tomar com anticoncepcional, alguns remédios cortam o efeito da pílula contraceptiva. Por isso, caso você esteja tomando algum deles, é muito importante utilizar um método contraceptivo de barreira, como a camisinha, caso queira manter longe a possibilidade de uma gravidez. Esses medicamentos pertencem às seguintes classes:
Antibióticos
- Amoxacilina;
- Ampicilina;
- Ácido clavulânico;
- Ciclacilina;
- Cloranfenicol;
- Dapsona;
- Doxicilina;
- Eritromicina;
- Metronidazol;
- Oxacilina,;
- Rifampincina;
- Tetraciclina.
Anticonvulsionantes
- Carbamazepina;
- Fenobarbital;
- Fenitoín;
- Oxcarbazepina;
- Primidona;
- Topiramato.
Antifúngicos
- Griseofulvina
Diuréticos
- Espironolactona
Alguns chás também cortam o efeito do anticoncepcional, sendo o principal deles o chá de erva de são-joão ou hipérico (também utilizada em medicamentos fitoterápicos para depressão e ansiedade).
Você pode ter acesso a outras informações pertinentes no artigo Quais os remédios que cortam os efeitos do anticoncepcional.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Anti-inflamatório corta o efeito do anticoncepcional?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.
- http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u984548.shtml
- https://www.doctoralia.com.br/medicamento/nimesulida-12709/pergunta/nimesulida-corta-o-efeito-do-anticoncepcional-1353046
- https://consultaremedios.com.br/diclofenaco-sodico-cimed/bula
- https://medicoresponde.com.br/tag/ibuprofeno/
- https://consultaremedios.com.br/torsilax/bula
- http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9436362013&pIdAnexo=1857552