Outros Saúde na mulher

Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional?

Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional?

Sem dúvidas, a invenção da pílula anticoncepcional (uma das principais formas de contracepção disponíveis hoje no mercado) foi um marco para a vida sexual das mulheres. Tomando a pílula da forma correta (sempre no mesmo horário, sem interações medicamentosas), a taxa de eficácia para evitar uma gravidez chega a quase 100%. Portanto, trata-se de um método seguro para aquelas que não querem ter filhos. No entanto, alguns medicamentos podem diminuir ou anular o efeito do anticoncepcional oral no organismo. No umCOMO responderemos Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional? e outras dúvidas. Confira!

Índice

  1. Medicamentos anti-inflamatórios podem cortar o efeito do anticoncepcional?
  2. Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional?
  3. Ibuprofeno corta a menstruação?
  4. Quais medicamentos cortam o efeito do anticoncepcional?

Medicamentos anti-inflamatórios podem cortar o efeito do anticoncepcional?

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, Raquel Rizzi, em entrevista ao Portal Uol[1], é possível que ocorra uma interação entre esses dois tipos de medicamentos. Isso ocorre porque tanto os anticoncepcionais quanto os anti-inflamatórios são metabolizados pelo fígado. Se este órgão processa o anti-inflamatório antes do anticoncepcional, há uma sobrecarga e o anticoncepcional é descartado.

Mas não se desespere! Continue lendo este artigo para entender se o Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional.

Leitura complementar: Anti-inflamatório corta o efeito do anticoncepcional?

Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional?

O Ibuprofeno é um dos anti-inflamatórios mais populares, atuando sobretudo contra dores leves e moderadas. Fique tranquila, você pode tomar ibuprofeno sem medo: segundo a bula desse medicamento[2], não há interação entre ele e nenhum anticoncepcional, portanto ele não corta seu efeito.

Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional Ciclo 21, Ibruprofeno corta o efeito do anticoncepcional Selene? Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional injetável? Não! Na dúvida, leia a bula do seu contraceptivo oral.

Confira nosso artigo sobre como tomar ibuprofeno.

Buscopan corta o efeito do anticoncepcional?

De acordo com a bula do Buscopan[3], este medicamento e o anticoncepcional não interagem, portanto o Buscopan não corta o efeito do anticoncepcional. O mesmo vale para o Buscofem[4], portanto fique tranquila se sua dúvida for "buscofem corta o efeito do anticoncepcional?". São medicamentos seguros e usados sobretudo para o tratamento de cólicas menstruais.

Pode tomar Nimesulida e anticoncepcional?

Sim. Segundo a bula deste medicamento[5], não há interações entre a nimesulida e o anticoncepcional oral. Lembre-se sempre que na dúvida a fonte mais confiável é a própria bula do seu anticoncepcional, que deve apresentar uma lista dos medicamentos e substâncias que interagem com a pílula e diminuem sua eficácia.

Ibuprofeno corta a menstruação?

Você já ouviu falar que o Ibuprofeno corta o fluxo menstrual? Na verdade, esse é um grande mito que não foi confirmado por nenhuma fonte especializada. Tomar muito ibuprofeno para cortar a menstruação pode levar a problemas graves, como uma super dosagem do medicamento no organismo. Tome bastante cuidado!

Confira também nosso artigo Posso tomar Ibuprofeno grávida.

Quais medicamentos cortam o efeito do anticoncepcional?

Há vários remédios que cortam o efeito da pílula. Segundo artigo publicado na Revista Contexto & Saúde[6], os principais medicamentos que cortam o efeito do anticoncepcional são os antibióticos, usados para combater infecções bacterianas no organismo. Confira a seguir uma lista com os principais antibióticos que cortam o efeito do anticoncepcional:

  • Amoxacilina;
  • Ampicilina;
  • Ácido clavulânico;
  • Ciclacilina;
  • Cloranfenicol;
  • Dapsona;
  • Doxicilina;
  • Eritromicina;
  • Metronidazol;
  • Oxacilina,;
  • Rifampincina;
  • Tetraciclina.

O álcool e o tabaco também são citados pelas autoras do artigo como fatores que podem reduzir o efeito da pílula. Algumas outras classes de medicamentos também interferem no efeito do anticoncepcional. Confira:

Anticonvulsionantes

  • Carbamazepina;
  • Fenobarbital;
  • Fenitoín;
  • Oxcarbazepina;
  • Primidona;
  • Topiramato.

Antifúngicos

  • Griseofulvina

Diuréticos

  • Espironolactona

De acordo com artigo publicado na revista Inova Saúde[5], alguns medicamentos fitoterápicos (a base de plantas) fornecidos pelo SUS também podem interagir com a medicação anticoncepcional, sendo o principal deles a espinheira santa.

Outros medicamentos fitoterápicos como a erva de são joão e o hipérico costumam constar na bula da maioria dos anticoncepcionais como tratamentos não indicados, uma vez que cortam o efeito da pílula. Apesar de serem substâncias "naturais", ainda assim é preciso tomar cuidado.

Se você tem interesse neste assunto, confira nosso artigo sobre quais os remédios que cortam os efeitos do anticoncepcional.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u984548.shtml
  2. https://consultaremedios.com.br/ibuprofeno/bula
  3. https://consultaremedios.com.br/buscopan-drageas/p#bula
  4. WENZEL, C.; FRASSON, A. P. Os Anticoncepcionais Orais e suas Interações Medicamentosas. Revista Contexto & Saúde, v. 3, n. 04, p. 95-96, 28 maio 2013.
  5. Rafaela Dutra Felten, Karen Magnus, Lidiane Santos, Alessandra Hubner de Souza. INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ASSOCIADAS A FITOTERÁPICOS FORNECIDOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Revista Inova Saúde, Criciúma, vol. 4, n. 1, jul. 2015.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Lorraine
ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional ciclo 21??
A sua avaliação:
Miranda Jesus
pensei que ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional injetável, bom saber que não
Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional?