Partilhar

Posso tomar Ibuprofeno grávida

Posso tomar Ibuprofeno grávida
Imagem: mibebeyyo.com

O Ibuprofeno é um dos medicamentos mais abrangentes e utilizados para combater praticamente qualquer dor leve ou moderada e doenças de caráter inflamatório. É importante saber como tomá-lo para não exceder seu uso e ultrapassar as quantidades máximas recomendadas, bem como consultar o médico antes de iniciar qualquer tratamento. Durante a gravidez, muitas mulheres perguntam se podem ou não tomar este fármaco tão popular, pois os tipos de medicamentos que podem consumir são muito limitados. Se é o seu caso e quer saber se pode tomar Ibuprofeno grávida, continue lendo este artigo de umComo e descubra.

Também lhe pode interessar: Posso tomar amoxicilina e ibuprofeno?
Passos a seguir:
1

Quando uma mulher está grávida NÃO é recomendável a administração de nenhum medicamento do tipo Ibuprofeno durante o primeiro e segundo trimestre da gravidez. Este fármaco pode aumentar o risco do feto sofrer anomalias congênitas e abortos, por isso o médico deve ser consultado antes de tomá-lo. Só em situações em que seja estritamente necessário tomá-lo, o médico receitará tomar a dose mínima possível.

2

Durante o terceiro trimestre da gravidez a administração de Ibuprofeno está totalmente contraindicada, já que poderia provocar o fechamento dos canais do coração do bebê e danificá-lo gravemente. Ao longo dos dois trimestres anteriores o médico pode receitar a dose mínima possível, mas quando atingir o terceiro trimestre, seu uso deixa de ser recomendado por completo.

3

Tomar Ibuprofeno durante a última etapa da gravidez, também pode causar a diminuição da quantidade de líquido amniótico e o consequente atraso ou prolongamento do parto. Em qualquer dos trimestres, a ingestão de Ibuprofeno aumenta as possibilidades de sofrer um aborto espontâneo. E, se for uma mulher em idade fértil e está tentando conceber, deve saber que este fármaco reduz a produção de prostaglandinas, necessárias para produzir a ovulação e implantação do embrião na parede do útero. Por conseguinte, este medicamento reduz a capacidade para conceber e, portanto, seu uso não é recomendado se você está tentando ter um bebê.

4

Mas, se não é possível tomar Ibuprofeno grávida, que medicamento é recomendado utilizar? Quando uma mulher grávida sofre de dores leves ou moderadas, ou inflamação de alguma área, casos em que tomaria Ibuprofeno, é aconselhável tratá-la com Paracetamol, já que sua atuação é a nível local e não tem porque danificar o bebê. Lembre-se de que você deve sempre consultar seu médico sobre quais medicamentos tomar em função da doença e da etapa da gestação em que esteja.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso tomar Ibuprofeno grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Posso tomar Ibuprofeno grávida

27 comentários
Su
É possível perder um feto tomando ibuprofeno?
Nayara
Iai meninas alguem ai abortou com ibuprofeno ?
Luana
Olá, estou de 15 semanas e tomei 2 comp. de Ibuprofeno, e assim de 6 em 6 horas. Assim ele ajuda no aborto?
Nayara
Luana Ola vc conseguiu abortar
A sua avaliação:
Gisele
Tomei três comprimidos num dia só estou com 6 mese
A sua avaliação:
karina tomkiel
acho q estou gravida,e tomei uma grande quantidade deibuprofeno,tem risco de aborto estantaneo
Nayara
Oi vc abortou ?
A sua avaliação:
TANIA DA SILVA SANTOS
ola tomar medicamentos como ibuprofeno no ultimo trimestre tras risco ao bebe e pode levar ao aborto?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Tania! O Ibuprofeno está contra-indicado para o último trimestre da gravidez, mas em caso de dúvidas converse sempre com o seu médico primeiro. Obrigada pelo comentário e tudo de bom :)
A sua avaliação:
Tainara
Tomei ibuprofeno sem saber que estava grávida e tive um aborto espontâneo às 9 semanas.
nayara
Ola vc tomou quantos ?
Daiane
Olá me chamo Daiane e estou muito preocupada pois estava com muita dor de dente e acabei tomando um comprimido de ibuprofeno e agora estou muito preocupada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Daiane! Mas você está grávida?
Bruna Kelly
Estou gravida e estou com 2meses, mas sinto muita dor de de dente e também estou com a garganta inflamada. ... gostaria de saber se posso tomar ibuprofeno.
Dilmara de Santana dos Santos
Senti uma forte dor de ouvido com o desespero pra acabar com a dor tomei um comprimido de ibo profano e 47 gotas de paracetamol e estou com 3 meses de gravidez tem algum risco de aborto ou algo parecido

Posso tomar Ibuprofeno grávida
Imagem: mibebeyyo.com
Posso tomar Ibuprofeno grávida

Voltar ao topo da página