Dar injeções

Como aplicar uma medicação por via intramuscular

Como aplicar uma medicação por via intramuscular

A via intramuscular é uma das quatro vias parenterais que existem para a administração de medicamentos. Na hora de administrar uma medicação deve-se agir sistematicamente, cumprindo uma série de passos: preparar o material necessário, preparar o medicamento, escolher o local da injeção, administrar o medicamento.Os passos a seguir na hora de aplicar a injeção intramuscular são os seguintes:

Vai precisar de:
  • Algodão ou chumaço.
  • Antisséptico.
  • Seringa.
Também lhe pode interessar: Como aplicar injeções intramusculares
Passos a seguir:
1

Antes de injetar o medicamento, desinfetaremos a pele. Para isso passaremos um pedaço de algodão ou gaze impregnada de antisséptico no centro da região escolhida.

2

Posteriormente e com um movimento que desenhe uma espiral para fora, cobriremos um diâmetro de uns 5 cm. Com isso "varreremos" para o exterior os germes dessa região da pele, coisa que não conseguiremos se o movimento que fizermos com a gaze for da direita para a esquerda ou de cima para baixo.

3

A agulha pode ser introduzida tanto mediante o sistema fechado (seringa e agulha conectadas) como mediante o sistema aberto (seringa e agulha separadas). No que coincide é que a agulha deve ser introduzida formando um ângulo de 90º com um único movimento, firme e seguro.

4

Antes de introduzir o medicamento, sempre se deve aspirar para ver se conectamos com um vaso. Em caso afirmativo, devemos extrair a agulha e injetá-la novamente em outro lugar.

5

O medicamento deve ser injetado lentamente já que, além de ser menos doloroso, daremos tempo para que seja distribuído pelo músculo. Como média empregaremos um minuto - e nunca menos de trinta segundos - em introduzir 5 ml da substância.

6

Durante todo o procedimento iremos observando como vai reagindo o paciente e perguntaremos se tem dor, se sente tontura, etc.

7

Após ter administrado todo o medicamento, esperaremos uns dez segundos antes de retirar a agulha, pois assim evitaremos qualquer perda de medicação.

8

Em seguida colocaremos a gaze com o antisséptico justamente sobre o ponto da injeção - ao segurar a pele minimizaremos, dentro do possível, a dor - e retiraremos a agulha delicadamente, mas de forma rápida.

9

Posteriormente faremos uma suave pressão, enquanto friccionamos ligeiramente a região para evitar que o medicamento se acumule e assim favorecer sua absorção.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aplicar uma medicação por via intramuscular, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Este tipo de procedimento deve ser realizado por pessoal de saúde ou pessoas capacitadas.
  • Observe que não passe a medicação por um vaso.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
viviane
Muito muitas pessoas aplicam e retiram rápido demais agulha fazendo retorno medicamento . dica simples e eficaz
Como aplicar uma medicação por via intramuscular