PARTILHAR

Como aplicar injeções intramusculares

Como aplicar injeções intramusculares
Imagem: washingtonhospital.kramesonline.com

As injeções intramusculares são um tipo de via de administração parenteral de fármacos. A substância é introduzida no músculo com a ajuda de uma seringa e uma agulha, para que de forma fisiológica o medicamento seja absorvido por meio de seus capilares sanguíneos. Emprega-se na maioria dos casos em que a via oral não é factível ou suficientemente rápida; é mais segura que a via endovenosa e a absorção é a mesma. Em umComo.com.br queremos explicar-lhe como administrar injeções intramusculares.

Passos a seguir:
1

Antes de administrar qualquer fármaco precisamos comprovar devidamente cinco coisas corretas:

  • Nome do paciente
  • Fármaco a administrar
  • Dose
  • Via
  • Hora de administração
2

Antes de preparar a medicação é de vital importância saber se o paciente tem alergias farmacológicas . Em caso afirmativo, certifique-se que o fármaco que vai administrar não contém nenhuma substância alérgica para o paciente.

3

A zona mais comum de administração é o glúteo , exatamente no primeiro quadrante: lateral superior e exterior. Por isso o paciente deverá ser posicionado de bruços.

4

Às vezes, os fármacos que se injetam intramuscularmente não vêm preparados para a administração direta, já que o mais normal é que o medicamento venha em uma ampola (ampola de cristal). O primeiro passo a seguir é quebrar a ponta da ampola: você vai perceber que há um ponto ou uma linha na mesma, ajude com um algodão para quebrar na parte assinalada. Para preparar a injeção, você deverá preparar uma seringa de 5 ml e uma agulha endovenosa: deverá uni-las e retirar a tampa da agulha com cautela.

Como aplicar injeções intramusculares - Passo 4
Imagem: bvs.minsa.gob.pe
5

Em segundo lugar, para administrar uma injeção intramuscular, você deverá colocar o fármaco na seringa. Para isso, trate de encaixar a agulha dentro da ampola. Em seguida, levante e dê a volta para abaixo. Ao mesmo tempo em que o mantém no alto, terá que absorver o líquido da ampola. Para isso basta empurrar o embolo da seringa para trás.

Como aplicar injeções intramusculares - Passo 5
Imagem: chospab.es
6

A seguir, prepare um algodão úmido com álcool e outro seco. Com o primeiro, limpe a zona glútea onde vai colocar a agulha. Depois troque a agulha endovenosa por uma intramuscular.

Como aplicar injeções intramusculares - Passo 6
Imagem: taringa.net
7

Avise o paciente que vai administrar a injeção e que pode ser um pouco doloroso. Posicione o bisel da agulha para cima, coloque a agulha no glúteo formando um ângulo de 90º e seja direto na hora de fincá-la, como se fosse um dardo.

Como aplicar injeções intramusculares - Passo 7
Imagem: virtual.remington.edu.co
8

Introduza o fármaco pressionando o embolo para dentro de forma lenta e contínua. Quando já não tiver substância, retire a agulha e pressione o ponto de inserção com o algodão seco.

Como aplicar injeções intramusculares - Passo 8
Imagem: washingtonhospital.kramesonline.com
9

Uma vez que o paciente esteja preparado, pode se levantar lentamente da maca.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aplicar injeções intramusculares, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
hellyamaral
No comentário 7 diz que o bisel tem que ficar virado pra cima. Não concordo, pois o bisel tem que ficar de lado para quem tá aplicando, porquê? para poder acompanhar as fibras musculares
A sua avaliação:
Mayane
No tópico 7 o bisel deve ser lateralizado, pois se colocar pra cima danifica as fibras musculares causando dor no local.
A sua avaliação:
Bárbara Duarte
No número 7 diz que o bisel é virado para cima, creio eu que esteja errado já que o bisel deveria ser lateralizado pós com o bisel lateralizado ele causa menos danos as fibras musculares
A sua avaliação:
idenilson araujo
gostei mto prático
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Idenilson! Que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Clark
Ola Sara, Na impossibilidade de uma outra pessoa aplicar a injecao, tem como fazer sozinho? Quais os riscos?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Clark! Não recomendo que faça isso a você mesmo e tente que seja mesmo uma pessoa capacitada para tal a fazê-lo. Obrigada pelo seu comentário!
Ananda
Toda injeção subcutânea o bizel deverá ser para cima?
danilo vidal
Comecei a fazer autohemoterapia faz 3 meses. Minha esposa aplica em mim mas constantemente estamos tendo dificuldade em aplicar no glúteo pois começa a ficar duro o não sai mais sangue da seringa. Uso a agulha 25 X 0,7
Fabiana
Posso injetar anticoncepcional no braço?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fabiana, o anticoncepcional injetável deve ser administrado por um profissional de saúde capacitado.
irene
Obrigada, sempre é bom estar informado e atualizado!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Irene, que bom saber isso! Muito obrigada e continue nos acompanhando :)
Silvia Hoffman
Muito bom a mmatéria.Gostaria de receber material novo.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvia, que bom que você gostou! Pode sempre subscrever à nossa newsletter e ficar a par das últimas novidades :)
Como aplicar injeções intramusculares
Imagem: washingtonhospital.kramesonline.com
Imagem: bvs.minsa.gob.pe
Imagem: chospab.es
Imagem: taringa.net
Imagem: virtual.remington.edu.co
Imagem: washingtonhospital.kramesonline.com
1 de 6
Como aplicar injeções intramusculares

Voltar ao topo da página ↑