Outros medicamentos

Posso tomar anti-inflamatórios frequentemente?

Posso tomar anti-inflamatórios frequentemente?

Os anti-inflamatórios agem inibindo duas enzimas, a primeira é chamada de ciclooxigenase e a outra é a prostaglandina, responsáveis pela inflamação e pela dor, respectivamente. Porém, estas substâncias não são somente maléficas, mas se manifestam quando ocorre uma inflamação. Quando uma pessoa toma um anti-inflamatório - quando possui alguma inflamação - ele inibe tanto os efeitos maléficos quanto benéficos liberados por estas substâncias.

Neste artigo, umComo fala um pouco sobre o assunto e responde a pergunta: posso tomar anti-inflamatório frequentemente?

Efeitos do anti-inflamatório no organismo

Os anti-inflamatórios - os que não são esteroides - fazem parte de uma das classes de medicamentos mais utilizadas mundialmente. Estes medicamentos são eficazes no tratamento de muitos pequenos e até alguns grandes problemas, para isso, eles podem agir de três formas diferentes: com efeito antipirético, para abaixar a febre; analgésico, para reduzir a dor; e anti-inflamatório. As diferenças entre os medicamentos desta gama estão em quais das três característica ele age de forma mais efetiva, uma vez que nem sempre o paciente possui febre, dores e inflamações, mas pode ter dor de cabeça.

Os medicamentos anti-inflamatórios mais conhecidos são:

DiclofenacoIbuprofenoNimesulida– Acido mefenâmico– AAS (Aspirina)

Consequências de se tomar anti-inflamatórios com frequência

Primeiramente respondendo a pergunta "Posso tomar anti-inflamatórios com frequência?", a resposta é não. Não, pois estes tipos de medicamentos foram feitos para casos de real necessidade. O que acontece muito é, pelo seu efeito analgésico, acaba sendo utilizado para dores banais e cotidianas. Sempre que a pessoa sente uma dor, seja lá qual for o motivo - acontece muito no caso de atletas que exacerbam nos exercícios -, a pessoa opta por tomar um anti-inflamatório. Isto é errado e faz mal. A seguir, vamos deixar alguns dos efeitos do anti-inflamatório no organismo:

  • Desregulação da proteção do estômago:

Quando as prostaglandinas, substâncias responsáveis pela proteção do estômago contra ácidos, são inibidas, aumenta consideravelmente o risco de se formar uma gastrite ou úlcera gástrica. Uma das principais causas da gastrite, ultrapassando o consumo de alimentos gordurosos, é a ingestão abusiva de anti-inflamatórios.

  • Fluxo de sangue no rins:

O fluxo de sangue nos rins pode sofrer uma alteração da qual pessoas normais conseguem tolerar, mas dependendo do caso do paciente, o quadro que o levou a tomar anti-inflamatórios pode ser o mesmo que agravará a inibição de prostaglandinas; afetando o funcionamento dos rins. Estes casos são comuns em pessoas com insuficiência renal.

  • Coagulação sanguínea:

Todos os anti-inflamatórios atuam também nas plaquetas, o que muda de caso para caso. No caso das aspirinas, elas se gravam nelas até o fim de sua vida útil, que pode variar de 7 a 10 dias. Por este motivo o paciente deve sempre alertar o médico se está tomando AAS, para que ele possa ser suspendido ao menos 7 dias antes das operações. Este efeito pode ser perigoso para pacientes que precisam submeter-se à cirurgias ou possuem alguma forma de traumatismo.

Esse efeito colateral pode, de certa forma, ser visto como benéfico para pacientes que correm risco de AVE ou infarto. Quando ocorre o que chamamos na linguagem popular de "afinar o sangue".

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso tomar anti-inflamatórios frequentemente?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Sergio SIMOES
Fui operado em 2016 e 2017 para colocar proteses nos joelhos causa de Artroses, neste momento e faz precisamente hoje um ano que fui operado ao esquerdo, esse mesmo que me doi frequentemente porque existe uma acumulacao de liquido sobre a tibia, o medico receitou anti inflamatorio e bna semana que tomei sentia-me bastante bem, deixei de tomar, voltou a dor,,, Gostaria de saber se posso continuar a tomar depois de fazer uma pausa ou nao, estou ciente dos riscos mas gostaria de saber se posso andar a tomar constantemente, sim ou nao?
obrigado
Jorge Luiz
Tomei anti-inflamatório para Epicondelite ( Flanax 500mg), durante 10 dias, não adiantou continua inflamado, qual o prazo para tomar um outro anti-inflamatório
Wendel SD Silva
Tomei durante 6 dias antiflamatorio pra curar uma Lesão na panturrilha Devido a corrida já minha lesão não curou totalmente já passou 1 mês que tomei o medicamento posso tomar o antiflamatorio outra vez.
antonio de padua coupe
Tenho dor na coluna que a fisio terapia não resolveu. Então estou tomando anti inflamatório para aliviar a dor. ´dpor quanto tempo posso tomar esse medicamento?
Maria Alice C de Almeida
Matéria mto útil. Foi este meu primeiro contato. Recomendo
Posso tomar anti-inflamatórios frequentemente?