Partilhar

Melhor laxante natural: opções saudáveis e seguras

 
Por Nathália Oliveira. Atualizado: 30 abril 2018
Melhor laxante natural: opções saudáveis e seguras

A prisão de ventre, também conhecida como intestino preso ou constipação intestinal, é caracterizada pela dificuldade ao evacuar e fezes endurecidas. Enquanto os alimentos que consumimos vão passando pelo sistema digestivo, a água e os nutrientes são absorvidos pelo corpo e, aquilo que não nos é necessário, forma o chamado bolo fecal, que é empurrado para o reto através de contrações musculares da parede do intestino. Quando há algum tipo de debilidade nesses movimentos, há acumulo dos materiais desnecessários para o organismo, que causa uma reabsorção de água e endurecimento desses materiais, ou seja, o endurecimento das fezes.

Nessas situações incômodas, pedimos rapidamente por um laxante. Você pode optar por um remédio ou por receitas naturais que também ajudam a limpar seu intestino. Nesse artigo do umCOMO, lhe daremos dicas dosmelhores laxante naturais: opções saudáveis que você tem em casa.

O que causa a prisão de ventre?

O aparecimento ou não da prisão de ventre ou constipação está diretamente ligado ao estilo de vida que você leva e, principalmente, à forma que você se alimenta. Para evitá-la, é importante tomar muito líquido e ter uma dieta rica em fibras, com equilíbrio de proteínas e de amido, além de praticar exercícios físicos com regularidade. O uso de alguns medicamentos ou até mesmo fatores psicológicos como segurar a vontade de evacuar podem interferir no bom funcionamento do trato digestivo.

Algumas condições específicas que facilitam o aparecimento da prisão de ventre incluem:

Laxantes fortes - uso e recomendações

O comum em casos de prisão de ventre é recorrer logo a um medicamento laxante forte encontrado com facilidade em farmácias. Caso essa costume ser a sua primeira opção, tome cuidado. Os laxantes podem mascarar o problema, mas não o resolvem de fato. São um tratamento sintomático, uma vez que o ideal é você melhorar seus hábitos para evitar o aparecimento da constipação intestinal.

Além disso, o uso excessivo de laxantes pode causar dependência física e emocional e inflamações na parede do cólon. Uma das consequências do abuso de laxantes é também o aparecimento de hemorroidas, que podem ser causadas pelas rachaduras provocadas pelas fezes endurecidas.

Nesse sentido, o melhor é optar por mudar os hábitos, fazendo com que a enfermidade suma e que apareça cada vez menos. Frutas, verduras e alguns produtos naturais, aliados à prática de exercícios são a melhor forma de lidar com esse problema - além de não terem contraindicações e podem se adaptar à rotina de crianças, adultos, idosos e pessoas com alguma condição médica específica, além de serem ótimos aliados para emagrecer. Portanto, se você está procurando laxantes fortes, rápidos e naturais, continue lendo nosso artigo.

Melhores laxantes naturais: frutas

Entre os melhores alimentos laxantes naturais que existem, as frutas são um dos melhores. Mas nem todas servem, apenas algumas frutas são especificamente indicadas para tratar esta condição, e assim melhorar o trânsito intestinal. Em seguida, indicamos-lhe as 3 melhores frutas laxantes, mas se quiser uma lista mais ampla leia o nosso artigo sobre frutas para a prisão de ventre.

  • Banana: é uma fruta cheia de fibra, o nutriente essencial que ajudará a combater a prisão de ventre. A fibra consegue regular o trânsito intestinal e depurar o organismo de forma natural, mas, além disso, a banana é rica em potássio, um nutriente que consegue restaurar os eletrólitos que existem no trato intestinal, e portanto, irá melhorar o seu funcionamento. Pode ser usada como laxante infantil e como laxante natural para bebê, já que é um alimento que pode ser incluído na dieta das crianças sem problemas.
  • Kiwi: é uma das frutas mais adequadas para conseguir superar a prisão de ventre porque contém uma grande quantidade de fibra, mas, também é rica em actinidina, uma enzima que consegue melhorar a digestão e evitar a formação de gases. Se você comer um kiwi em jejum todas as manhãs notará como vai mais vezes ao banheiro, já que este é um laxante poderoso.
  • Maçã: este laxante natural tem um nível muito elevado de pectina, um componente que consegue estimular os intestinos e, portanto, fazer com que o nosso trânsito funcione melhor. E, além disso, também é rica em fibra por isso conseguirá um efeito muito mais potente. Pode comer uma maçã diariamente e notará a diferença.
Melhor laxante natural: opções saudáveis e seguras - Melhores laxantes naturais: frutas

Melhores laxantes naturais: verduras

Além da fruta, as verduras também costumam ser ricas em fibra, por isso ajudam a regular o trânsito intestinal e a tratar a prisão de ventre de forma natural. Nesse sentido, deve saber que existem muitas verduras que podem funcionar como laxante natural, em seguida mostramos-lhe as 3 mais eficazes, no entanto, convidamos você a ler o nosso artigo sobre verduras boas para a prisão de ventre para ampliar a sua informação.

  • Alcachofra: é rica em mucílagos e inulina, dois componentes que conseguem combater a prisão de ventre ao estimular os músculos do intestino. Ao fazer trabalhar esta zona, consegue-se que o trânsito intestinal melhore, e por consequência, se vá melhor ao banheiro. Pode consumi-la de várias formas: misturada nas suas receitas, ou se preferir, pode preparar uma infusão.
  • Brócolis e Couve-flor: estes dois vegetais conseguem aumentar o glucosinolato, um componente que faz com que o fígado produza mais enzimas, e portanto, possa ir ao banheiro de forma regular. Além disso, graças ao seu conteúdo em fibra, estes dois alimentos conseguem amolecer as fezes e a sua evacuação será mais fácil.
  • Cenoura: ao comer estas hortaliças estamos consumindo uma grande quantidade de fibras solúveis, algo que permite regular o nosso trânsito. O melhor é adicioná-la aos seus pratos e comê-la coma lanche durante o dia.

Melhores laxantes naturais: demais produtos naturais

Além da alimentação, podemos usar alguns produtos naturais que têm componentes perfeitos para promover o trânsito intestinal. Por exemplo, o Aloe Vera é uma dessas plantas medicinais que tem uma grande quantidade de benefícios, e entre eles, destaca-se que se pode considerar um dos melhores laxantes naturais. O motivo é que tem uma capacidade laxante, que por isso mesmo, consegue favorecer a regulação e evacuação das fezes mais facilmente, veja o nosso artigo em que lhe mostramos como fazer um suco de aloe vera.

Outro aliado para poder melhorar a prisão de ventre são as sementes de linhaça, isto porque, por serem ricas em fibras, conseguem regular o trânsito intestinal, mas, além disso, também regeneram a flora intestinal e impedem que as gorduras sejam absorvidas pelo intestino. Para aproveitar ao máximo estas propriedades, o mais indicado é que opte por preparar uma infusão com estas sementes e a tome junto com o café da manhã ou em jejum.

A camomila também é outras das melhores infusões para a prisão de ventre e barriga inchada, uma vez que ajudará a reduzir as dores que possa sentir por não evacuar com regularidade, e além disso, ajudará a libertar os gases acumulados. Este chá laxante fará com que reduza o inchaço do abdômen e que você se sinta melhor em pouco tempo.

Melhor laxante natural: opções saudáveis e seguras - Melhores laxantes naturais: demais produtos naturais

Evitar a prisão de ventre

Se você sofre de prisão de ventre é importante que, além de tomar estes laxantes naturais que acabamos de indicar, também aumente o consumo de água e que beba pelo menos 2 litros de água diariamente, desta forma, conseguirá hidratar o seu aparelho digestivo e permitir a mobilidade das fezes pelo intestino.

Além disso, também é recomendável que você estabeleça uma rotina na hora de ir ao banheiro para acostumar o seu corpo a limpar-se em horas concretas. É fundamental que não aguente demasiado a vontade de defecar, isso pode produzir prisão de ventre e dores de barriga. Procure acostumar o seu corpo a ir a determinadas horas ao banheiro, para assim te uma rotina fixa.

Praticar exercício físico também contribui para melhorar o trânsito intestinal, uma vez que manter o seu organismo em ótimo estado de saúde, faz com que as células se oxigenem, que o sangue circule por todo o corpo, e em geral, que todos os seus órgãos trabalhem de um modo melhor. Portanto, pratique 3 a 4 dias da semana algum esporte para conseguir ficar mais saudável tanto por dentro como por fora.

Confira mais conselhos para que possa combater a prisão de ventre de forma natural nesse outro artigo do umCOMO.

Qual o melhor laxante natural para emagrecer?

Se você está buscando um laxante natural para emagrecer, uma opção mais saudável e segura do que os laxantes químicos, confira as seguintes receitas:

Suco de mel e babosa

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de mel
  • 6 colheres de sopa de gel de babosa
  • Meio copo de água

Preparação

  1. Comece por retirar o gel da planta de aloé vera.
  2. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um suco homogêneo.
  3. Beba o suco laxante natural em jejum por duas semanas.

Suco de pera e sementes de linhaça

Ingredientes

  • 2 peras
  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça
  • Meio copo de água

Preparação

  1. Comece por cortar as peras em pedaços, sem remover a casca.
  2. Bata no liquidificador com os demais ingredientes
  3. Beba o suco laxante de pera e linhaça em jejum três vezes por semana.

Suco de kiwí e laranja

Ingredientes

  • Suco de 5 laranjas
  • 4 quivis

Preparação

  1. Comece bater os quivis descascados em pedaços no liquidificador, junto com o suco.
  2. Sirva em seguida, sem coar.
  3. Beba o suco laxante de quivi meia hora antes de quebrar o jejum.

Veja também: Como cortar o efeito do Lacto Purga

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Melhor laxante natural: opções saudáveis e seguras, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Melhor laxante natural: opções saudáveis e seguras

O que lhe pareceu o artigo?

Melhor laxante natural: opções saudáveis e seguras
1 de 3
Melhor laxante natural: opções saudáveis e seguras

Voltar ao topo da página