Partilhar

Tratamento para hemorroidas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Tratamento para hemorroidas

As hemorroidas são inflamações das veias situadas no reto e que dão lugar a graves desconfortos e que podem, inclusive, causar sangramento durante a evacuação em casos mais graves. Trata-se de uma condição que pode ser causada por diversas razões, sendo que as mais comuns são a prisão de ventre, os problemas circulatórios, a pressão exercida sobre a zona anal durante a gravidez, o esforço feito no parto ou ter uma vida sedentária, entre outras. No seguinte artigo de umComo explicamos-lhe com detalhe o tratamento para as hemorroidas e o que pode fazer para aliviar a dor que causam.

Também lhe pode interessar: Como é a cirurgia para hemorroidas

Higiene

Uma das medidas que deverá tomar para o tratamento das hemorroidas, será melhorar a higiene na zona anal. Para isso, deverá evitar ao máximo o uso de toalhitas úmidas para limpar a zona anal, uma vez que os seus ingredientes podem irritar a zona. Do mesmo modo, deverá ser evitado também o papel higiênico por aumentar o desconforto. Desta forma, depois de evacuar é recomendável lavar a zona anal com água fria e sabão neutro, o que irá aliviar o mal-estar.

Também poderá aplicar compressas de algodão ou gaze mergulhada em uma infusão de camomila fria 3 vezes por dia durante 10 minutos. Devido às suas propriedades desinflamatórias, esta infusão é uma grande aliada natural para tratar as hemorroidas.

Tratamento para hemorroidas - Higiene

Alimentação

Uma vez que sofre de hemorroidas, deverá seguir uma dieta rica em vegetais e alimentos suaves em que se comam frutas, principalmente ameixas, kiwis e figos secos que se podem colocar de molho no dia anterior à sua ingestão. Tudo isto contribui para favorecer o trânsito intestinal e reduzir ao mínimo a prisão de ventre. Para além disso, os alimentos ricos em fibra também deverão ser adicionados à dieta diária para melhorar a condição intestinal do paciente.

Beber pelo menos 2 litros de água diariamente também é necessário para evitar esta condição e reduzir assim os incômodos originados pelas hemorroidas. No nosso artigo como beber mais água diariamente damos-lhe algumas dicas para o conseguir com sucesso.

Tratamento para hemorroidas - Alimentação

Exercício físico

Quem sofre de hemorroidas deve evitar a vida sedentária, realizando exercício físico de forma frequente, especialmente atividades cardiovasculares que ajudem a melhorar o trânsito intestinal e a saúde no geral. Caminhar no mínimo 15 minutos depois das refeições principais é bastante recomendável para os pacientes com esta condição. No entanto, é importante saber que deve evitar o exercício intenso e a realização de atividades que necessitem de esforço físico, assim como também não será apropriado levantar peso em excesso.

Para continuar exercitando o seu corpo sem piorar esta incômoda condição, recomendamos-lhe que consulte o nosso artigo sobre que exercícios posso fazer se tenho hemorroidas.

Tratamento para hemorroidas - Exercício físico

Banho de assento

Quando a dor está presente, recomenda-se realizar um banho de assento com água fria uma vez por dia e depois realizar mais dois banhos de assento com água quente a uma temperatura que não queime ou incomode. Intercalar o frio e o calor ajudará a reduzir a inflamação e a dor originada pelas hemorroidas.

O que deve evitar

É importante evitar ao máximo qualquer alimento irritante que possa aumentar os sintomas e incômodos, por isso é recomendável retirar da sua dieta:

  • A cafeína, o chá, os refrescos e bebidas energéticas.
  • O picante e as especiarias muito fortes, como o curry ou o cardomomo.
  • O álcool.
  • O chocolate.
  • Os condimentos como o alho, a cebola ou a mostarda, que também podem ser irritantes.

Também é importante que evite passar demasiadas horas na mesma posição, seja de pé ou sentado. Caso a sua profissão o obrigue a passar a maior parte do dia em uma destas situações, deverá procurar - na medida do possível - sentar-se ou se levantar de vez em quando para minimizar a dor. No caso de quem passa parte do dia sentado, pode ser útil usar algum travesseiro ortopédico que reduza a pressão na zona perineal.

Para além disso, deverá evitar usar peças de roupa excessivamente justas e, ao invés disso optar por outras mais folgadas que não apertem a zona anal. Do mesmo modo, será apropriado usar roupa interior feita de materiais e tecidos naturais como o algodão, para permitir a transpiração e evitar a acumulação de umidade.

Outras recomendações

Também outros remédios naturais que lhe poderão ajudar a tratar as hemorroidas. Desta forma, poderá ser benéfico aplicar aloe vera, infusão de camomila ou outras ervas medicinais que ajudarão a reduzir a inflamação da zona anal. Para saber mais sobre estes remédios consulte o nosso artigo como curar as hemorroidas com remédios caseiros.

Em alguns casos, a única forma de curar as hemorroidas é através de uma cirurgia, isto se o seu médico considerar que não há outra opção. O seu médico será quem determinará o tipo de intervenção que requer o seu caso, no entanto pode ler aqui sobre como é a cirurgia para hemorroidas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento para hemorroidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Tratamento para hemorroidas

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
José
Boa noite Meu nome e José Sinto muita coceira e sangrar quando faço co cor
Fabio
No meu caso, eu consegui curar meus problemas de hemorroidas internas mudando 3 hábitos: Comecei a comer 2 nozes, 1 castanha do pará, e duas ameixas secas todos os dias ao acordar, pois elas contém fibras, para não deixar o intestino parar de funcionar por alguns dias. Também estou bebendo mais ou menos 3 litros de água por dia para ajudar a não ressecar as fezes.Eu estava tão chateado e envergonhado, que não conseguia falar para ninguém sobre meu problema, nem ir ao médico. Realmente esses passos foram um milagre pra mim. Espero ter ajudado pois esse é um assunto muito complicado de se falar com outras pessoas. Muitas vezes é motivo de piadas.
regina oliveira
meu filho é jogador de futebol, tem somente 13 anos e desde sabado está com um desconforto achando que é hemorroida porque esta inchado e muito dolorido. Não sei o que fazer para ajudar e não temos convenio tbém.
rosangela pereira
minha hemorroida sangra
maria odete rossignolo
hemorroidas tem a ver com pessoa que tem diverticulite?
JRMoura
Nos somos como um automóvel, feito para comer gasolina se lhe dermos outro combustível,o que é que acontece? trabalha mal e tem vida curta......... por isso tenham cuidado se querem cá andar,senão vão todos prá terra ou para o churrasco, tenham juízo !!!!!
Eugênio Sales de lima
Eu acho que tenho é mordida pq sinto um desconforto total na hora de defeca só vivo com diarei mim ajude
peixoto
já fiz cirurgia de hemorroidas internas em 1990. Tinha ascendentes paternos e maternos com doenças hemorroidais. sempre tive desarrajos intestinais desde criança devido a café, açúcares, leite. comia sempre pimentas malaguetas e outras. apos cirurgia nunca mais pude comer alimentos enlatados, condimentos, especiarias, carnes enlatadas... passei a fazer uso quase contínuo de DIOSMINA para varises e hemorroidas e supositorios ultraproct untados com pomada proctyl
jrmoura
Alimentação natural tudo o que e do campo e do mar,animais so de duas patas, tomar gel de aloe vera. .
Ana Cristina Souza Cruz
como tratar das hemorroidas e também alimentação saudável, como também se possível, como tratar da gastrite e alimentação.

Tratamento para hemorroidas
1 de 4
Tratamento para hemorroidas

Voltar ao topo da página