Partilhar

Como fazer banho de assento para hemorroidas

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer banho de assento para hemorroidas

As hemorroidas costumam ser um problema que não causa apenas dor em quem as possui, como também desconforto no dia a dia, como para sentar e executar outras atividades diárias. Por isso, é importante tratar o problema e, para tanto, você pode aprender a como fazer banho de assento para hemorroidas, uma forma bastante eficiente de amenizar os sintomas. Para aprender o passo a passo do procedimento, confira as dicas que o umComo.com.br tem para dar sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Tratamento para hemorroidas
Passos a seguir:
1

O banho de assento para hemorroidas é um tratamento bastante indicado para quem possui o problema, sendo aconselhado até mesmo por médicos, já que em geral quem apresenta esse quadro deve investir, principalmente, nas maneiras de amenizar os sintomas. Existem diferentes maneiras de fazer esse tipo de banho, sendo que o mais comum é usar uma bacia grande. No entanto, quem possui o bidê no banheiro ou mesmo banheira também pode aproveitar o local para realizar o banho de assento.

Como fazer banho de assento para hemorroidas - Passo 1
2

A água tanto da bacia quanto do bidê ou da banheira deve estar levemente morna, quase fria, mas não gelada. Mesmo se for usada a bacia para o procedimento, o melhor é fazer o banho de assento no banheiro ou em outro local mais quente da casa, uma vez que o corpo da pessoa deve se manter quente, sendo que apenas parte do seu corpo será molhado. Além disso, para tornar o tratamento mais eficiente, além de água, a bacia pode contar com algumas ervas, como a alfazema, cipreste e hamamélis.

3

Essas ervas juntas são ótimas para combater as hemorroidas, uma vez que possuem propriedades analgésica, anti-inflamatória, adstringente e calmante. Assim, têm o poder de minimizar os sintomas, como as dores comuns ao evacuar e ao sentar, que são muito fortes. Quem fizer o banho de assento na bacia precisa de dois litros de água fervente, bem como uma colher de sopa de hamamélis e outra de cipreste, além de três gotas de óleo essencial de alfazema. Pode ser incluído ainda outras três gotas de óleo essencial de limão.

4

Todos os ingredientes devem ser colocados numa bacia e quando a água estiver bem morna basta que a pessoa se sente dentro da bacia e fique desse modo por 20 minutos. Se você preferir, pode coar antes de se sentar, no caso das ervas não terem ido para o fundo da bacia. Além disso, para surtir o efeito esperado, o banho de assento deve ser feito em média quatro vezes por dia, inclusive, nos dias em que os sintomas estiverem mais fortes.

5

Mesmo quando não houver crises os banhos podem ser feitos por um número menor de vezes diárias. Já o período que deve durar esse tratamento depende de cada caso. Converse com o seu médico sobre isso, mas o melhor é que você possa fazer os banhos de assentos por várias semanas. Se está sofrendo com hemorroidas, aproveite e confira também as nossas dicas do artigo como curar as hemorroidas com remédios caseiros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer banho de assento para hemorroidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como fazer banho de assento para hemorroidas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Isabel silva
Estive a ler . E foi muito util. O meu marido estava a fazer o banho, mas fervia a agua. E realmente nao estava a melhorar. A partir de agora vai fazer com agua fria
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Valeu pelo comentário Isabel! Rápidas melhoras :)
CARLOS ALVES
A crítica que faço é que deve informar a temperatura da água; e sobre a bacia para o banho de assento, não é tão fácil, o quadril da pessoa tem que caber totalmente dentro e ela tem que ser baixa, para entrar e sair da bacia com mais segurança, sugeria colocar a bacia sobre um degrau e os pés apoiados em uma base para o esfincter abrir mais para o banho introduzir na área afetada.

Como fazer banho de assento para hemorroidas
1 de 2
Como fazer banho de assento para hemorroidas

Voltar ao topo da página