Partilhar
Partilhar em:

Como parar o sangramento das hemorroidas

Passo a Passo

Sofre de hemorroidas? Esta é uma doença muito comum que causa fortes incômodos nas pessoas que sofrem dela. Mas a situação complica-se quando vemos que, ao ir ao banheiro, aparece um sangramento junto às fezes. Não devemos ficar demasiado alarmados pois é bastante comum que, com a acumulação de sangue na veia inflamada, esta acabe por rebentar e, por isso podemos ver manchas na nossa roupa interior ou nas fezes. Neste artigo do umCOMO vamos explicar-lhe como parar o sangramento das hemorroidas para conhecer todos os remédios naturais que pode utilizar para reduzir a presença de sangue, mas também lhe vamos mostrar os métodos mais convencionais para acabar com esta condição.

Também lhe pode interessar: Tratamento para hemorroidas
Passos a seguir:
1

Antes de lhe explicarmos como pode parar o sangramento das hemorroidas, é importante saber o que são hemorroidas para perceber porque podem sangrar. Quando um conjunto de veias e artérias que se encontram na zona do ânus se dilatam, é quando falamos de hemorroidas, uma condição que, à primeira vista, pode parecer uma bolsa ou zona inflamada e avermelhada devido à acumulação de sangue. Às vezes estas hemorroidas saem para o exterior através do ânus e, é aí que sofremos dos sinais típicos desta condição: dor ao evacuar, coceira, dor ao sentar-se, etc. Neste outro artigo explicamos-lhe quais os sintomas das hemorroidas para aprender a detetá-las.

Para poder acabar com o sangramento, tem que saber que esta condição ocorre quando esta bolsa de sangue acaba por se romper e, por isso, o líquido que tinha armazenado começa descendo pelo ânus. Este é o motivo pelo qual existem sangramentos das hemorroidas.

Podem existir dois tipos de hemorroidas, dependendo do local onde se encontrem:

  • Internas: são as que presenciamos quando, ao ir ao banheiro, vemos sangue junto às fezes. Não são tão dolorosas como as externas.
  • Externas: são mais fáceis de detetar que as anteriores, porque podem se ver a olho nu e porque costumam sangrar de forma frequente.
2

Existem muitas causas das hemorroidas, mas o fato de acabarem sangrando está relacionado com situações muito concretas. De seguida, vamos lhe explicar por que as hemorroidas podem sangrar para aprender a detetar a origem desta situação:

  • Ter as paredes das veias e as válvula do reto muito fracas pode fazer com que seja mais fácil incharem e acumularem sangue.
  • Sofrer de prisão de ventre crônica ou grave também pode provocar esta situação.
  • Fazer muito esforço quando se vai ao banheiro pode inflamar alguma veia ou artéria retar.
  • Estar muitas horas sentado pode produzir um excesso de pressão na zona que acaba formando uma hemorroida.
  • A hipertensão também pode causar esta condição.
  • As mulheres grávidas têm mais chances de sofrer hemorroidas que sangram, pois o corpo tem que suportar mais peso e os órgãos mexem-se para dar lugar ao feto.
  • Se tem hemorroidas e não consegue deixar de se coçar, pode causar o aparecimento de feridas e, portanto, de sangue.
  • As peças justas também podem fazer com que as hemorroidas acabem sangrando.
3

Para parar o sangramento das hemorroidas, o mais comum é que o médico lhe receite uma série de medicamentos para parar o sangramento e reduzir o inchaço da zona afetada. Para isso, o melhor é se assessorar junto do seu médico de confiança para lhe receitar o melhor produto do mercado e, assim poder lidar de imediato com o problema.

4

Mas se preferir optar por remédios naturais, deve saber que o gelo é um dos melhores aliados para parar o sangramento das hemorroidas. O frio atua como um analgésico, ou seja, adormece a zona até não a sentirmos, além disso tem propriedades anti-inflamatórias, pelo que diminuirá o inchaço fazendo com que nos sintamos muito melhor.

Para aproveitar todos estes benefícios, deve fazer gelo na zona onde tem hemorroidas, usando sempre um pano e nunca aplicando o gelo diretamente sobre a pele. Verá como isto ajuda a parar o sangramento e você se começa a sentir muito melhor. É um dos truques mais fáceis e eficazes de levar a cabo.

5

Da mesma forma que o frio pode ser benéfico para parar o sangramento das hemorroidas, o calor também pode ajudar. Por este motivo, fazer um banho de assento pode ajudar a diminuir o inchaço, a aliviar as dores e a acabar com o sangramento. Para isso, vai precisar de encher uma bacia grande ou o bidê com água quente ou morna e sentar-se no interior. Os efeitos calmantes do calor conseguirão melhorar a sua condição e aliviá-lo de uma forma notável.

Neste outro artigo explicamos-lhe de forma detalhada como fazer um banho de assento para as hemorroidas.

6

O aloe vera também é ideal para poder parar o sangramento das hemorroidas, visto que contém propriedades perfeitas para controlar e aliviar esta condição. Por um lado, atua como um calmante natural conseguindo assim, reduzir a coceira, o ardor e desinflamando a zona. Por outro lado, contém propriedades cicatrizantes que conseguem fechar as feridas que possam estar abertas e, por isso, parar o sangramento. Por último, a babosa tem propriedades regeneradores, pelo que reparará os tecidos que foram danificados acelerando assim a sua cura.

Uma das melhores formas de aproveitar estes benefícios é preparar um suco de aloe vera, molhar um algodão nele e aplicá-lo diretamente nas hemorroidas a tratar. Neste outro artigo do umCOMO explicamos-lhe como usar o aloe vera para as hemorroidas.

7

E, por último, se nenhuma das opções anteriores o ajudarem a parar o sangramento, a opção mais drástica que existe é se submeter a uma operação cirúrgica. Esta solução deve ser sempre recomendada pelo seu médico, pois como referimos, só se recomenda quando nenhum dos outros métodos for eficaz.

8

De seguida, vamos lhe dar uma série de conselhos que o vão ajudar a reduzir a dor das hemorroidas, para poder viver melhor:

  • A higiene é fundamental: se sofre de hemorroidas é importante que redobre os seus hábitos de limpeza, sobretudo na zona do reto. Quando evacuar, use papel higiênico que não seja muito seco ou áspero para evitar fazer feridas e agravar a dor.
  • Não esteja muito tempo sentado: o excesso de pressão pode prejudicá-lo e fazer com que sinta mais incômodos. Se trabalho sentado, o melhor é que a cada hora se levante e vá dar um passeio de 5 minutos para melhorar a circulação da zona e evitar que o sangue se acumule ainda mais.
  • Uma alimentação rica em fibra: é importante evitar ao máximo a prisão de ventre, por isso deverá ter uma alimentação equilibrada e saudável na qual abundem os alimentos ricos em fibra, para melhor o trânsito e evitar a prisão de ventre.
  • Não se coce: por muito que lhe arda ou cause coceira, deve evitar se coçar porque isso apenas irá piorar a situação e poderá provocar um sangramento maior. Quando sentir coceira ou ardor, o melhor é aplicar gelo para reduzir essa sensação e se aliviar.
  • Beba água: o recomendável é beber de 1,5 a 2 litros de água por dia para que as fezes fiquem bem lubrificadas e possam ser eliminadas facilmente pelo reto.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como parar o sangramento das hemorroidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como parar o sangramento das hemorroidas

1 de 6