Partilhar

Como parar o sangramento das hemorroidas

Por Sara Viega. Atualizado: 23 julho 2018
Como parar o sangramento das hemorroidas

A hemorroida uma doença muito comum que causa fortes incômodos principalmente quando a situação complica-se e aparece um sangramento junto às fezes ou às roupas. Apesar de causar bastante constrangimento e incômodos, existem diversas formas de aliviar e de como parar o sangramento das hemorroidas, para conhecer os métodos que podem ser utilizados para reduzir a presença de sangue, sejam naturais ou adquiridos em farmácia, leia esse artigo do umCOMO.

Passos a seguir:
1

O que são hemorroidas?

A veias possuem um sistema que faz com que o sangue sempre corra no mesmo sentido, entretanto, por vezes o sistema acaba falhando, o que causa acúmulo local de sangue, visto que não é mandado para frente. Quando veias ou artérias que se encontram na zona do ânus se dilatam pelo acúmulo de sangue, estamos falamos de hemorroidas, uma condição que, à primeira vista, pode parecer uma bolsa ou zona inflamada e avermelhada.

Por vezes veias vasos sanguíneos danificados acabam inchando muito e acontece até mesmo de estourarem, o que explica os sangramentos causados pela doença. Quando ocorre vazamento de sangue, há por consequência os seguintes sintomas:

  • Sangramento anal que pode ocorrer ou não junto às fezes;
  • Coceira na região anal;
  • Aumento visível das veias anais.

Podem existir dois tipos de hemorroidas, dependendo do local onde se encontrem:

  • Internas: São as que temos quando, ao ir ao banheiro, vemos sangue junto às fezes, não são tão dolorosas como as externas e não podem ser vistas, já que se encontram no interior do reto.
  • Externas: São mais fáceis de detectar porque podem se ver a olho nu, já que costumam sangrar de forma frequente e se localizam na parte exterior do ânus.
Como parar o sangramento das hemorroidas - Passo 1
2

O que causa problema de hemorroida?

  • Prisão de ventre: quando se tem prisão de ventre crônica ou grave, acabamos forçando o intestino mais do que deveríamos, podendo causar rompimento de veias e sangramento das hemorroidas. Para evitar prisão de ventre é essencial manter uma dieta rica em fibras e também tomar bastante água para evitar o endurecimento das fezes no interior do intestino e facilitar o processo de defecação. Para saber mais veja como tratar prisão de ventre;
  • Passar muitas horas sentado: esse hábito muito comum pode produzir um excesso de pressão na zona anal, o que provoca hemorroidas externas;
  • Hipertensão: o comum problema da hipertensão faz com que os vasos sanguíneos se dilatem mais do que o normal, visto que a pressão arterial aumenta. Por consequência, as veias da região anal tornam-se mais propensas a dilatarem e causarem a condição;
  • Gravidez: hemorroida sangrando na gravidez ocorre pois o corpo tem que suportar mais peso e os órgãos acabam de deslocando para dar lugar ao feto, ou seja, mulheres grávidas têm mais chances de sofrer desse problema mas é algo esperado que tende a desaparecer após o parto, ainda que necessite de cuidados caso ocorra;
  • Uso de roupas apertadas: as peças justas também podem fazer com que as hemorroidas acabem sangrando pois pressionam vasos sanguíneos que já estavam em vias de romper, de forma geral hemorroida sangra por pressão na região anal.

Para saber mais, veja outras causas possíveis para hemorroidas.

Como parar o sangramento das hemorroidas - Passo 2
3

Como parar sangramento de hemorroidas

Caso você esteja tendo seu primeiro sangramento causado por hemorroidas e ainda não tenha muito conhecimento acerca do assunto nem saiba de técnicas de como parar hemorroida sangrando, o melhor é recorrer a um médico especialista para que passe por exames e sua saúde seja avaliada.

Enquanto você não passa por avaliação médica, boas opções para parar hemorroida sangrando são:

  • Banho de assento: em razão do calor da água, fazer um banho de assento pode ajudar a diminuir o inchaço, a aliviar as dores e a acabar com o sangramento. Para isso, vai precisar de encher uma bacia grande ou o bidê com água quente ou morna e sentar-se no interior, os efeitos calmantes do calor conseguirão melhorar a sua condição e aliviá-lo de uma forma notável. Para saber mais, veja detalhadamente como fazer um banho de assento para as hemorroidas;
  • Utilize almofadas especiais para sentar: existem almofadas específicas para hemorroidas que têm um vazio em seu centro para evitar que a região anal seja pressionada, adquira uma e use-a sempre que for sentar por bastante tempo em casa. Caso esteja fora de casa, evite sentar, por cansativo que seja;
  • Use supositórios: supositórios para hemorroida são uma ótima forma de parar o sangramento, aliviar coceiras e também de como acabar com a hemorroida interna. O medicamento escolhido deve ser utilizado após higienização da região e sempre após evacuação.

E, por último, se nenhuma das opções anteriores o ajudarem a parar o sangramento, a opção mais drástica que existe é se submeter a uma operação cirúrgica, Esta solução deve ser sempre recomendada pelo seu médico, pois como referimos, só se recomenda quando nenhum dos outros métodos for eficaz.

4

Remédios caseiros para hemorroida parar de sangrar

  • Babosa: também chamada de aloe vera, é ideal para poder parar o sangramento das hemorroidas, visto que contém propriedades calmantes que conseguem reduzir a coceira e o ardor e também desinflamam a região. Além disso, a babosa contém propriedades cicatrizantes que conseguem fechar feridas que possam estar abertas e, por isso, parar o sangramento. Por último, a babosa tem propriedades regeneradores, pelo que reparará os tecidos que foram danificados acelerando assim a sua cura. Uma das melhores formas de aproveitar estes benefícios é preparar um suco de aloe vera, molhar um algodão nele e aplicá-lo diretamente nas hemorroidas a tratar. Para saber mais, veja como usar o aloe vera para as hemorroidas.
  • Gelo: é um dos melhores aliados para parar o sangramento das hemorroidas pois o frio atua como um analgésico, ou seja, adormece a zona até não a sentirmos, além disso tem propriedades anti-inflamatórias, pelo que diminuirá o inchaço fazendo com que nos sintamos muito melhor. Para aproveitar todos estes benefícios, deve fazer gelo na zona onde tem hemorroidas, usando sempre um pano e nunca aplicando o gelo diretamente sobre a pele, visto que poderá causar queimaduras cutâneas. Verá como isto ajuda a parar o sangramento e você se começa a sentir muito melhor. É um dos truques mais fáceis e eficazes de levar a cabo.
Como parar o sangramento das hemorroidas - Passo 4
5

Quanto tempo dura o sangramento de hemorroida?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta, visto que depende do paciente, do cuidado tomado e do grau de evolução da doença, porém, em casos brandos o sangramento deve para em algumas horas, enquanto as hemorroida com sangramento intenso tendem a demorar alguns dias para parar de sangrar.

Caso você esteja com sangramento há mais de 3 dias, consulte um médico com urgência pois perder muito sangue pode causas diversos problemas como fraqueza e anemia, além de poder indicar trombose hemorroidária, condição que ocorre quando a região anal continua a ser pressionada durante muito tempo e não há alívio. A trombose hemorroidária costuma ocorrer principalmente em mulheres grávidas, visto que o peso do bebê continua pressionando os órgãos internos da mulher.

6

Dicas para a reduzir a dor das hemorroidas

Mesmo antes do tratamento ser realizado é possível tomar alguns cuidados caseiros para aliviar as dores causadas pela hemorroida, sendo eles:

  • A higiene: se sofre de hemorroidas é importante que redobre os seus hábitos de limpeza, sobretudo na zona do reto. Quando evacuar, use papel higiênico que não seja muito seco ou áspero para evitar fazer feridas e agravar a dor, se possível, molhe o papel com um pouco de água para suavizar o processo.
  • Não fique muito tempo sentado: o excesso de pressão pode prejudicá-lo e fazer com que sinta mais incômodos. Se trabalho sentado, o melhor é que a cada hora se levante e vá dar um passeio de 5 minutos para melhorar a circulação da zona e evitar que o sangue se acumule ainda mais.
  • Uma alimentação rica em fibra: é importante evitar ao máximo a prisão de ventre, por isso deverá ter uma alimentação equilibrada e saudável na qual abundem os alimentos ricos em fibra, para melhor o trânsito e evitar a prisão de ventre.
  • Não se coce: por muito que lhe arda ou cause coceira, deve evitar se coçar porque isso apenas irá piorar a situação e poderá provocar um sangramento maior. Quando sentir coceira ou ardor, o melhor é aplicar gelo para reduzir essa sensação e se aliviar.
  • Beba água: o recomendável é beber de 1,5 a 2 litros de água por dia para que as fezes fiquem bem lubrificadas e possam ser eliminadas facilmente pelo reto.

Leitura complementar: Quem tem hemorroida não pode comer o quê?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar o sangramento das hemorroidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como parar o sangramento das hemorroidas

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Luiz Fernando
Tenho hemorróida no estágio IV,a Três dias está sangrando ,o que faço,e preocupante? Amanhã tenho consulta com o especialista,tenho que esperar a consulta ou já vou ao médico?
Dinah Diniz
tenho hemorroidas, mas não doe e as vezes o unico incomodo é coceira. As vezes vejo sangue ao me limpar, porém hoje, as fezes estavam com muito sangue e ao limpar mais ainda. Gostei de todos os artigos sobre como proceder nestes casos.

Como parar o sangramento das hemorroidas
1 de 4
Como parar o sangramento das hemorroidas

Voltar ao topo da página