Perigos do consumo de drogas

Quais os efeitos da argyreia nervosa?

Quais os efeitos da argyreia nervosa?

A argyreia nervosa é uma planta originária da Índia oriental também cultivada em outros territórios de clima tropical e equatorial, a planta possui flores rosadas com o formato de um trombone e folhas com formato de coração, o que torna fácil sua identificação. A argyreia nervosa é uma planta muito procurada pois suas sementes podem causar efeitos psicodélicos próximos aos do LSD causando uma "trip", por isso, é também utilizada em rituais religiosos de tribos indígenas da América do Sul e Índia. Se você quer saber mais sobre a argyreia nervosa e seus efeitos, leia este artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Quais os efeitos da ayahuasca

Índice

  1. Argyreia nervosa: experiência
  2. Argyreia nervosa: como usar
  3. Argyreia nervosa: como plantar
  4. Argyreia nervosa: onde encontrar

Argyreia nervosa: experiência

A argyreia nervosa pode causar efeitos físicos como:

  • Melhora do humor;
  • Sensação de relaxamento;
  • Euforia;
  • Alteração na percepção da textura de objetos.

Além disso, as sementes da planta também causam efeitos mentais e visuais como:

  • Alteração em cores;
  • Sensação de movimentação em objetos inertes;
  • Alteração na percepção de objetos;
  • Alteração na percepção de tempo e espaço.

Outra substância muito próxima da argyreia é a ayahuasca, para saber mais veja quais os efeitos da ayahuasca.

Argyreia nervosa: efeitos colaterais

Os relatos de uso da argyreia nervosa na internet indicam que até 1 hora após o consumo é comum que se sinta ânsia de vômito, entretanto, após esse período inicial a sensação de desconforto tende a desaparecer conforme os efeitos físicos e visuais se intensificam.

Quais os efeitos da argyreia nervosa? - Argyreia nervosa: experiência

Argyreia nervosa: como usar

O preparo mais fácil e rápido para se consumir a argyreia nervosa é mastigando suas sementes, entretanto, esse método é muito pouco aconselhável pois o gosto resultante dá ânsias de vômito. Existe um método um pouco mais demorado mas muito eficaz para o consumo da argyreia, veja abaixo o passo-a-passo:

  1. Separe as sementes da argyreia nervosa a serem consumidas e moa-as em um moedor de café, caso não tenha objeto semelhante, arranje um equivalente que seja capaz de esmagá-las, como um batedor de carne;
  2. Coloque as sementes moídas em uma caneca;
  3. Encha a caneca com água potável;
  4. Deixe as sementes moídas de molho na água durante 24h;
  5. Após 24h filtre a água com as sementes usando um filtro de café comum ou um pano limpo e poroso que não permita a passagem dos grandes pedaços de semente moída;
  6. Beba o líquido resultante vagarosamente, o recomendado é que o processo dure aproximadamente meia hora.

Não pule o último passo, tomar o "chá" de argyreia vagarosamente diminui chances de ânsia de vômito e mal estar. O recomendável é que sejam consumidas de 2 a 3 sementes por pessoa, o efeito das sementes duram de 6 até 8 horas.

Quais os efeitos da argyreia nervosa? - Argyreia nervosa: como usar

Argyreia nervosa: como plantar

A argyreia nervosa é uma planta trepadeira de grande porte que não pode ser mantida por muito tempo dentro de casa, sendo assim, certifique-se antes da plantação de que você terá espaço aberto o suficiente para comportar a planta, visto que seus ramos podem chegar a até 9 metros de comprimento.

Outro ponto importante é que, por ser uma trepadeira, a argyreia nervosa precisa de algo para se apoiar, seja um muro, uma cerca ou uma árvore e é muito utilizada no paisagismo para cobrir telhados médios e grandes. Apenas tome cuidado com suas sementes pois argyreia nasce muito facilmente e pode acabar crescendo em lugares indesejados.

Por ser de origem indiana e muito cultivada em territórios tropicais, a argyreia nervosa não suporta baixas temperaturas, por isso o plantio deve ser feito em terreno com muita luz do sol, calor e umidade.

Para realizar o plantio siga os seguintes passos:

  1. Pegue um pequeno vaso preferencialmente feito de plástico;
  2. Faça uma mistura de terra com húmus de minhoca e coloque no vaso;
  3. Coloque as sementes de argyreia nervosa com um pouco de terra para cobri-las;
  4. Espere até a planta atingir aproximadamente 30cm;
  5. Remova a planta do vaso e faça o plantio no local escolhido.

Argyreia nervosa: colheita

A colheia da argyreia ocorre quando a planta começa a dar sementes, pois é essa a parte da planta que interessa. Após aproximadamente 1 ano e meio desde a plantação, a argyreia começa a dar belas flores rosadas com formato de trombone, após 48 horas a flores caem e em seu lugar começam a crescer sementes de cor marrom.

Para saber o ponto certo e não remover as sementes antes da hora, observe sua evolução pois as sementes da argyreia são de início peludas e após um tempo começam a ressacar, o processo demora de 2 até 3 meses desde a queda das flores e após o ressecamento estarão prontas para a colheita.

Leia também: Como cultivar cogumelos

Argyreia nervosa: onde encontrar

É bastante fácil encontrar sementes de argyreia, ainda que possa ser considerada uma droga. Sites grandes como o Mercado Livre têm anúncios da sementes, para encontrá-las basta procurar "semente de argyreia nervosa" no site de busca de sua preferência.

Sugestão: Efeitos dos cogumelos alucinógenos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os efeitos da argyreia nervosa?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Julio Guimarães
Aqui em casa esta planta é mato,eu não sabia dos efeitos
A sua avaliação:
Diana Nicolas
como consumir argyreia nervosa
richarlisson
Origem: Brasil

Uso da Argyreia nervosa
Os relatos de uso mostram que entre 3 e 10 sementes de Argyreia nervosa são ingeridas para produzir efeito enteógeno.

Portanto, nesse caso, retiram dela a fina casca (a qual contém toxinas que podem causar náuseas para o ser humano), deixando-a quase branca, como uma amêndoa sem pele.

Para isso deixam a semente imersa na água em torno de cinco minutos antes de raspar a pele marrom com lâmina ou lixa.

Há relatos de pessoas que trituraram ou moem as sementes e deixam por uma hora de molho, no escuro, no sumo de um limão inteiro, com agitação constante, para depois coarem e beberem o líquido. Outros relatam lavarem as sementes, para mastigar e ingerir in natura.

Efeitos da Argyreia nervosa
Os efeitos típicos da semente Argyreia nervosa são relatados como alterações na percepção visual de formas e cores, efeitos de clareza ou confusão mental, sensação de leveza ou peso no corpo, e outros, similares aos das morning glory. Há registros que os efeitos enteógenos podem durar de 6 a 10 horas.
1 de 3
Quais os efeitos da argyreia nervosa?