menu
Partilhar

O que é a burundanga e quais são seus efeitos

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é a burundanga e quais são seus efeitos

A escopolamina, popularmente conhecida como burundanga, é uma droga do tipo alcaloide tropânico cujo efeito consiste em anular a vontade de quem a ingere, sendo que a pessoa que a consome fica completamente submissa perante as ordens de outros. Esta perigosa propriedade fez desta droga a opção perfeita para que agressores sexuais e delinquentes pudessem manipular suas vítimas como quisessem.

A burundanga ficou famosa por isso mesmo, nas discotecas e nas festas noturnas, pois pode ser misturada perfeitamente em uma bebida ou ser colocada em um lenço para que outra pessoa aspire e sofra seus efeitos. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar melhor para você o que é a burundanga e quais são seus efeitos.

Também lhe pode interessar: Como são os efeitos da maconha

O que é a burundanga?

A escopolamina ou burundanga é uma droga altamente tóxica extraída das plantas do tipo solanaceae, principalmente da mandrágora, da trombeta e da datura. Esta substância do tipo alcaloide tropânico foi usada durante séculos por algumas culturas pré-colombianas para diversos rituais, além de ser usada na atualidade em rituais de xamanismo e de bruxaria.

Em uma dose menor a 300 microgramas, esta substância também é utilizada na medicina atual como analgésico local, antiespasmódico, para a prevenção e tratamento dos vômitos, entre outros usos. No entanto a burundanga saiu dos laboratórios direto para a rua com propósitos terríveis: anular a vontade de quem a consome e poder manipular essa pessoa sem resistência alguma.

Este é o motivo pelo qual a escopolamina é usada em grande parte por agressores sexuais e delinquentes, que podem submeter suas vítimas sem que elas oponham resistência alguma ou sejam capazes de se lembrarem depois o que aconteceu.

O que é a burundanga e quais são seus efeitos - O que é a burundanga?

Como a burundanga age no corpo?

A burundanga é uma droga de absorção gastrointestinal rápida que conta com um efeito quase imediato. Em poucos minutos após a sua ingestão a vítima sentirá um efeito depressor do sistema nervoso central e periférico, trazendo como consequência um estado de sonolência e amnésia grave. Neste estado, a pessoa é capaz de executar ordens de forma consciente mas sem poder se negar a elas.

Por exemplo, uma pessoa pode sacar dinheiro de um caixa eletrônico e entregar a um delinquente, realizar atos de vandalismo a pedido de outro ou sofrer uma agressão sexual sem opor resistência. Além da ausência de vontade, quem ingere burundanga manifesta outros sintomas como pupilas dilatadas, taquicardia, estupor, retenção de urina, boca seca, sede, problemas para falar ou engolir, entre outros sinais. Se for administrada uma dose excessiva, pode causar convulsões, arritmia, colapsos vasculares, depressão severa e inclusive, em casos extremos, a morte.

Os efeitos desta droga podem durar entre 1 e 2 horas dependendo da dose administrada. Um aspecto que dificulta a sua detecção quando se suspeita de alguém que tenha drogado uma pessoa com burundanga, é que a escopolamina desaparece do sangue ao redor de 30 minutos após a sua ingestão e não deixa rastro na urina depois de 12 horas do seu consumo, aproximadamente.

O que é a burundanga e quais são seus efeitos - Como a burundanga age no corpo?

Formas de administrar a escopolamina

A burundanga é uma droga sem cheiro e sem sabor, portanto é muito fácil de administrar por diversas vias. Geralmente pode ser ingerida por via oral, normalmente misturada em shots e bebidas, ser inalada pelo olfato, por isso alguns agressores colocam-na em lenços, ou atuar por via cutânea, ou seja, basta tocar uma superfície com escopolamina para ser vítima de seus efeitos.

Depois da sua ingestão, a droga leva entre 3 e 5 minutos para começar a atuar no corpo.

O que é a burundanga e quais são seus efeitos - Formas de administrar a escopolamina

Como prevenir o consumo de burundanga

Fica claro que os efeitos da burundanga são altamente perigosos e que quem a ingere estará à mercê da manipulação de outras pessoas, o que pode levar a roubos, vandalismos, sequestros ou estupros.

Não é simples se proteger contra uma droga invisível que atua com tanta rapidez, no entanto algumas recomendações podem nos salvar dela, por isso em umComo sugerimos a você:

  • Manter a sua bebida e comida à vista a todo o momento quando sair para jantar ou em uma festa. Não deixe sua bebida sozinha nem deixe seu copo por aí em nenhum momento.
  • Não aceite bebidas de estranhos nem convites para ingerir nada. Desconfie e acertará, nunca sabe quais são as segundas intenções dessa pessoa.
  • Ainda que possa parecer algo paranoico, o melhor é evitar pegar papeis ou propaganda na rua, não aceite flyers de discotecas e locais noturnos, pois poderiam ter traços da droga que entrem em contato com seu organismo através da pele.
  • Quando for sair para discotecas e festas faça-o sempre em grupo e evite desaparecer sem dizer onde vai. Inclusive para ir ao banheiro é conveniente fazê-lo acompanhado.
  • As mulheres são mais vulneráveis a este tipo de drogas, portanto é importante aumentar a precaução no caso das garotas.
  • Se suspeita que foi drogado com burundanga vá de imediato a alguém de confiança que esteja por perto para obter ajuda e ser levado para um lugar seguro.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a burundanga e quais são seus efeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

O que é a burundanga e quais são seus efeitos
1 de 4
O que é a burundanga e quais são seus efeitos

Voltar ao topo da página