Outros Alimentos benéficos para a saúde

8 benefícios do gengibre

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 6 outubro 2017
8 benefícios do gengibre
Imagem: aliexpress.com

O gengibre é uma raiz nativa da Ásia que apresenta vários benefícios para a saúde. Conhecido pelo seu sabor picante, este alimento possui propriedades curativas que o tornam uma substância muito popular em inúmeras culturas. O consumo de gengibre apenas é saudável quando tomado na dose certa, uma vez que consumo excessivo pode provocar problemas de estômago. Este alimento tem ação bactericida, desintoxicante, termogênica e atua ainda a nível respiratório, digestivo e circulatório. Para conhecer 8 benefícios do gengibre e saber como pode inseri-lo no seu cardápio, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: 8 benefícios do pequi para a saúde
Passos a seguir:
1

Ação anti-inflamatória

Um dos benefícios do gengibre é o sue poder contra a inflamação. Os fitoquímicos presentes no gengibre atuam como anti-inflamatório em doenças como artrose e artrite, aliviando o desconforto, o inchaço e a dor. Os processos anti-inflamatórios são naturais no nosso organismo, mas os pacientes de doenças como estas possuem inflamações mais intensas e podem beneficiar da ação do gengibre.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra o chá de gengibre para a dor de cabeça - como fazer?

2

Reduz os níveis de glicose

O gengibre diminui a resistência do organismo à insulina, ajudando a reduzir os níveis de glicose no sangue.

8 benefícios do gengibre - Passo 2
Imagem: toutiao.com
3

Aumenta a imunidade

O gengibre regula o sistema imunológico, fazendo com que o organismo fique menos vulnerável contra doenças auto-imunes, gripes e resfriados. A sua ação anti-inflamatória também auxiliam a secagem do muco, baixando o risco de proliferação de bactérias e vírus.

4

Acelera o metabolismo e emagrece

O gengibre é um alimento termogênico. Isto significa que contribui para o aumento da temperatura do corpo, acelerando o metabolismo e queimando mais gorduras e energia.

8 benefícios do gengibre - Passo 4
Imagem:
5

Queima toxinas

O gengibre estimula a ativação as enzimas do fígado, eliminando toxinas. Isto também promove a saciedade e evita que a pessoa coma demais.

6

Combate a celulite

A ação anti-inflamatória do gengibre ajuda a manter a pele lisa e livre de celulite. Os sucos são a melhor maneira de evitar este problema tão comum.

8 benefícios do gengibre - Passo 6
7

Combate gases e enjoos

O gengibre é muito famoso pela sua ação a nível digestivo. É usado para tratar náuseas, vômitos, falta de apetite, dor de estômago e diarreias. Estudos indicam que o alimento também é útil na prevenção do câncer do colo.

8

Alivia sintomas menstruais e ressacas

O gengibre é usado por mulheres que sofrem de cólicas menstruais e por qualquer pessoa que apresente sintomas de ressaca. A sua ação anti-inflamatória atua como analgésico para qualquer uma das condições.

8 benefícios do gengibre - Passo 8
9

Como consumir

Agora que conhece os benefícios do gengibre, o umComo explica como pode consumir este alimento na sua rotina. O gengibre pode ser consumo em conserva, como óleo, como chá ou cru. Também é usado em bebidas e alimentos como aromatizante. Confira como preparar:

Na panela: O gengibre pose ser usado na confecção de pratos salgados ou doces. Para incluí-lo em suas receitas, use gengibre desidratado, fresco, cristalizado ou em conserva. Para saber como usar o gengibre na cozinha, acesse esse artigo.

Em sucos: Consumir o gengibre em sucos é uma boa forma de preservar todas as suas propriedades. É o método mais popular entre pessoas que procuram emagrecer ou perder celulite. O suco gera ainda mais disposição, melhora a aparência da pele e o funcionamento intestinal. Para adicionar sabor, bata um pedaço de gengibre com abacaxi, hortelã e limão no liquidificador.

Em pedaços: Mastigar pedaços de gengibre ajuda a aliviar a rouquidão e as irritações da garganta. O gengibre alivia os sintomas, mas não garante a cura da doença. Descubra como usar o gengibre nas saladas.

Em chás: A infusão de pedaços de gengibre fresco pode ser usada para tratar resfriados, gripes e tosse. O alimento possui ainda um efeito relaxante, hidratante e anti-toxinas. Este chá contribui ainda para o emagrecimento através da ação termogênica. Para preparar, deixe raízes, talos ou cascas de molho por 30 minutos. Quando o tempo terminar, acrescente água e leve ao fogo por mais 30 minutos. Se não é fã de bebidas quentes, dê uma olhada nesse artigo que ensina como preparar água de gengibre.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 8 benefícios do gengibre, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: aliexpress.com
Imagem: toutiao.com
Imagem:
1 de 5
8 benefícios do gengibre