Benefícios da fruta

8 benefícios do pequi para a saúde

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 29 maio 2017
8 benefícios do pequi para a saúde

O pequi é um fruto muito popular em Minas Gerais e Goiás que também pode ser chamado de piqui, pequizeiro, pequiá ou piquiá. Pode ser consumido cru, cozido ou em receitas de arroz e frango ou sob o formato de óleo, conhecido como azeite de pequi. Por ter muitos espinhos no caroço, é necessário algum cuidado ao comer o pequi para evitar ferimentos nas gengivas. O pequi tem cor amarela e o seu gosto e aroma são fortes. O pequi possui vários benefícios para a saúde, uma vez que é rico em fibras, vitamina A, ácidos graxos monoinsaturados e carotenoides. Se você gostaria de conhecer os 8 benefícios do pequi para a saúde, continue lendo esse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: 8 benefícios do gengibre

Índice

  1. Melhora a digestão e reduz o colesterol ruim
  2. Fortalece cabelos danificados
  3. Possui ação anti-inflamatória
  4. Melhora a saúde e aparência da pele
  5. Fortalece a visão
  6. Promove a saúde cardíaca
  7. Combate os efeitos da asma
  8. Combate os radicais livres
  9. Cmo fazer suco de pequi

Melhora a digestão e reduz o colesterol ruim

Um dos 8 benefícios do pequi para a saúde é a sua riqueza em fibras que contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo. Como muitas outras frutas, o pequi reduz a probabilidade de ter abdômen inchado, diarreia, cólicas, flatulência e prisão de ventre.

A presença de fibras na fruta também contribui para diminuir os níveis de colesterol ruim no organismo, sendo uma boa opção para quem tem esse objetivo. Confira esse artigo e descubra outras frutas para baixar o colesterol.

Fortalece cabelos danificados

O óleo extraído da semente do pequi possui vários benefícios para o cabelo, podendo ser encontrado em lojas de cosmética capilar. O pequi ajuda a tratar cabelos danificados, fortalecendo os fios, diminuindo o frizz e aumentando a sua hidratação.

Aplique o óleo de pequi 2 horas antes do banho para que o cabelo fique mais fácil de domar e coloque no xampu para reduzir o aspeto ressecado e quebradiço.

Possui ação anti-inflamatória

O pequi possui agentes anti-inflamatórios, o que faz desta fruta um aliado contra as inflamações dos músculos e das articulações. Estudos comprovaram que a inflamação que ocorre após a prática dos exercícios pode ser diminuída com o consumo do pequi.

As propriedades que combatem as inflamações também podem ser usadas por quem sofre com artrite e outras condições semelhantes.

Melhora a saúde e aparência da pele

A semente do pequi contém óleos essenciais compostos por vitamina A e tecoferol, substâncias que atum em favor da sua pele, combatendo manchas e promovendo a cicatrização.

O consumo do pequi também é útil para prevenir os sinais do envelhecimento precoce e dar brilho e beleza à sua pele. O fruto também pode ser usado para tratar eczema e outras lesões da pele.

Fortalece a visão

O pequi é uma fruta composta por grandes quantidades de vitamina A, sendo o beta-caroteno um dos seus derivados. A substância, que atua como antioxidante, pode beneficiar as células oculares, melhorando a sua visão, prevenindo a degeneração macular e as cataratas.

Promove a saúde cardíaca

Por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados, o pequi contribui para diminuir o colesterol ruim e proteger a saúde do coração. Os compostos orgânicos encontrados na fruta melhoram a oxigenação do organismo, o que impede a concentração de colesterol nas paredes das artérias e nos vasos sanguíneos.

Combate os efeitos da asma

Se você ou os seus filhos sofrem com asma, saiba que o pequi pode ser usado para tratar esse problema. Para usar o óleo desta fruta como remédio natural contra essa condição respiratória, basta consumir 10 gotas com as refeições. Consulte esse artigo e descubra como curar a asma com remédios naturais.

Combate os radicais livres

Um dos 8 benefícios do pequi para a saúde deve-se à sua concentração de vitamina A. O nutriente contribui para a prevenção do envelhecimento precoce, por isso não hesite em adicionar essa fruta à sua dieta.

O estresse oxidativo aumenta a produção de radicais livres, algo que os nutrientes do pequi podem melhorar. No caso dos atletas, especialmente, o pequi contribui para aliviar a inflamação muscular e os danos do DNA.

Acesse esse artigo para descobrir mais alimentos ricos em antioxidantes para combater os radicais livres naturalmente!

Cmo fazer suco de pequi

Para fazer suco de pequi e aproveitar todos os seus benefícios para a saúde, confira essa receita:

Ingredientes

  • Canela a gosto (ou cravo)
  • 1 litro de leite
  • Adoçante a gosto
  • 15 a 20 pequis (sem casca)

Preparação

Para fazer suco de pequi, comece por cozinhar os pequis em uma panela com água até ficarem macios. Em seguida, escorra a água e raspe os caroços até soltar toda a sua polpa. Junte a canela (ou cravo), o adoçante a gosto e o leite. Coloque na panela e ferva por alguns minutos até engrossar levemente. Em seguida, leve o suco à geladeira e, assim que gelar, está pronto para beber!

Não jogue a casca fora! Saiba como aproveitar a casca do pequi.

8 benefícios do pequi para a saúde - Cmo fazer suco de pequi

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 8 benefícios do pequi para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Alessandra macieira
amei as informaçoes.!
Editor umComo.com.br
Oi Alessandra! Que bom que as dicas foram úteis. Continue nos acompanhando :)
1 de 2
8 benefícios do pequi para a saúde