PARTILHAR

Alimentos ricos em antioxidantes

Alimentos ricos em antioxidantes
Imagem: terapiasysalud.com.ar

Os antioxidantes são substâncias presentes em alguns tipos de alimentos capazes de combater a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células e por várias doenças, entre elas o câncer. Nosso corpo por si só não pode produzir antioxidantes. Assim, é fundamental ingeri-los diariamente através de uma dieta equilibrada e nutritiva. Sabe quais são os alimentos ricos em antioxidantes? Em umComo.com.br, iremos apresentá-los.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em fibra
Passos a seguir:
1

Os radicais são moléculas de elétrons que ficaram sem seu par de prótons. Isso os torna moléculas muito instáveis e reativas que, na tentativa de obter a estabilidade, tentam "roubar" o seu par de outra molécula, fazendo com que esta também se torne em um radical livre.

Nosso corpo produz naturalmente radicais livres para o funcionamento de determinados processos, mas quando eles começam a se formar em excesso devido a fatores externos, tais como fumar, beber, poluição e alimentação pobre em nutrientes, esses radicais começam a afetar a saúde do nosso corpo, produzindo doenças.

A probabilidade de desenvolver doenças como câncer, Alzheimer ou diabetes e várias doenças do coração aumenta em virtude do excesso de radicais livres. Portanto, o consumo de antioxidantes é tão importante para combater a sua formação e se manter saudável.

2

Entre os alimentos ricos em antioxidantes , destacam-se os frutos silvestres: morangos, framboesas e mirtilos. Todos fornecem ao nosso corpo ácido elágico, um antioxidante que ajuda a combater o colesterol e as inflamações crônicas, além de combater os radicais livres.

Alimentos ricos em antioxidantes - Passo 2
Imagem: frutaslogrono.com
3

O tomate é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes que podemos encontrar, sendo o único que fornece uma grande quantidade de licopeno que ajuda nosso corpo a prevenir certos tipos de cânceres, sendo um grande aliado para nossa saúde. Além disso, contêm carotenóides que se transformam em vitamina A, um dos nutrientes antioxidantes por excelência.

Alimentos ricos em antioxidantes - Passo 3
4

O kiwi é uma das frutas mais benéficas que podemos encontrar, por ser um alimento rico em antioxidantes. Fornece vitamina C, flavonóides e ácido elágico que combatem eficazmente os radicais livres e mantêm o nosso sistema imunológico saudável.

Alimentos ricos em antioxidantes - Passo 4
5

O alho, embora não seja apreciado por muitas pessoas, tem sido considerado durante séculos um dos ingredientes mais saudáveis que existe. Este é um alimento rico em antioxidantes, que fornece principalmente alicina, que ajuda a melhorar a circulação, reduzir a inflamação, o açúcar e o colesterol e previne a formação de tumores. Sem dúvida, trata-se de um ingrediente potente que deve ser adicionado à nossa alimentação.

Alimentos ricos em antioxidantes - Passo 5
6

Os alimentos ricos em vitamina E, como o azeite de oliva, o abacate, os frutos secos ou o gérmen de trigo também são excelentes fontes de antioxidantes, pois este nutriente é uma das melhores opções para proteção eficaz das nossas células contra os radicais livres.

Alimentos ricos em antioxidantes - Passo 6
7

As frutas cítricas como a laranja, a toranja, o limão ou as tangerinas são uma excelente alternativa para proteger a nossa saúde, pois são alimentos ricos em antioxidantes, que contêm vitamina C e hesperidina, ingrediente que ajuda o nosso corpo a eliminar toxinas de forma eficaz.

Alimentos ricos em antioxidantes - Passo 7
Imagem: cocinaycomidasana.com
8

Também não podemos nos esquecer de alguns ingredientes importantes, como as carnes, de preferência magras, o peixe ou o cacau, que contêm um dos antioxidantes mais importantes que podemos encontrar, a coenzima Q, que influi de forma direta no metabolismo das células, protegendo nossos órgãos e ajudando a combater o envelhecimento precoce.

Alimentos ricos em antioxidantes - Passo 8
Imagem: flexitariano.org
9

Outros antioxidantes, como os taninos, ficaram famosos por seus benefícios para o nosso coração. A uva ou o vinho tinto são os principais ingredientes que o contêm.

Outros alimentos ricos em antioxidantes são:

  • As cenouras, os pimentões vermelhos e a pimenta, ricos em caroteno.
  • Os brócolis, as couves e os espinafres, ricos em vitamina C.
  • O chá verde com quercetina, isoflavonóides, catequinas e polifenóis, que ativam o metabolismo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em antioxidantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Sônia Maria
Boa tarde. Existe algum medicamento sério , q posso usar para ativar o colágeno... Farei 64anos em Maio. Esta começando ,uma flacidez leve no meu rosto... E , no pescoço....nem se fala... Obrigada.
VITALINO VOELZ
Os alimentos ricos em antioxidantes, são ideais para uma dieta para reduzir a ferritina, no organismo.
maria do carmo nitrini lopes
Muito esclarecedor.ÓTIMO!!!!!!!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, que bom saber isso! Muito obrigada e continue nos acompanhando! :)
Baptista Lúcia
Em um acidente quebrei uma perna, e estou com uma flebite, estou fazendo um tratamento, ingetavel, e controle de exames de sangue. Que alimentos em geral pode ajudar- me neste tratamento ? Obrigado se poder me ajudar.
Giovane Cardoso
Gostei ótimo!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Giovane, muito obrigada pelo seu comentário valeu :)
Alimentos ricos em antioxidantes
Imagem: terapiasysalud.com.ar
Imagem: frutaslogrono.com
Imagem: cocinaycomidasana.com
Imagem: flexitariano.org
1 de 8
Alimentos ricos em antioxidantes

Voltar ao topo da página ↑