PARTILHAR

Quais são os benefícios da vitamina A

Quais são os benefícios da vitamina A
Imagem: bioblogia.com

A vitamina A é um dos nutrientes essenciais que o nosso corpo precisa para se manter saudável. Muito fácil de ingerir na alimentação diária, dependendo da sua origem pode receber distintos nomes. Quando provém da proteína animal conhece-se como retinol, enquanto que se vier dos vegetais é chamada de caroteno, dos quais o beta-caroteno é o mais conhecido. Mas, porque é que consumir este nutriente é tão importante. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os benefícios da vitamina A para o nosso corpo.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios da lichia
Passos a seguir:
1

Uma das contribuições e benefícios da vitamina A mais importantes ocorre a nível celular. Este nutriente influencia no processo de crescimento e reparação das células que compõem a nossa visão, mucosas, pele, unhas, esmalte dentário e cabelo.

2

A vitamina A é essencial para manter um sistema imunitário forte que nos ajude a lutar contra as infeções e doenças, pois favorece a produção de defesas e melhora a resposta aos anti-corpos. Esta vitamina também participa na criação de membranas que protegem das infeções os órgãos como os pulmões ou o trato digestivo.

3

Outro dos benefícios da vitamina A é manter ossos e dentes saudáveis, pois influencia no processo de crescimento de ambos. Por isso, este nutriente é indispensável durante a infância e o desenvolvimento.

4

É importante manter uma boa ingestão de vitamina A tanto para melhorar a reprodução sexual como para garantir o crescimento saudável do feto. Este nutriente permite a boa produção de esperma e favorece o ciclo menstrual, durante a gravidez contribuí no desenvolvimento de tecidos do feto, beneficiando o seu correto crescimento.

5

Diz-se popularmente que a cenoura é boa para a nossa vista, isto deve-se principalmente aos seu conteúdo em beta-carotena, um tipo de vitamina A que melhora a nossa visão noturna e ajuda-nos a prevenir doenças como as cataratas, o glaucoma ou a cegueira.

6

São muitos os benefícios da vitamina A para a nossa saúde, por isso a sua deficiência pode produzir importantes problemas, entre eles:

  • Condições ósseas como crescimento deficiente, dores nas articulações ou malformações no esqueleto.
  • Problemas na vista como deficiências para ver à noite, sensibilidade à luz ou xeroftalmia.
  • Defesas baixas e maior propensão a sofrer infeções e doenças.
  • Pele seca, unhas e cabelo quebradiço.
  • Alterações reprodutivas, perda de peso, fadiga geral, entre outros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da vitamina A, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
lucia
preciso perder 3o kilos tenho problen ma na pele das nadegas, e estou com problema serio de visao
Nancy Gonçalves dias
Excelente este artigo ! Como tenho problemas de vista ,(degeneração macula) fiz uma pesquisa sobre a vitamina A, e deparei-me com este artigo ! O meu médico oculista receitou-me suco de laranja com cenoura ,para ser tomado todos os dias ! Fica aí , mais uma dica para quem tem problemas de visão 1
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nancy, obrigada por partilhar essa dica conosco valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
ana beatriz
muinto bom esse saite
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana, muito obrigada e continue nos acompanhando ;)
Sara Viega
Olá Mara, muito obrigada pelo seu comentário :)
mara evellyn
amei tudo o que aprendi.otimo.............
ana beatriz
eu tambem
Quais são os benefícios da vitamina A
Imagem: bioblogia.com
Quais são os benefícios da vitamina A

Voltar ao topo da página ↑