Partilhar

Quais são os benefícios do ácido fólico

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os benefícios do ácido fólico
Imagem: nescafe.cl

O ácido fólico ou vitamina B9 é um nutriente essencial para o nosso corpo, pois ajuda a favorecer a regeneração celular, mantendo nossa saúde e sendo especialmente importante durante a gravidez. Este nutriente deveria estar presente na nossa dieta diária ou ser ingerido, somente sob recomendação médica, como suplemento. Em umComo.com.br explicamos quais são os benefícios do ácido fólico e em que alimentos poderá encontrá-lo.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em ácido fólico
Passos a seguir:
1

O ácido fólico é um nutriente muito associado às mulheres grávidas ou que estão querendo engravidar. Isto se deve a que durante a gestação esta vitamina contribui para prevenir alterações congênitas no cérebro ou nas costas do feto, por isso, é importante acrescentar à dieta ou ingerir mediante um suplemento receitado pelo ginecologista. Também é um nutriente eficaz para tratar as doenças das gengivas durante a gravidez.

2

Entre os benefícios do ácido fólico destaca-se sua propriedade de melhorar a saúde de pacientes com anemia como também ajuda a aumentar a contagem de glóbulos vermelhos. Muitos dos alimentos ricos em ácido fólico são também altos em fibra, por isso funcionam muito bem no tratamento da anemia, especificamente a ferropriva.

3

Um boa contribuição do ácido fólico irá ajudar-nos a melhorar a digestão, favorecendo a produção de ácidos digestivos e prevenindo doenças e problemas estomacais. Trata-se também de um nutriente essencial para aqueles pacientes cujo intestino não pode absorver bem os nutrientes, convertendo-se em uma vitamina essencial para manter sua saúde.

4

Entre os benefícios do ácido fólico destacam-se suas propriedades para reduzir o risco de sofrer de diferentes tipos de câncer como o do cólon, o retal, o de mama e o câncer de pâncreas. Combinado com outras vitaminas do complexo B como a B12 e B6, seus efeitos positivos são potencializados.

5

O ácido fólico ou vitamina B9 ingerido em uma boa quantidade pode ajudar também a prevenir doenças cardíacas, garantindo nossa saúde cardiovascular. Além disso, trata-se de um nutriente recomendado em casos de depressão, já que as pessoas que sofrem desta condição costumam ter baixos os níveis deste nutriente.

6

O ácido fólico é um nutriente importante para aquelas pessoas com problemas de apetite, pois ajuda a incrementá-lo, favorecendo assim uma alimentação mais equilibrada.

7

A deficiência de ácido fólico pode causar condições como:

  • Anemia, debilidade ou fadiga.
  • Falta de apetite e emagrecimento.
  • Depressão e irritabilidade.
  • Náuseas e diarreia.
  • Taquicardias.
  • Problemas ou atraso no crescimento.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do ácido fólico, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios do ácido fólico

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Debora Estefe Sanches
Gostaria de saber tudo sobre Acido Folico, e alimentos naturais pois estou com falta dele
Paulo Cesar
Bom dia Sara, só uma pergunta, quais os pró e os contra do ácido fólico com relação ao desempenho sexual do homem ?
maria elizabete dos santos calixto
sera que ele beneficia tambem as unhas
janete santos
adorei a materia sao muitos os beneficios.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Janete! Que bom saber que as informações foram do seu agrado! Muito obrigada e continue acompanhando a nossa página :)
Ludimilla
Muito boa a dia!!!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ludimila! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Suely Rodrigues
Meu acido Folico . O Laboratorio diz que estou com 15.04ng/ml e o normal é acima de 2,3ng/ml. Qual e a diferença de ponto e virgula neste exame, moro retirado de cidade,este resultado interfere nas plaquetas altas que e o meu caso?. Quero saber de explicações de exames, de sangue, alem dos alimentos e claro. Muito bom o trabalho de alimentos postados por voces.

Quais são os benefícios do ácido fólico
Imagem: nescafe.cl
Quais são os benefícios do ácido fólico

Voltar ao topo da página