Partilhar

Quais são os benefícios do alho

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os benefícios do alho

O alho é um dos ingredientes fundamentais na cozinha mediterrânea, sempre bem-vindo na preparação de carnes, molhos, peixes e todo o tipo de receitas. No entanto o seu sabor forte faz com que muitas pessoas sintam medo de o juntar aos seus pratos favoritos, mas os seus benefícios para a saúde saltam à vista, por isso em umComo.com.br mostramos-lhe quais são os benefícios do alho e algumas boas razões para o consumir com mais frequência.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do alho-poró
Passos a seguir:
1

Durante o século XIX Louis Pasteur descobriu as propriedades antibióticas do alho, mais à frente outros cientistas se uniram à sua busca confirmando que efetivamente este ingrediente é um grande aliado para proteger o corpo das bactérias, por isso costuma ser recomendado no caso de infeções leves e resfriados como um tratamento alternativo.

2

O alho também é um grande anti-inflamatório, excelente para pancadas e contusões.

3

Os seus benefícios nas pessoas que sofrem de problemas de circulação já são conhecidos, pois é um grande vasodilatador e anticoagulante, sendo um dos ingredientes em algumas medicinas que se encontram no mercado para tratar as varizes e o cansaço nas pernas.

4

E quando se trata de feridas leves, o alho é um grande antisséptico que se pode aplicar com confiança sobre a pele, um bom remédio caseiro para os que não são fãs dos antibióticos.

5

Reduz os níveis de açúcar no sangue, bem como o colesterol, por isso é um bom aliado no tratamento da diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.

6

Alguns pratos que nos permitem consumi-lo cru são o gaspacho, os molhos como o pesto e o alioli e até mesmo o molho de alho e certos peixes típicos para petiscar como as anchovas. Trata-se de desfrutar do seu sabor e benefícios ao máximo, por isso livre-se dos medos e dê uma oportunidade ao alho.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do alho, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Alguns especialistas salientam que os seus benefícios se podem aproveitar enquanto está cru, no entanto incluir o alho nas suas receitas é uma excelente opção.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios do alho

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Rejane Marques
O alho também seve para fazer lambedor.
j. parola
Aprendi a gostar do alho,e sei que tem muitos benefícios para a saude
Carlos Roberto
Bom o alho é um remédio e tanto para nossa saúde vou voltar a tomas as cápsulas de alho macerado a frio no passado tomei muito depois parei. mas agora com a arritmia Cardíaca voltarei a usar o Alho novamente. Obrigado pela dica do alho tinha esquecido dele....
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Carlos, espero que dê certo com você novamente. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando o nosso site :)
Rosana
Boa tarde! O alho sendo frito ou em refogados tem o mesmo benefício?
Edna Barros
as informacoes sobre o alho foram maravilhosas
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Edna, que bom saber! Muito obrigada e continue nos seguindo :)
maria da conceição
qual o benificio do alho para o tigreceridios alto,como fazer o chá
Jorge Felipe
Gostei muito da pesquisa!!!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Jorge, muito obrigada valeu! Continue seguindo o nosso site :)
cyrlene.costa sousa
Alho faz bem pra inflamacao vaginal
maria silvia
muito boa as dicas amei gostaria de receber mas dicas de saúde.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, muito obrigada pelo seu comentário :) Para receber mais dicas e as nossas últimas novidades de saúde, você pode subscrever ao nosso boletim de novidades, digitando o seu endereço de e-mail no campo indicado no início da página.

Quais são os benefícios do alho
Quais são os benefícios do alho

Voltar ao topo da página