Partilhar

Quais são os benefícios do palmito

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os benefícios do palmito

O palmito é um alimento de baixíssima caloria e rico em potássio. É colhido a partir das palmeiras que possuem núcleo comestível (o palmito) e é firme e liso, sua textura é o que torna o alimento ideal para ser adicionado em saladas, tornando-as ainda mais saudáveis.

Neste artigo, umComo explica detalhadamente quais são os benefícios do palmito, assim, quem sabe você não passa a adicionar mais vezes este alimento tipicamente brasileiro nas próximas receitas.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios do Cupuaçu
Passos a seguir:
1

O palmito pode ser considerado da família das hortaliças; é muito saboroso e está presente em diversos tipos de alimento; desde o pastel à pizza, como também em saladas. É vendido em potes, conservado por salmoura. Dica: ao comprar, prefira o palmito em vidro, já que assim é possível verificar se está bom, ao menos de aspecto, um bom palmito deve ser claro, liso e límpido. Mas isto não significa que os palmitos em lata não seja de boa procedência.

É também recomendado realizar um cozimento, de 15 minutos, mais ou menos, logo antes de utilizá-lo numa receita, seja para salada, creme, pizza ou pastel. Agora que terminamos esta pequena introdução, vamos aos benefícios do palmito (em termos de saúde).

2

O palmito é pouco calórico (bom para quem quer uma dieta saudável): Possui pouco mais de uma caloria por grama, ou seja, uma porção de 28 gramas possui cerca de 32 calorias, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Numa salada de palmito, por exemplo, obtêm-se uma boa quantidade de nutrientes, como citaremos a seguir, por um baixo "preço" calórico.

3

Fibras e carboidratos (de qualidade): Os carboidratos compõe quase um terço da composição do palmito, de acordo com dados, 7 gramas de carboidratos são encontrados em cada 28 gramas de palmito, incluindo os complexos, que fornecem energia. Desta parte, 0,4 gramas são fibras, o que não é muito, mas no geral as pessoas não consomem grandes quantidades de fibras durante o dia a dia. As fibras ajudam a regular o intestino, reduzir o colesterol e minimizar picos de açúcar no sangue.

4

Potássio (como na banana): O potássio é um nutriente do qual não se vive sem; regula o batimento cardíaco; estimula e desencadeia músculos e impulsos nervosos; reduz a pressão arterial, compensando o sal da dieta, que por sua vez aumenta a pressão sanguínea.

Para cada 28 gramas de palmito temos um total de 506 miligramas de potássio (contra os 100,4 encontrados em 28g da banana), mais de 10% da dose diária recomendada (4.700 mg/ 4.7 g). Lembrando que você pode comer 60, 90, ou 120 gramas de palmito (porque é bom demais), consumindo, desta forma, 1, 1.5 ou 2 g de potássio.

5

Fonte de vitaminas como a B6: A vitamina B6 é essencial para ao menos 100 diferentes enzimas no corpo humano, para que ele possa trabalhar em boas condições. Exemplo: deficiência de vitamina B6 pode causar anemia. Esta vitamina é essencial para uma boa absorção de ferro no corpo, nutriente que, por sinal, o palmito também contém em boas quantidades. A vitamina também é responsável pelo correto funcionamento dos neurotransmissores.

Para cada 28 gramas, novamente, de palmito, você consome cerca de 0,23 miligramas de vitamina B6. Por mais que pareça uma pequena quantidade, é o equivalente à 20% da dose diária recomendada. Veja bem, o palmito possui mais alguns benefícios para a saúde.

6

Contém ferro também: Acredito que seja dispensável dizer todos os benefícios do ferro para o sangue, então vamos nos limitar às medidas: Mulheres com idade inferior à 50 devem consumir 18 mg de ferro, diariamente, e abaixo dos 50 anos de idade, 8 mg; homens precisam de 8 mg, à qualquer idade.

Quase todo o ferro em seu corpo está presente nas células vermelhas do sangue. O ferro as ajuda a se formarem corretamente, para que elas possam movimentar o oxigênio para todas as partes do seu corpo. Este mineral essencial suporta o sistema imunológico e pode ajudar a prevenir a fadiga também. Numa porção de uma xícara de palito, temos 4,57 mg de ferro.

Veja também:

Quais são os benefícios do palmito - Passo 6
Imagem: comsaborperfeito.com
7

E mais alguns minerais: Citamos o potássio e o ferro, mas além destes, e em menores quantidades, o palmito também contém uma série de outros minerais como o cálcio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio, nas proporções:

Para uma xícara de palmito encontra-se, em maiores quantidades:

  • Cálcio: 26 mg - Ajuda no fortalecimento dos ossos do corpo.
  • Fósforo: 204 mg - Ajuda o cálcio no fortalecimento e regeneração da estrutura óssea.
  • Zinco: 5,45 mg - O Zinco é um mineral antioxidante, essencial para a cicatrização e regeneração no corpo, assim como para a correta funcionalidade da insulina e da tireoide.

E em menores quantidades:

  • Cobre;
  • Manganês;
  • Selênio.
8

Apoio vitamínico: Uma porção de 1 xícara de palmito fornece boas quantidades de vitaminas essenciais como:

  • Vitamina A;
  • Vitamina E;
  • Vitamina C - 12 mg: Quase 10% do valor diário desta vitamina com propriedades antioxidantes.
  • Vitamina B3 ou niacina - 1,3 mg: promove a saúde digestiva e ajuda a prevenir altos índices de colesterol ruim.
  • Vitamina B6 ou piridoxina - 1,2 mg: essencial para a quebra de proteínas, melhorando a saúde das células vermelhas do corpo.

Veja também nossos artigos sobre:

Quais são os benefícios do palmito - Passo 8

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do palmito, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios do palmito

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os benefícios do palmito
Imagem: comsaborperfeito.com
1 de 3
Quais são os benefícios do palmito

Voltar ao topo da página