As porções de frutas e legumes

10 benefícios do amendoim para a saúde

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 2 março 2021
10 benefícios do amendoim para a saúde

O amendoim é uma planta e alimento que, apesar de ser parecido com as castanhas oleaginosas, é do grupo dos legumes. Seu consumo é variado, é ingerido cru, torrado e no preparo de receitas doces e salgadas. Por ter fama de calórico e ser usado em alguns pratos ricos em sabor e açúcar, os benefícios do amendoim muitas vezes podem ser esquecidos. A boa notícia é que o amendoim está cheio de propriedades boas para o nosso corpo. Para te situar, o umCOMO reuniu informações sobre 10 benefícios do amendoim para a saúde.

Também lhe pode interessar: 10 benefícios do queijo branco para a saúde

Passos a seguir:

1

Apesar de não ser uma oleaginosa, o amendoim é rico em gorduras boas, mais especificamente as gorduras monoinsaturadas. Uma das principais ações desse tipo de gordura é diminuir o colesterol ruim no organismo.

2

As tais gorduras monoinsaturadas, citadas anteriormente, também têm propriedades anti-inflamatórias. Eles ajudam o controle de inflamações em casos de lesões e até infecções.

3

Ômega 3 também é um dos benefícios do amendoim para a saúde. Essa gordura boa ajuda no combate de doenças cardiovasculares e pode atuar como inibidor do triglicérides. Ainda pode reduzir a pressão sanguínea, o que é ideal para casos de hipertensão.

4

O magnésio presente no amendoim tem propriedades muito benéficas para ossos, músculos e sangues. Uma das ações provenientes do consumo de amendoim relacionadas aos seus benefícios é um auxílio no relaxamento muscular e contribui com o funcionamento regular do sistema muscular e nervoso.

5

Não podemos nos esquecer do potássio quando citamos os benefícios do amendoim para a saúde. Ele também é um aliado dos músculos e ossos, já que evita cãibras, promove o desenvolvimento celular e retém o cálcio dos ossos.

10 benefícios do amendoim para a saúde - Passo 5
6

O ferro é um nutriente essencial encontrado no amendoim. Seu consumo é muito recomendando para a prevenção de anemia, já que ele é um importantíssimo aliado na produção de hemoglobinas, o elemento do sangue que transporta o oxigênio pelo corpo.

7

Pesquisas já apontaram que um dos benefícios do amendoim para a saúde é ser fonte de antioxidantes que combatem radicais livres, aqueles que previnem envelhecimento precoce, doenças cardíacas e câncer. Os antioxidantes polifenólicos podem ser encontrados em altas concentrações no amendoim, eles, especificamente, podem reduzir o risco de câncer de estômago e doenças nervosas.

No caso do antioxidante reseveratrol, também presente no amendoim, pode-se ainda citar a redução de chances de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

8

As vitaminas do complexo B podem ser citadas como benefícios do amendoim para a saúde com destaque para vitamina B3, vitamina B6 e vitamina B9. Dentre os seus benefícios podemos ressaltar controle de humor e melhora da circulação.

9

O triptofano é um aminoácido que estimula a produção de serotonina, substância que tem funções relacionadas ao bem estar, de uma maneira que ajuda a combater a depressão e melhora o humor.

10

O fornecimento de energia como um dos benefícios do amendoim para a saúde não pode ser ignorado. As calorias do amendoim são ideais para ajudar no rendimento de atividades físicas, recuperação muscular, disposição e evita fadiga

10 benefícios do amendoim para a saúde - Passo 10

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 benefícios do amendoim para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos

  • Apesar de todos os benefícios, o amendoim, como qualquer alimento, deve ser consumido com moderação. Uma porção de 30g por dia é o suficiente
  • Algumas pessoas podem ser alérgicas a amendoins, fique atento e observe se você não desenvolve nenhuma reação alérgica
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
10 benefícios do amendoim para a saúde