Outros Alimentos benéficos para a saúde

Quais os benefícios da manteiga de amendoim

Diogo Fernandes
Por Diogo Fernandes. Atualizado: 3 setembro 2019
Quais os benefícios da manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim é um tipo de manteiga em forma de uma pasta densa que é constituída principalmente por amendoim, gordura, açúcar e sal. Ao lerem isto podem pensar "é impossível esta manteiga ser saudável!", mas hoje vamos explicar aqui o porquê desta manteiga poder ser saudável e ainda os benefícios que ela vos pode trazer para a saúde caso, como é evidente, seja ingerida sem exageros. Não perca este artigo sobre quais os benefícios da manteiga de amendoim e descubra todas as propriedades desta manteiga aqui no umComo.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da granola
Passos a seguir:
1

Esta manteiga pode ou não ser saudável, isto depende da forma como é consumida e onde é produzida. Caso seja caseira, esta fica mais saudável porque não tem os conservantes utilizados naquelas que você compra no supermercado, por outro lado também não tem o açúcar e sal adicionados em certas marcas de forma exagerada. Vamos ver de seguida todos os benefícios que a manteiga de amendoim nos pode proporcionar.

2

Fonte de Energia

A manteiga de amendoim é composta por altos valores de proteína, fibras e hidratos de carbono que nos ajudam no dia a dia nas nossas atividades e, para quem gostar de praticar esporte pode encontrar aqui os nutrientes ideais necessários.

Quais os benefícios da manteiga de amendoim - Passo 2
3

Ajuda na regulação do colesterol

As gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas presentes na manteiga de amendoim são dois tipos de gordura que nos ajudam a baixar o colesterol LDL e, ainda a prevenir doenças cardiovasculares. Nem todos os produtos de manteiga de amendoim que se encontram à venda contêm estas gorduras em quantidades suficientes. Caso deseje evitar este problema pode criar sempre a sua própria manteiga de amendoim. Para isso, confira os passos do nosso artigo Como fazer manteiga de amendoim.

4

Pode ajudar a perder peso

Para que esta possa ajudar na perda de peso é necessário que seja ingerida de forma correta, pois esta manteiga contém macronutrientes que nos são indispensáveis como é o caso das gorduras, proteínas e carboidratos.

Ao ser ingerida também tem a vantagem de nos saciar a vontade de comer, o que ajuda quando chega a altura de rejeitar aquele bolo que vimos na pastelaria ou aquela fatia de pizza que encontramos no shopping.

5

Anti-rugas

A manteiga de amendoim também é composta por resveratrol, que é um antioxidante que de acordo com vários estudos realizados nos últimos anos tem sido associado à redução do aparecimento de rugas. Este antioxidante também tem estado relacionado à diminuição da probabilidade de vir a ter doenças cardíacas e câncer.

6

Controle de açúcar no sangue

A proteína e fibra que se encontram presentes na manteiga de amendoim são benéficas no que diz respeito ao controle de açúcar, pois ambos nutrientes ajudam a estabilizar os níveis de açúcar. Neste sentido, se for diabético a manteiga de amendoim poderá ser uma ajuda para o controle de açúcar.

7

Quando chega a hora de consumir manteiga de amendoim a melhor altura do dia é antes ou depois de praticar esporte, pois é quando precisamos de mais energia. Apenas 60 gramas da manteiga de amendoim, que é mais ao menos equivalente a 3 colheres de sopa, podem ser traduzidas em 340 calorias.

Leia também: O que comer com pasta de amendoim - 40 combinações irresistíveis

Quais os benefícios da manteiga de amendoim - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da manteiga de amendoim, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quais os benefícios da manteiga de amendoim