Outros Alimentos benéficos para a saúde

Quais os benefícios da alfarroba

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 3 julho 2020
Quais os benefícios da alfarroba

A alfarrobeira é uma árvore selvagem cujo fruto é a alfarroba, uma vagem comestível de cor marrom escuro semelhante ao feijão. As vagens de alfarroba são secas e moídas em pó ou então processadas de maneira a obter goma. De sabor adocicado, esta vagem é uma alternativa ao uso do cacau muito utilizada atualmente pela indústria alimentar e na preparação de várias receita. Você pode encontrar facilmente à venda alfarroba em pó em lojas de produtos naturais e alguns supermercados. Saiba mais esta vagem, os benefícios da alfarroba, como a pode usar e também algumas receitas com ela, neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da mandioca

Índice

  1. Propriedades e benefícios da alfarroba
  2. Alfarroba X Cacau
  3. Como usar alfarroba
  4. Receitas com alfarroba

Propriedades e benefícios da alfarroba

A alfarroba possui um elevado valor nutritivo, sendo rica em vitaminas do complexo B como as vitaminas B1 e B2 que ajudam o organismo a metabolizar a gordura. Além disso, essa vagem conta com um alto teor de vitamina A, que protege a visão e a pele, além de magnésio, potássio, cálcio, ferro e manganês.

Combate diarreias

A grande quantidade de fibras naturais e taninos presentes na alfarroba, fazem com que esta vagem seja ideal para o tratamento da diarreia e outros problemas de estômago, como úlceras ou desordens nutricionais. As fibras naturais ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e a proteger a mucosa do órgão.

Regula o colesterol

Em estudos realizados demonstrou-se que consumir alimentos compostos por farinha de alfarroba é benéfico para o colesterol ruim e triglicerídeos. Isto acontece devido ao seu conteúdo em fibras solúveis, que são ideais para a prevenção e tratamento do colesterol elevado.

Combate os radicais livres

Como a alfarroba é rica em polifenóis, ela ajuda no combate contra os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento das células e por várias doenças) e a oxidação. Os compostos fenólicos da alfarroba podem ainda ajudar a reparar as células danificadas pelos radicais livres.

Ajuda na perda de peso

A alfarroba é ainda a aliada perfeita para quem está de dieta e procura emagrecer, pois ela tem um efeito saciante, além de não conter proteínas ou gorduras, o que a torna uma excelente alterativa para substituir o cacau em pó ou o chocolate.

Controla a diabetes

A alfarroba é um alimento amigo dos diabéticos, pois pode ser usada por eles. Podendo ainda ajudar a diminuir a hiperglicemia ou hipoglicemia. Como a alfarroba é considerada um alimento funcional, ela pode ajudar a controlar e a evitar a doença.

Quais os benefícios da alfarroba - Propriedades e benefícios da alfarroba

Alfarroba X Cacau

Ao contrário do chocolate e do cacau, a alfarroba não contém estimulantes como cafeína e teobromina. Estes estimulantes costumam causar alterações em pessoas sensíveis à cafeína, diminuindo a qualidade do seu sono por exemplo. Além disso, ao não conter estes estimulantes eles também não passam para o bebê através do leite materno, causando-lhes cólicas, algo que acontece com o cacau. A alfarroba contém apenas 7% de gordura, enquanto que o cacau conta com 23% de gordura. Conheça outras diferenças nutricionais entre estes dois alimentos em versão em pó e em 2 colheres de sopa:

  • Calorias: 180 - chocolate X 80 - alfarroba
  • Fibras: 0 g - chocolate X 1,2 g - alfarroba
  • Proteínas: 5 g - chocolate X 0 g - alfarroba
  • Gorduras: 2,2 g - chocolate X 0 g - alfarroba
  • Carboidratos: 5,6 g - chocolate X 17,8 g - alfarroba
  • Sódio: 12 mg - chocolate X 0 g - alfarroba

Como usar alfarroba

A alfarroba pode ser utilizada na preparação de várias receitas, pois a farinha ou pó desta vagem é idêntica ao cacau em pó. Então você pode preparar com a sua farinha desde bolos, doces, biscoitos e pudins. Já a goma de alfarroba pode ser usada como espessante. De seguida vamos lhe dar alguns exemplos de receitas que podem ser feitas com alfarroba.

Receitas com alfarroba

Bolo de alfarroba

Ingredientes:

  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de leite desnatado
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1,5 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de aveia em flocos
  • 2 ovos
  • 2 ou 3 colheres de sopa de alfarroba em pó
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • Essência de baunilha
  • 1 pitada e sal

Para fazer bolo de alfarroba, bata os ovos juntamente com 5 gotas de essência de baunilha e o sal até obter uma mistura homogênea. Depois adicione os restantes ingredientes, deixando para último o fermento. Unte uma forme e verta a massa do bolo nela. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC e deixe assar por 40 minutos.

Mousse de alfarroba com coco

Ingredientes:

  • 1 banana verde
  • 150 ml de leite de coco
  • 1 colher de sopa de alfarroba em pó
  • 2 colheres de sopa de coco ralado sem açúcar
  • 1 adoçante stevia

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme homogêneo. Leva à geladeira até adquirir consistência de mousse.

Quais os benefícios da alfarroba - Receitas com alfarroba

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da alfarroba, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quais os benefícios da alfarroba