Partilhar

Tratamentos para a diarreia

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Tratamentos para a diarreia

Sofre com frequência de diarreia? A alimentação, o estresse ou algum vírus podem ser os causadores desta condição tão incômoda que interrompe o seu ritmo de vida diária. Para poder eliminar a diarreia e conseguir amenizar os sintomas é importante que tenha em conta aspetos como a hidratação, a alimentação e os medicamentos que há para tratar este problema gastrointestinal. Neste artigo de umComo vamos mostrar para você os tratamentos para a diarreia que lhe ajudarão a sentir-se melhor.

Também lhe pode interessar: Diarreia amarela - Causas e tratamento

Tratar a diarreia

Existem muitos métodos pensados para tratar a diarreia. O primeiro sobre o qual iremos falar são os preparados de reidratação oral que se podem administrar em conjunto com os antidiarreicos. Estes preparados contêm sódio, cloreto, bicarbonato, glicose e potássio e podemos encontrá-los em saquetas individuais que deverão ser misturadas com água, ou poderá encontrar estes preparados já feitos.

Também existem fármacos inibidores da mobilidade intestinal, embora a sua eficácia seja duvidosa em diarreias de origem infecciosa porque se considera que podem impedir que o processo diarreico elimine as toxinas.

Também podemos complementar o tratamento com fermentos lácteos que nos substituem a flora patogênica do intestino pela flora bacteriana normal. São muito eficazes quando a flora intestinal sofre alterações devido a antibióticos.

Tratamentos para a diarreia - Tratar a diarreia

Alimentos para tratar a diarreia

Tenha em conta que quando sofremos de diarreia perdemos uma grande quantidade de água, algo que pode ser complicado visto que pode nos levar à desidratação. Por isso, é fundamental que aumente o seu consumo de água para que o seu corpo esteja em ótimas condições. Se a diarreia for muito intensa, é aconselhável que beba bebidas isotônicas ou soro líquido já que vão ajudar a restabelecer os minerais que perdeu com a diarreia.

Deve ter em conta que se a sua diarreia for muito forte, recomenda-se que não ingira alimentos durante, pelo menos, 6 horas. Depois pode ir introduzindo à sua dieta, de forma gradual, os seguintes ingredientes seguindo a ordem que lhe propomos:

  • 1. Arroz branco e cozido. Deverá prepará-lo apenas com uma pitada de sal e não adicionar nem azeite, nem alho, nem nenhuma especiaria.
  • 2. Se o arroz lhe cair bem, pode comer (após 4 horas) uma peça de proteínas, carne ou peixe, também cozinhados sem condimentos e sempre cozidos ou na chapa. Estes alimentos conseguem trazer energia ao nosso corpo e nutrientes para que se recupere o quanto antes.
  • 3. Também pode adicionar peças de fruta como a maçã para conseguir aproveitar as suas vitaminas sem que lhe prejudique o estômago.

Neste artigo de umComo contamos-lhe de forma detalhada os melhores alimentos para a diarreia.

Tratamentos para a diarreia - Alimentos para tratar a diarreia

Alimentos a evitar se tem diarreia

Assim como há alimentos que são bons para esta condição, há outros que terá que procurar eliminar da sua dieta, pelo menos, durante 48 horas. Desta forma, conseguirá voltar a equilibrar o seu corpo e conseguirá que a sua recuperação seja mais rápida. Estes alimentos a evitar são os seguintes:

  • Produtos lácteos;
  • Alimentos ricos em fibra (incluindo os vegetais);
  • Os fritos ou os doces (são muito difíceis de digerir e podem danificar o seu estômago);
  • O chocolate;
  • Os refrescos, o álcool e os sucos engarrafados;
  • Os embutidos;
  • Condimentos e/ou especiarias.
Tratamentos para a diarreia - Alimentos a evitar se tem diarreia

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamentos para a diarreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Tratamentos para a diarreia

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
José A. Ferrari.
Quando começar o problema, use carvão vegetal. As farmácias vendem na forma de comprimidos. Não é absorvido e não tem contra indicações. Pode ser associado com levedo de cerveja. Ė o melhor tratamento para diarréia.

Tratamentos para a diarreia
1 de 4
Tratamentos para a diarreia

Voltar ao topo da página